Os benefícios da tâmara fresca não são muito conhecidos no Brasil por não ser um alimento tradicional da nossa cultura. Por isso trouxe essa pauta para apresentar esse superalimento rico em fibras, antioxidantes e minerais essenciais o que faz da tâmara um alimento funcional.

Benefícios da tâmara fresca são divulgados no Oriente Médio

A tâmara fresca há muito é reverenciada como fonte de sustento em todo o Oriente Médio e Norte da África. Mas, sua reputação como um produto excepcional já se enraizou em todo o mundo ao longo dos anos. Isso porque novos estudos científicos comprovaram seus incríveis benefícios à saúde. Muitos dos quais foram previstos há séculos pelos beduínos nômades.

Rica em fibras, antioxidante, energizante e antifadiga. Inquestionavelmente a tâmara tem muitas virtudes que favorecem o bom funcionamento do organismo. Os minerais e vitaminas contidos nestas pequenas iguarias são excelentes aliados da saúde. Em todos os continentes, a tâmara já é adotada e apreciada como um dos alimentos mais saudáveis ​​que existe.

Valores nutricionais da tâmara

Vamos começar falando de seus valores nutricionais. Uma porção de 50 g de tâmaras contém:

  • 141 kcal
  • 38g de carboidratos
  • 1,3g de proteínas
  • 0g de gorduras totais
  • 4g de fibras alimentares

Como uma rica fonte de fibras, uma pequena porção de apenas três tâmaras contém quase 25% da ingestão diária recomendada de fibras. As tâmaras contêm 50% mais potássio saudável para o coração do que as bananas (em peso). As tâmaras não contêm absolutamente nenhum colesterol, gordura ou sódio. É a guloseima perfeita para consumir sem culpa. Devido ao seu valor nutricional, as tâmaras costumam ser um dos primeiros alimentos oferecidos aos bebês no Oriente Médio.

As tâmaras são realmente um superalimento?

As tâmaras são uma excelente fonte de nutrição. Estudos mostram que consumir apenas duas a três tâmaras em sua dieta diária é benéfico por vários motivos. Esses produtos naturais são ricos em minerais essenciais como cobre, magnésio, manganês, zinco, cálcio, ferro e potássio, que ajudam a regular a pressão arterial, reduzir o risco de doenças crônicas, fortalecer os ossos, entre outros benefícios.

Benefícios do consumo de tâmaras frescas para a saúde

Além de conter minerais vitais para o organismo, as tâmaras são talvez mais conhecidas por seu alto teor de fibra alimentar. Os especialistas aconselham incluir cerca de 25g de fibras por dia na dieta diária, e as tâmaras são uma ótima opção. Elas realmente podem ajudar a regular o trânsito intestinal.

Em comparação com outras frutas, as tâmaras também são extremamente ricas em polifenóis que atuam como antioxidantes naturais, o que melhora a digestão geral e reduz a inflamação. Os carotenoides e compostos fenólicos são muito úteis no combate ao acúmulo de gordura no organismo, principalmente nas artérias. Os antioxidantes também ajudam a combater o envelhecimento celular.

Amiga da dieta para ganho de massa muscular e perda de gordura corporal

Tâmaras contêm aminoácidos como alanina, arginina, glicina, serina ou valina. Esses nutrientes contribuem
para muitas funções bioquímicas e celulares do corpo, ajudando a manter a pressão arterial em níveis normais, prevenir doenças cardiovasculares e reduzir dores nas articulações. Elas também podem ajudar a aumentar a massa muscular.

A tâmara é também é uma fonte de oligoelementos. Como contém cobre, zinco e ferro, as pessoas que sofrem de anemia não devem hesitar em consumi-la. Em 100 gramas de tâmara, há 0,90 g de ferro, equivalente a 11% da ingestão diária recomendada.

Mais recentemente, dados encorajadores sugeriram que os antioxidantes, as fibras alimentares e os fitoquímicos das tâmaras podem proteger contra certos tipos de câncer. As proteínas presentes na tâmara a tornam uma fruta excelente para músculos e ossos e também auxiliam na queima de gordura. A proteína também ajuda a regular o apetite.

Benefícios da tâmara fresca, rica em fibras e antioxidantes. por Alessandra Faria
Sweet dates out of wooden bowl on marble background. High quality photo

Rica em vitaminas

É também pelas suas vitaminas que as tâmaras devem ser consumidas. Esta fruta contém vitaminas C, E, B2 e B3, mas também A1, B1, B5, B6 e K. A vitamina B6, por exemplo, é conhecida por melhorar o desempenho do cérebro. Quanto à vitamina E, pode retardar ou prevenir doenças coronárias.

Graças a todos esses nutrientes, a tâmara é um excelente superalimento para combater o cansaço e fortalecer o sistema imunológico. Comer tâmaras permite, portanto, que o corpo se proteja melhor contra as agressões externas. Esta fruta oferece uma ingestão energética real recomendada para grandes atletas.

Variedades de tâmaras

As tâmaras são pequenos frutos de forma oval que variam em tamanho de 3 a 6 centímetros, com um núcleo alongado. Elas crescem em palmeiras que podem atingir 30 metros de altura e são cultivadas principalmente no norte da África, Índia e Península Arábica, e mais recentemente na Califórnia.

Existem centenas de variedades de tâmaras em todo o mundo e, embora possam ter pequenas variações nos nutrientes, cada uma é um deleite saudável. Algumas variedades de tâmaras estão disponíveis frescas, enquanto outras geralmente são vendidas mais secas. A época de colheita no Oriente Médio começa no verão, estendendo-se aos meses de junho a outubro.

Como consumir tâmaras?

Graças ao seu alto teor de fibras e açúcar, as tâmaras são consideradas bons lanches. Elas promovem um grande efeito de saciedade e permitem que você reabasteça sua energia. Portanto, você pode mordiscar alguns de manhã ou no final da tarde, ou ainda quando sentir fome.

Na culinária, as tâmaras podem ser incorporadas em muitas receitas, tradicionais ou não. Para preparar um milk-shake de tâmaras, por exemplo, você precisará de leite, bananas, tâmaras e mel – o sabor é incomparável. As tâmaras também podem ser usadas para adoçar smoothies, substituindo o açúcar.

Corte as tâmaras em pequenos pedaços e junte-os a saladas de frutas, iogurtes ou cereais matinais. Recheie-as com cream cheese, nozes ou amêndoas para comer no lanche. Coloque a iguaria em biscoitos, pães salgados e doces, muffins, bolos, etc. Use tâmaras em saladas, especialmente as que contêm verduras amargas. Ou ainda adicione tâmaras ao chutney, compotas, recheios de aves e peixes.

Capa Imagem de 8photo no Freepik

2 Replies to “Benefícios da tâmara fresca, rica em fibras e antioxidantes.”

  1. Descobri que é muito bom para a gravides tambem, na minha gestação não conseguia comprar aqui na minha cidade.

Comments are closed.