Os hábitos de skincare corporal ganham visibilidade após o boom do skincare facial. Mas, qual a melhor forma de montar um cronograma de cuidados com o corpo?

Começar a cuidar da pele do corpo pode parecer uma tarefa difícil, mas é mais simples do que se imagina. Nos últimos anos, a skincare facial se popularizou muito, mas e a pele do corpo, como cuidar? “O essencial no início é você conhecer seu tipo de pele, se é seca, oleosa ou normal. Além disso, levar em consideração a estação também é importante, afinal, para cada clima há um cuidado especial e diferente. Climas secos com temperaturas amenas como no outono, a pele costuma ficar mais ressecada, por exemplo. Escolher os produtos de acordo com as respostas para estas questões fará toda diferença no seu cronograma”, explica Carla Verçosa, Gerente de Marketing e Desenvolvimento de Produtos da Yes! Cosmetics.

Monte seu cronograma de skincare corporal

Abaixo listei 5 passos para um bom gronograma de cuidados com a pele do corpo. Na verdade, eu sigo esse cronograma e o resultado é comprovado. Pois a minha pele está sempre hidratada, saudável e exercendo suas funções como necessário.

Skincare Corporal: 5 dicas de cuidados com o corpo., por Alessandra Faria

1. Hidratação Diária

O primeiro passo é a hidratação. A hidratação é fundamental para manter a pele do corpo saudável e radiante. Após o banho, aplique um hidratante adequado ao seu tipo de pele para manter a umidade. Escolha produtos que contenham ingredientes como manteiga de karité, óleo de coco ou ácido hialurônico, que ajudam a reter a umidade e a suavizar a pele. Lembre-se de dois pontos fundamentais: ingestão adequada de água; evitar banhos quentes e demorados e o excesso do uso de sabonete. Use um óleo corporal e faça uma pequena massagem antes de dormir. Além de relaxar, deixa a pele radiante.

2. Esfoliação com moderação

A esfoliação remove as células mortas da pele, promovendo a renovação celular e deixando a pele mais suave e luminosa. Adicione à sua rotina de cuidados com a pele do corpo uma esfoliação suave uma vez por semana. Use um esfoliante suave e evite esfregar com muita força, especialmente em áreas sensíveis da pele.

Você pode fazer seu próprio esfoliante com ingredientes que tiver em casa como: sal grosso, aveia, açúcar, mel, azeite, óleo de coco. Mas, lembre-se de fazer movimentos delicados para não causar micro lesões à pele.

3. Proteção Solar Diária faz parte do skincare corporal

A proteção solar é crucial para prevenir danos causados pelo sol, como queimaduras, manchas e envelhecimento precoce. Aplique um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior diariamente, mesmo em dias nublados ou durante o inverno. Não se esqueça de cobrir áreas frequentemente esquecidas, como orelhas, pescoço, mãos e pés.

4. Cuidados Específicos para Áreas Problemáticas

Algumas áreas do corpo podem exigir cuidados especiais, como os pés, cotovelos e joelhos. Use produtos específicos, como cremes hidratantes mais espessos ou esfoliantes específicos, para tratar essas áreas com mais atenção. Hidratantes contendo Ureia são os mais indicados. Massageie o produto suavemente nessas áreas para promover a absorção e melhorar a textura da pele.

5. Atenção a manchas, pintas, vermelhidão e feridas na pele

Fazer uma varredura diária na aparência da pele corpo buscando qualquer alteração é fundamental. Caso apareça algo de diferente como partes vermelhas, manchas e pintas irregulares e/ou feridas que não se curam, procure um dermatologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *