É o climatério e você ainda não se deu conta. Você já parou para pensar que os sintomas que está sentindo e chegaram de repente podem ser os sintomas do climatério? Se você está na faixa dos 40 aos 50 e começou a ganhar peso repentinamente, está tendo distúrbios do sono, perdeu a memória, está com raciocínio lento ou com terríveis alterações de humor. Fique tranquila, você não está doente, você pode estar apenas entrando no climatério. E está tudo bem não entender o que está acontecendo.

O que é o climatério?

O climatério é uma fase natural e inevitável da vida de uma mulher, marcando o fim de sua capacidade reprodutiva. Também conhecido como a transição para a menopausa, o climatério é caracterizado por uma série de mudanças hormonais e físicas que podem afetar significativamente a saúde e o bem-estar da mulher. Durante esse período, os níveis hormonais, especialmente o estrogênio e a progesterona, começam a diminuir gradualmente, resultando em uma série de sintomas que podem variar em gravidade e quantidade de mulher para mulher. Os sintomas do climatério podem aparecer até 10 anos antes da menopausa e durar até 10 anos depois da menopausa. Cada organismo irá apresentar o período de forma diferente. Infelizmente, o climatério está acontecendo cada vez mais cedo, tendo um grande número de mulheres na faixa dos 35 apresentando os sintomas. Ainda não se descobriu qual o motivo dessa alteração. Mas, já é sabido que os hábitos de vida e alimentação afetam diretamente algumas alterações hormonais.

Como descobrir se estou no climatério?

Identificar se você está no climatério pode ser um desafio, pois muitos dos sintomas associados a essa fase também podem estar presentes em outras condições de saúde. No entanto, se você estiver experimentando uma combinação dos seguintes sintomas, pode ser um sinal de que você está no climatério:

  1. Irregularidades menstruais: Mudanças no ciclo menstrual, como períodos mais curtos ou mais longos, podem ser um indicativo do climatério. Apesar de ser um sintoma óbvio nem sempre ele aparece no início do climatério. Assim como os exames podem estar sem alteração. Isso aconteceu comigo. Os exames mostravam taxas normais de hormônio, mas o climatério já havia chegado.
  2. Ganho repentino de peso: Este sintoma pode ser camuflado por estresse, mudança na alimentação. Mas, se você faz uma dieta equilibrada e atividades físicas regulares e mesmo assim teve um ganho de peso repentino, pode ser a chegada do climatério. Isso aconteceu comigo também. Eu ganhei 6 quilos em 3 meses, mesmo sem mudar minha rotina.
  3. Ondas de calor: Sensações súbitas de calor que podem ocorrer sem aviso prévio, muitas vezes acompanhadas de suor e rubor facial. Estas ondas de calor podem vir com uma sensação de mal estar e falecimento. Logo após vem uma forte onde de frio. Geralmente ocorrem durante a noite, a partir das 18h e com pico às 3h da manhã.
  4. Alterações de humor: Oscilações emocionais, irritabilidade, ansiedade ou depressão podem ser comuns durante o climatério. Além de desânimo, preguiça incapacitante e baixa na libido.
  5. Problemas de sono: Dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo, muitas vezes devido a ondas de calor noturnas. Sono excessivo durante o dia.
  6. Perda de memória e confusão mental: Dificuldade de lembranças recentes ou passadas, dificuldade de raciocínio, sensação de uma nuvem sobre os olhos.

Sintomas do climatério e tratamento

Acima eu listei apenas os sintomas mais comuns do climatério. Mas, já foram catalogados mais 50 sintomas. Mesmo porque varia muito de mulher para mulher. Se você sentiu algum destes sintomas, procure um bom ginecologista para investigar seus níveis hormonais. Por experiência própria indico que procure médicos com uma visão mais moderna sobre o climatério. Que realmente queira descobrir de onde vem seus sintomas e tratá-los para que você tenha uma qualidade de vida melhor. O tratamento pode incluir terapia hormonal, medicamentos para aliviar os sintomas específicos, mudanças no estilo de vida e terapias complementares, como acupuntura ou yoga.

Em conclusão, o climatério é uma fase natural da vida de uma mulher e pode ser acompanhado por uma série de sintomas físicos e emocionais. Se você está se perguntando se está no climatério, preste atenção aos sinais que seu corpo está lhe dando e não hesite em procurar ajuda médica para obter orientação e tratamento adequados.

Os impactos do Climatério na Beleza e na Autoestima da Mulher

Nenhuma mulher precisa passar pelo climatério sozinha. Por isso, fiz uma entrevista sobre o assunto no meu Podcast Beleza em Construção. Nele, eu e minhas amigas falamos sobre os desafios do climatério. Assista o vídeo completo abaixo.

Imagem de capa: Depositphotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *