Enfim férias. Vou ali no litoral da Bahia curtir um pouco de sol e mar. Se tem uma coisa que aprendi sendo mãe é que precisamos de um tempo só para nós. Essa vida multifacetada aliada à criação de 3 filhos – sozinha, dica-se de passagem – é extremamente cansativa.

É necessário tirar um tempo sem os filhos para se reconectar com a própria essência. E não há lugar melhor do que o clima de praia para isso.

Já disse aqui e nas minhas redes sociais que quando se trata de viagens, prefiro montanhas do que praia. Porém, em termo de saúde e bem estar, confesso que a brisa de praia é bem melhor. Por isso, escolhi a praia de Trancoso, Bahia, para descansar por uns dias.

Viagem planejada, reservas feitas, transporte definido, é hora de fazer as malas. E aí, o que levar na necessaire de praia?

Eu tento ser do tipo menos é mais, mas não consigo. Acabo pecando pelo excesso, porque sou libriana e sempre penso: “e se eu precisar…” hehehe

Vamos fazer a necessaire para viagem à praia.

Alguns itens não podem faltar como os cosméticos de proteção solar, de regeneração e os de higiene pessoal. Maquiagens e perfumes são totalmente dispensáveis em praia. No entanto, levo assim mesmo. hehehe Obviamente o mínimo. Pois a exposição solar prolongada não “admite” produtos na pele além do filtro solar. Podem ocorrer reações químicas e consequentemente reações alérgicas e até queimaduras.

Necessaire de praia, o que levar para uma viagem de 6 dias para Trancoso por Alessandra Faria

Necessaire de praia: vamos lá.

Higiene pessoal:

  • Desodorante sem álcool.
  • Escova, pasta e fio dentais.
  • Escova de cabelo. Para cabelos grande: presilha ou gominha que não quebrem ou arrebentem os fios.
  • Algodão, hastes flexíveis.
  • Cortador e lixa de unha. Também levo tesourinha.
  • Lenços umedecidos e lenços de papel portáteis. Eles salvam na praia.

Protetores:

  • Protetor solar para corpo, rosto, cabelos e lábios. Para o corpo opto por protetores que possam ser reaplicados sobre pele molhada e em spray. São bem mais versáteis. Para o rosto, uso o fator 50 a 60. Nos cabelos um leave in específico para exposição solar que proteja dos raios UV, sal e cloro. Nos lábios, é melhor evitar o batom. Cuidado com produtos como manteiga de cacau, pois “fritam” a mucosa. Use protetor labial específico. À noite, uso pomada de lanolina pura para regenerar os lábios.
  • Repelente: alguns lugares podem ter bastante mosquito ou pernilongo. Use à noite e lembre-se de tirar o produto antes da exposição solar. Já existe no mercado o protetor solar com ação repelente. É bem interessante, mas o que usamos causou alergia em mim e na minha filha.

Regeneradores:

Se numa viagem às montanhas podemos levar os produtos antissinais e de tratamento facial, na praia o ideal é esquecer. Nada de ácidos (interrompa o uso de uma ou duas semanas antes da viagem. Consulte seu dermatologista), antiage e afins.

  • Hidratante facial de fórmula simples que deve ser usado à noite, após banho.
  • Pós sol, loção calmante ou hidratante para o corpo.
  • Vale levar o hidratante para os pés. Pois na praia os pés ficam bem “prejudicados”.
  • Para os cabelos, o ideal é usar um bom combo de shampoo e condicionador pós sol ou máscara super hidratante e não deixá-los com produtos sem enxague. Lembre-se que no dia seguinte irá para o sol novamente. É bom evitar o uso de secador também. Isso porque o vento e maresia ressecam o cabelo e o secador pode agravar a situação.
  • Creme anti assaduras como bepantol ou Caladryl.

Maquiagem na praia:

Mais uma vez a praia perde para a montanha. hehehe Maquiagens devem ser evitadas quando da exposição solar. Inclusive o batom. Se for vermelho então, esqueça. Mas, se você, assim como eu, trabalha com imagem, é inevitável levar alguma maquiagem para usar à noite ou em dia de fotos.

  • Preparação da pele: hidratante fórmula simples, primer.
  • Cobertura: opte por protetor solar efeito base. Pois fornecem proteção física e química. Blush, iluminador e contorno em pó, sempre.
  • Sombras em pó: marrom, pérola, rosa. Quanto mais pigmento tiver sua maquiagem, mais provável uma reação quando da exposição solar. Maquiagens minerais e/ou orgânicas são melhores nessa hora.
  • Máscara de cílios à prova d’água.
  • Água thermal para fixar.
  • Demaquilante.
  • Bônus: para a maquiagem se tornar à prova d’água, basta molhar o pincel antes de aplicar os produtos. Pode ser com água mesmo ou água thermal. Deixe os fixadores para quando NÃO for se expor ao sol.

A exposição solar com maquiagem deve ser mínima e em horário de “sol mais brando”.

Inclusive são os melhores horários para fotografia também: até às 11h e após às 16h. O filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas. Com maquiagem fica mais complicado, a não ser que você utilize o protetor solar em pó. Esteja ciente dos perigos dessa exposição. Caso tenha dúvidas consulte seu dermatologista.

Ao retirar a maquiagem, use produtos que não agridam sua pele. A exposição solar deixa a pele sensível.

Saúde:

  • Também levo uma farmacinha com os remédios que costumo usar: anti histamínico, remédio para dor de cabeça, dor muscular, para enjoos, descongestionante nasal.

Esqueci de algo? Tem algum produto que leva na necessaire de praia que não esteja na lista? Deixe aqui nos comentários.

Acompanhe nossa viagem para Trancoso pelo meu perfil no insta.