A Serra da Mantiqueira, passando por São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão foi o destino da minha última viagem. Quem me acompanha no insta, pode ver a viagem em tempo.

Na verdade, foi quase um bate e volta. Mas, deu para sentir toda energia da natureza local. Com fauna e flora exuberantes e rica em nascentes, a Serra da Mantiqueira está “situada em 3 estados:  Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, tendo 60%, 30% e 10% de sua extensão respectivamente em cada um. Sua área é de transição de biomas da Mata Atlântica e Mata de Araucárias, possuindo grande diversidade no seu ecossistema. Sua formação montanhosa é formada de maciço rochoso da era arqueana.” (fonte)

Campos do Jordão, Serra da Mantiqueira por Alessandra Faria

Serra da Mantiqueira: Mata Atlântica, floresta de araucárias.

Por coincidência, fiz um trabalho escolar com meu filho na semana anterior à viagem sobre biomas. Portanto, sabia das características da Serra Mantiqueira, mesmo porque já estive por lá há muitos anos, numa visita de 4 dias à cidade mineira de Monte Verde e seus arredores.

Mas, dessa vez, foi diferente. Pude ver as araucárias de perto, além de outras árvores como o plátano, pinheiros. Ver e ouvir o barulho das inúmeras nascentes da serra, sentir seu clima, cheiro, sua brisa, foi mágico. Me conectei inteiramente com a natureza.

Como foi a viagem à Serra da Mantiqueira.

Saí de Belo Horizonte na sexta às 10h em direção a São Paulo. Minha primeira parada foi na cidade de São Bento do Sapucaí que fica a alguns km de Campos do Jordão. São vários caminhos que ligam essas duas cidades, por isso há variação de quilometragem.

Floresta de Araucária, bioma e diversidade da Serra da Mantiqueira por Alessandra Faria

Uma frente fria havia passado há pouco e as temperaturas estavam bem baixas. Chegamos a São Bento do Sapucaí às 16h20 e fiquei hospedada em casa de amigos.

Na cidade há várias pousadas com preços mais acessíveis que em Campos do Jordão. Essa é minha primeira dica valiosa para vocês que querem conhecer a Serra e Campos com orçamento baixo.

A região é gelada, principalmente à noite. Temperaturas entre 3º e 1º na madrugada de inverno. Portanto, vá preparado!

Serra da Mantiqueira. Vista Chinesa em Campos do Jordão, por Alessandra Faria

De São Bento do Sapucaí a Campos do Jordão.

No sábado, fizemos uma visita à cidade de Campos do Jordão. Foi uma passada rápida. Tiramos algumas fotos, mas não deu tempo de desfrutar a cidade como gostaria. No entanto, foi possível conhecer a vista Chinesa e o Pico de Itupeva, no qual avistamos várias cidades ao mesmo tempo.

Trilho do bondinho em Campos do Jordão. Serra da Mantiqueira, por Alessandra Faria

Na subida de São Bento para Campos, paramos para ver a cachoeira do Toldi. Uma sensação indescritível estar no meio da mata de araucárias. Fizemos um percurso de 22 km entre as cidades, seguindo por dentro da mata em estrada de asfalto.

Cachoeira do Toldi, Serra da Mantiqueira, subida para Campos do Jordão, por Alessandra Faria

No retorno, fizemos uma paradinha na Fábrica da Baden Baden para tomar um chope. Nosso passeio foi no período das 09h30 às 14h, quando retornamos a São Bento. Nosso trajeto foi todo dentro da Serra, apreciando suas belezas e colhendo toda sua energia.

Portal em Campos do Jordão por Alessandra Faria

Trilha do Bauzinho na Serra da Mantiqueira.

No domingo fizemos a trilha do Bauzinho. Subimos de carro até certo ponto e o restante do percurso fomos a pé, dentro da mata. Subimos a 1950m de altitude. De lá pudemos ver a Pedra do Baú.

No circuito há 4 quatro trilhas sinalizadas com placas e com equipe de apoio na entrada, para informações. As trilhas tem dificuldade de baixa a difícil, lembrando que a baixa não é adequada para pessoas que tem problemas de acessibilidade.

Topo da trilha do Bauzinho, São Bento do Sapucaí, por Alessandra Faria

Após a trilha, fomos para o Restaurante Pedra do Baú, situado bem no seu sopé. Um local delicioso para se passar o dia, tem uma vista incrível. Voltamos para São Bento por volta das 14h para terminar o churras do dia anterior.

Restaurante Pedra do Baú, vista frontal da pedra em São Bento do Sapucaí, por Alessandra Faria

Na segunda saímos de lá às 6h da manhã e chegamos a BH às 12h30, a tempo de almoçar e ainda pegar o expediente de trabalho.

Pedra do Baú, vista lateral. São Bento do Sapucaí, por Alessandra Faria.

O que fazer na Serra da Mantiqueira.

As trilhas a pé, com certeza, são a melhor parte. Mas, várias cidades fazem parte da Serra. Cada uma delas possui sua programação como arvorismo, trilhas a cavalo, quadriciclo. As trilhas são feitas para os picos e morros e também para as cachoeiras.

As cidades, geralmente tem portal na internet voltado para o turismo, basta traçar seu roteiro e pesquisar. Em São Bento do Sapucaí você pode acessar o site da Prefeitura. A cidade oferece pousadas e restaurantes excelentes, com preços muito bons. Além de infraestrutura como supermercado, farmácias, posto de gasolina, bancos e posto de saúde.

São Bento do Sapucaí, ponte na entrada da cidade por Alessandra Faria

Em Campos do Jordão, além dos passeios e da gastronomia, a cidade oferece shows, festivais, entre outros entretenimentos. Você pode ainda fazer uma visita guiada à fábrica da Cervejaria Baden Baden ou às diversas fábricas de chocolates artesanais. Para isso é preciso agendar com uma antecedência de pelo menos um mês (em alta temporada). Acesse o site da cidade aqui.

Fábrica cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão

Fiz um videozinho meio tosco, mas dá para vocês terem ideia do que é a magnitude da Serra da Mantiqueira.

Deixe nos comentários o que acharam desse bioma maravilho.