Olá Queridas!

Na coluna Depois dos 40 de hoje vou falar sobre alguns sintomas da pré menopausa. Espero que esse artigo seja tão esclarecedor para vocês quanto foi para mim.

sintomas_da_pré_menopausa

Dizem que os homens são seres racionais e as mulheres são passionais. Pura mentira! Na verdade somos tão ou mais racionais que eles. No entanto nosso organismo é regido pelos hormônios que são responsáveis por vários elementos do funcionamento do corpo e afetam o físico, o emocional e a nossa sexualidade.

Durante a vida da mulher ocorrem várias alterações hormonais que acontecem em ciclos e períodos que variam, em alguns casos, até de 24 horas. É uma loucura!

Dentre essas variações de taxas e tipos de hormônios podemos citar algumas muito significativas: a que antecede a menarca (primeira menstruação), o período da gestação e o período da pré menopausa, nosso tema de hoje.

Primeiro, vamos definir alguns termos:

Menopausa: é a última menstruação da mulher que ocorre, no geral, entre 45 e 55 anos. A menopausa só pode ser diagnosticada após 12 meses sem haver menstruação. Quando a menopausa acontece antes de 45 anos é chamada de menopausa precoce. As cirurgias ginecológicas podem provocar menopausa precoce, como a histerectomia e a retirada de ovários.

Pré menopausa: Período que antecede a menopausa nos quais a mulher passa por vários sintomas não muito agradáveis e muitas vezes não compreendidos pelos homens e pelas próprias mulheres.

Perimenopausa: Período da pré menopausa até um ano depois da menopausa.

Pós menopausa: período após a menopausa que vai até o fim da vida da mulher, uma vez que nenhum novo ciclo se iniciará no que diz respeito às suas taxas de hormônios reprodutivos. Algumas mulheres continuam sentindo os sintomas da pré menopausa por algum tempo depois da menopausa.

A pré menopausa se inicia entre 2 a 10 anos antes da menopausa. É um período de transição da vida reprodutiva da mulher para a vida não produtiva. Assim que os últimos óvulos não utilizados são eliminados pelo organismo, os ovários s ovários entram em falência e as concentrações dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, caem irreversivelmente (fonte).

Esse é um período crítico na vida da mulher, porque é marcado por vários sintomas desagradáveis, principalmente os emocionais. No entanto, cada mulher responde de forma diferente, sendo que algumas quase não percebem a transição.

Os sintomas da pré menopausa podem começar bem suaves e se acentuarem à medida que a taxa de hormônio vai ficando cada vez mais baixa.

Vejam quais sãos os principais sintomas da pré-menopausa:

“1)   Ondas de calor ou fogachos : episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco, geralmente acompanhados de rubor facial, sudorese, palpitações cardíacas, vertigens, fadiga muscular. Quando mais intensos, podem impor limitações nas tarefas do dia a dia;

2)    Irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo. Por causa disso, é possível haver uma gravidez inesperada que deve ser muito bem acompanhada pelo seu GO;

3)     Manifestações urogenitais, tais como dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e premência para urinar, incontinência urinária, infecções urinárias e ginecológicas, ressecamento vaginal, dor à penetração e diminuição da libido;

4)    Sintomas psíquicos: a redução dos níveis de estrógeno e progesterona interfere com a liberação de neurotransmissores essenciais para o funcionamento harmonioso do sistema nervoso central. Como consequência, aumentam as queixas de irritabilidade, labilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia;

5)    Alterações na pele, que perde o vigor, nos cabelos e nas unhas, que ficam mais finos e quebradiços, podendo haver alopécia;

6)    Alterações na distribuição da gordura corporal: o tecido fibroglandular mamário é substituído por tecido gorduroso que também se deposita mais na região abdominal;

7)    Perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia;

8)    Risco aumentado de doenças cardiovasculares: a doença coronariana é a principal causa de morte depois da menopausa.” (fonte)

Mas, não para por aí, ainda podem ocorrer: Suores noturnos; Distúrbio do sono – insônia e sono fora de hora; Alterações repentinas do humor; Dificuldade de concentração; Dor nas articulações; Cansaço extremo; Ganho de peso; Dor na mama; Dor de cabeça; Secura no olho e boca; Palpitações; Pelos faciais; Acne tardia; Desequilíbrio e tonturas; Sensação de barriga inchada; Dores abdominais; Funcionamento irregular do intestino; Alteração nos odores do corpo.

Não é pouca coisa não, concordam?

Como a pré menopausa não é doença, não existe, nem precisa tratamento. Mas, em algumas mulheres os sintomas são muito intensos e é preciso lançar mão de medidas médicas e/ou mudança de estilo de vida para que essa transição seja menos desagradável. Isso é assunto para post posterior. O que posso dizer é que, no caso de intervenções com medicamentos, procure seu médico ginecologista para te acompanhar e orientar nesse período.

Eu descobri que estou no período pré menopausa observando algumas características que mudaram no meu corpo desde outubro de 2014 quando completei 45 anos. Entre elas: aumento de peso, secura principalmente nos olhos e boca, cansaço extremo, alterações de humor, desequilíbrio, incontinência urinária, fogaço, suores noturnos, insônia, ciclo menstrual irregular, barriga inchada com fortes dores abdominais.

Como cuido bem da minha saúde e sou sempre atenta ao meu corpo, faço exercício físico com frequência e alimentação razoavelmente balanceada. Com isso, meus sintomas ainda estão suportáveis. Além disso, já procurei a minha homeopata para me acompanhar e tentarmos juntas evitar o uso de medicamento (reposição hormonal) nesse período.

sintomas_da_pré_menopausa 3

Para escrever este artigo fiz uma pesquisa na internet e selecionei alguns artigos que julguei idôneos sobre o assunto, os links seguem abaixo e você pode continuar sua leitura clicando em cada um deles.

http://sulla-salute.com/saude/saude-da-mulher/os-sintomas-pre-menopausa.php

http://drauziovarella.com.br/mulher-2/menopausa-aspectos-psicologicos/

http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=3255

http://www.saudedicas.com.br/saude-da-mulher/conheca-os-sintomas-da-pre-menopausa-1711587

http://www.tuasaude.com/pre-menopausa/

Aqui.

Fotos e imagens: reprodução.