Retornar aos hábitos saudáveis pós férias é fundamental para quem busca saúde, bem estar, qualidade de vida e, principalmente perda de gordura corporal. Quem nunca “jacou” no fim de ano e/ou férias que atire o primeiro panetone.

É muito comum no decorrer das festas de final de ano e férias se permitir aos exageros e sair da rotina. Aumenta o consumo de mais calóricas características da época, distanciando-se das atividades físicas e tendo uma vida social mais animada com a ingestão maior de álcool. Aquela permissividade de final de semana acaba se tornando uma escapada de um mês inteiro. O resultado não poderia ser pior: organismo inflamado, com seu bom funcionamento comprometido.

Todavia, com o retorno à “vida normal”, é necessário readaptar-se à rotina. Nessa etapa, muitas pessoas encontram dificuldades para “voltar ao foco” e aos hábitos saudáveis adquiridos.

Como retornar aos hábitos saudáveis pós férias. por Alessandra Faria
Imagem de Freepik

Mas como voltar a rotina e se readaptar as atividades sem desanimar? A nutricionista Cris Ribas Esperança cita dicas para te ajudar a voltar com o foco total, confira:

Voltando aos hábitos saudáveis pós férias 

  • Retorne aos horários e planejamento. Evite descuidar-se com relação à alimentação, seja no que diz respeito às refeições principais ou lanches intermediários. Ter um horário estruturado para o café da manhã, almoço e jantar auxilia na regulação metabólica. Isso contribuirá para o funcionamento saudável do seu organismo.” indica a nutricionista. Revise sua dieta, se necessário marque um horário com sua nutricionista.
  • Beba bastante água. Beber bastante água é essencial para manter o bom funcionamento do organismo. A água ajuda a equilibrar os líquidos no corpo, regula a temperatura corporal e transporta nutrientes para as células. Ainda, a água é importante para a digestão, eliminação de toxinas e prevenção de constipação. Além da água, inclua rotinas de chá, uma excelente estratégia cheia de fitoquímicos. Use em média 400ml do mesmo chá ao dia.
  • Cuidado com longos períodos de jejum. Cris Ribas alerta que isso pode afetar sua saúde e bem-estar. O jejum quando feito sem orientação pode resultar uma fome avassaladora que você não consiga optar por alimentos saudáveis, é a hora que se chuta o balde. Se quiser fazer a dieta do jejum intermitente, procure sua nutricionista. No mais, comer regularmente ajuda seu corpo a se manter forte e saudável. Se você não tem um horário definido para se alimentar, estabeleça um cronograma e siga-o à risca. Dessa forma, você garante que seu corpo receba os nutrientes necessários para funcionar adequadamente.

Pare com os excessos já

  • Fuja dos excessos. As guloseimas das férias devem ficar para trás. Evite alimentos muito gordurosos, como frituras, salgadinhos e doces. Isso porque eles podem aumentar a quantidade de gordura no sangue, elevar a pressão arterial, alterar sua glicemia e ainda contribuir para o ganho de peso.
  • Sempre comece suas refeições pela salada. Embora possa parecer uma dica simples, é importante que suas refeições diárias incluam vegetais e frutas. A melhor maneira de fazer isso é começando a refeição com uma salada. Procure sempre manter um prato colorido e diversificado. Pois, as cores dos alimentos contém diferentes vitaminas. Por serem ricos em nutrientes, os vegetais também fornecem fibras que ajudam a regular o funcionamento do intestino. “Dessa forma, começar as refeições com uma salada é uma excelente maneira de manter a saúde do seu organismo. Ademais, também lhe ajudará a se sentir mais saciado e evitará que você coma mais do que o necessário, lembrando que a mastigação é essencial “destaca a nutricionista.
  • De volta aos exercícios. Não adianta só retornar aos hábitos saudáveis na alimentação. Voltar à frequência dos treinos na academia ou ao ar livre também é essencial para manter a saúde, o bom humor e o bom funcionamento do organismo. Para Resultados positivos e efetivos a dupla alimentação + atividade física são essenciais.
     

Foco e disciplina

“Faça um planejamento alimentar de preferência com ajuda de um nutricionista, cuidado com dietas malucas de internet, beba bastante água e cuide também da saúde da mental. Hoje devemos prestar atenção o que alimenta nosso corpo, mente e coração.” finaliza Cris Ribas Esperança, graduada em Gastronomia Funcional e especializada em Nutrição Comportamental e Low Carb. Sócia proprietária do Instituto do Bem-Estar Giulliano Esperança, onde divide seus compromissos junto a carreira de nutricionista.

Capa Imagem de yanalya no Freepik