A demanda por massagem tailandesa em São Paulo aquece o mercado de trabalho para profissionais da área no pós pandemia. Com influência da medicina indiana ayurveda, a técnica tem sido muito procurada em clínicas da capital paulista pelos benefícios terapêuticos que promove na prevenção de doenças e desequilíbrios energéticos do corpo.

Massagem Tailandesa – Técnica milenar

Técnica milenar de massagem que utiliza pressão sobre os músculos e estiramentos para aliviar a tensão e melhorar a flexibilidade, a massagem tailandesa nasceu no sul asiático, mais especificamente na Tailândia. Atualmente, é oferecida em várias partes do mundo, incluindo a cidade de São Paulo, onde pode ser encontrada em centenas de locais. Os profissionais que aplicam massagem tailandesa podem trabalhar em uma variedade de estabelecimentos. Dentre eles: spas, centros de massagem, clínicas de fisioterapia e consultórios particulares. Uma boa parcela atua de forma autônoma, oferecendo seus serviços em eventos ou visitando os clientes em domicílio.

Aumenta a demanda por massagem Tailandesa em São Paulo, por Alessandra Faria
Attractive african girl enjoying face massage in spa salon. Closed eyes.

O mercado de terapias e massagens em SP

O mercado de trabalho para profissionais de massagem tailandesa em São Paulo pode variar bastante. Depende da região da cidade e da procura por esse tipo de serviço. Alguns fatores podem afetar a demanda, como o momento da economia da região, os hábitos de consumo da população local e a concorrência com outros estabelecimentos que oferecem esta e outras técnicas.

Para se destacar nesse concorrido mercado, os profissionais especializados em massagem tailandesa podem considerar oferecer serviços adicionais como tratamentos de beleza ou terapias complementares. Investir em marketing e publicidade também pode ajudar a atrair novos clientes. A massagem tailandesa é uma opção popular entre as pessoas que procuram aliviar dores musculares e estresse, ou que desejam melhorar a flexibilidade e a circulação sanguínea.

No entanto, é importante lembrar que a massagem tailandesa pode ser intensa, não sendo adequada para determinadas pessoas, especialmente aquelas que têm problemas de saúde ou que estejam grávidas. É sempre recomendável consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento de massagem.

Benefícios da massagem tailandesa

Durante a sessão de massagem tailandesa, o terapeuta usará as mãos, os pés e o peso corporal para aplicar pressão nos músculos do cliente e manipular suas articulações. Também pode utilizar uma variedade de técnicas, como amassar, bater e balançar, de modo a alongar e relaxar os músculos. Além do trabalho corporal físico, a massagem tailandesa pode incluir o uso de compressas de ervas e terapia quente ou fria para tratar áreas específicas de tensão ou desconforto.

Acredita-se que a técnica proporcione vários benefícios à saúde. Inclui-se o alívio da tensão muscular, processo que melhora a flexibilidade e a amplitude de movimento e promove relaxamento e alívio do estresse. Também é pensada para melhorar a circulação e estimular o sistema imunológico. Algumas pessoas podem sentir dor ou rigidez após uma sessão. Mas, isso geralmente é temporário e pode ser abrandado com repouso e hidratação.

Aumenta a demanda por massagem Tailandesa em São Paulo, por Alessandra Faria
Close-up of man enjoying in relaxing back massage with honey at the spa.

Relaxamento profundo e liberação do estresse

Os benefícios da massagem tailandesa incluem:

  • relaxamento profundo;
  • redução dos sintomas de estresse e ansiedade;
  • melhora da qualidade do sono; promoção da sensação duradoura de bem-estar e bom humor;
  • redução de dores e rigidez muscular;
  • aumento da energia e vitalidade;
  • melhora da capacidade de alongamento do corpo.
  • estimula a circulação sanguínea em regiões periféricas como braços, pernas e abdômen;
  • estimula uma drenagem linfática local;
  • fortalece o sistema imunológico; e
  • melhora o funcionamento do intestino.

Aplicação de várias técnicas para potencializar os resultados

Existem várias técnicas utilizadas na massagem tailandesa, incluindo pressão (o massagista aplica pressão sobre os músculos com os dedos, punhos ou cotovelos); estiramentos (são parte importante da técnica, em que o profissional pode esticar e torcer braços, pernas e tronco do cliente para ajudar a melhorar a flexibilidade).

Massagem com pedras quentes aquecidas colocadas em diferentes pontos do corpo do cliente para ajudar a aliviar a tensão muscular e promover a relaxamento. Óleos essenciais ajudam a relaxar a mente e o corpo e podem ter efeitos curativos. A massagem pode ser feita com as mãos para aplicar pressão e fricção nos músculos, diminuindo tensão e a dor. A técnica ainda pode ser realizada com os pés para aplicar pressão maior e massagear os músculos. A combinação dessas técnicas é o que diferencia a massagem tailandesa das demais.

Aumenta a demanda por massagem Tailandesa em São Paulo, por Alessandra Faria
Portrait of young female lying in spa salon during beauty procedure

Dicas para experimentar a técnica

Se você estiver interessado em experimentar a massagem tailandesa, é importante pesquisar os massagistas disponíveis na cidade. Busque um que seja certificado e experiente na técnica. Também é uma boa ideia comunicar-se com o terapeuta sobre quaisquer áreas específicas de preocupação ou desconforto que você possa ter e informá-lo se houver alguma lesão ou condição médica que possa afetar seu tratamento.

Mesmo em uma metrópole, como São Paulo, com milhões de habitantes, o mercado para os profissionais de massagem tailandesa pode ser bastante competitivo, dependendo da região da cidade e da demanda por esse tipo de serviço. Algumas formas de se destacar nesse mercado incluem:

  • Se especializar em uma determinada modalidade de massagem tailandesa, como as realizadas com pedras quentes ou com óleos essenciais.
  • Focar-se em atender a um nicho específico de clientes, como atletas ou pessoas que sofrem de dores crônicas.
  • Oferecer serviços adicionais, como tratamentos de beleza ou terapias complementares, como reiki ou reflexologia.
  • Investir em marketing e publicidade para atrair novos clientes, como criar um site ou perfil em redes sociais para apresentar seus serviços e disponibilidade.
  • Participar de feiras e eventos relacionados à saúde e bem-estar para promover seus serviços e conhecer outros profissionais do setor.
Guia de Massagem

Serviço online que funciona como um intermediário entre clientes e profissionais de massagem, o “Guia de Massagem” permite que as pessoas encontrem e agendem sessões com profissionais qualificados em sua região. Ele pode ser uma ótima opção para clientes que procuram por facilidade e comodidade na hora de encontrar o que precisa, e para profissionais da área que desejam expandir seu alcance e atrair novos clientes. Enquanto os clientes podem procurar por profissionais de massagem (inclusive a tailandesa) em sua região, ler avaliações de outros clientes e agendar uma sessão diretamente pelo site, os profissionais podem criar um perfil para apresentar seus serviços e disponibilidade, e atender aos pedidos de agendamento dos clientes. O Guia também facilita a interação entre clientes e profissionais de massagem, fornecendo recursos e ferramentas para ajudar os profissionais a gerenciar sua agenda e atender aos pedidos de agendamento de maneira mais eficiente.

Capa Imagem de pvproductions no Freepik