A qualidade do sono afeta a liderança na sua eficiência e eficácia e vou mostrar para vocês como isso pode acontecer.

Durante os meus 32 anos de serviço, pude liderar minha própria equipe de trabalho por diversas vezes. Para ter o melhor desempenho nessa função, fiz MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e vários cursos de liderança oferecidos pelo meu órgão. Com isso, aprendi muito sobre a boa liderança de pessoas. Aprendi a driblar e solucionar diversas situações de stress, de conflitos e inúmeros desafios. Mas, posso afirmar que uma noite mal dormida exige muito mais do nosso controle e inteligência emocional.

Portanto, trouxe essa pauta excelente sobre como a qualidade do sono afeta diretamente nosso desempenho e nossa produtividade no trabalho. Sendo que, no caso de liderança, uma noite mal dormida pode contaminar toda uma equipe. Vale lembrar que a qualidade do sono já foi tema por aqui, pois ela afeta outros setores da vida também.

A qualidade do sono é fundamental para os resultados no ambiente de trabalho

“É cada vez mais evidente que uma boa noite de sono causa efeitos muito positivos no organismo, refletindo diretamente na disposição e produtividade apresentadas ao desempenhar as atividades do dia a dia.

De acordo com o Dr. Gleison Marinho Guimarães, médico especialista em pneumologia com residência pela UFRJ e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia – SBPT, produtivas são aquelas pessoas que fazem seu tempo render mais e, para isso, dormir bem é fundamental. “Quando alguém não dorme o suficiente ou de forma adequada, é comum que no dia seguinte essa pessoa esteja em um estado maior de fadiga. Principalmente porque não houve o descanso necessário e o corpo ainda precisa se recuperar. Com isso, esse indivíduo não tem a mesma capacidade de executar suas atividades pessoais e profissionais, podendo cometer erros que não cometeria se estivesse completamente descansado. Por outro lado, uma noite de sono bem aproveitada é primordial para elevar o rendimento de qualquer pessoa, melhorando a produtividade e os resultados apresentados”, pontua.

A qualidade do sono afeta a liderança e sua eficiência! Por Alessandra Faria

A qualidade do sono afeta a liderança e contamina toda equipe

No caso de um cargo de liderança, por exemplo, a importância do sono é ainda maior. “Líderes e gestores, geralmente, acumulam funções de impacto em uma companhia. Portanto, descansar bem é fundamental para ter a disposição de comandar uma equipe no dia seguinte. Os colaboradores de uma empresa costumam ser contagiados por seus líderes, tanto positiva quanto negativamente”, declara Dr. Gleison Marinho.”

Uma noite mal dormida deixa o indivíduo mais irritadiço, sendo mais difícil manter o controle e a inteligência emocional. Com isso, o líder pode ter alterações de humor e acabar sendo agressivo em seu ambiente de trabalho. Esse comportamento contagia toda a equipe, ocasionando uma quebra nas conexões necessárias para um bom trabalho. Além disso, um sono ruim traz perda de memória e raciocínio lento. O líder pode tomar decisões inadequadas e/ou incorretas com relação ao serviço e à sua equipe, impactando diretamente nos resultados. (texto da autora)

Qualidade do sono ou quantidade

“Para o especialista em Medicina do Sono, existem algumas dicas que podem estabelecer uma rotina de sono inteligente, capaz de aumentar a produtividade e a disposição no ambiente de trabalho. “Primeiramente, é fundamental entender as necessidades do próprio corpo. Se prender ao clássico conceito de dormir oito horas por dia é um bom pontapé inicial. No entanto, esse não deve ser o único indicador levado em consideração. A necessidade de sono varia de acordo com cada pessoa. Por isso é importante que cada um entenda o seu próprio organismo. Alguns se sentem bem dormindo apenas seis horas por dia, enquanto outros precisam de até 10 horas para estarem com toda a disposição necessária no dia seguinte. É importante ter algum autoconhecimento nesse sentido antes de introduzir regras sobre o próprio sono”.”

Ressalto que a quantidade de sono é fundamental para o indivíduo. Porém, a qualidade do sono não deve ficar de fora dessa reflexão. Não adianta dormir muitas horas e acordar com sensação de cansaço. O mais importante é dormir bem. Chegar ao sono mais profundo para conseguir descansar mente e corpo. (a autora)

Como ter uma rotina de sono inteligente

Estabelecer uma rotina de sono também pode ser um passo importante neste sentido. “É muito difícil manter a disciplina e ir para a cama sempre no mesmo horário. No entanto, se levarmos em consideração que temos um horário fixo para acordarmos durante a semana, é recomendável ter o mesmo rigor sobre o momento certo de ir descansar. Se o horário definido for 22 horas, por exemplo, será necessário adequar os compromissos noturnos a essa rotina, mitigando as chances de dormir em um horário completamente fora do que foi estabelecido”, relata.”

Evite estímulos nas horas próximas ao horário de ir para cama. Por exemplo, atividade física ou estímulos de dispositivos eletrônicos. Faça a última refeição até duas horas antes do seu horário de dormir. Evite bebidas alcoólicas e alimentos pesados. Desenvolva uma rotina disciplinada como, por exemplo: banho, arrumar o quarto, música ou leitura, oração ou meditação. Dormir.

“O especialista acredita que criar um ambiente propício ao sono também pode ser um passo valioso em busca de noites bem dormidas. “Deve-se desenvolver um ambiente que inspire tranquilidade e permita que o sono seja, realmente, um combatente do cansaço. Evite a possibilidade de claridade entrando no cômodo, seja pelas janelas, telas de televisão e até mesmo o celular. Esteja atento em relação a cama e os travesseiros, que devem oferecer o máximo de conforto para que o cérebro compreenda esse ambiente como um lugar de repouso, entrando com mais facilidade em um estado que favoreça um sono pleno e restaurador”, finaliza.”

Sobre Gleison Marinho Guimarães

É médico especialista em Pneumologia pela UFRJ e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Especialista em Medicina do Sono pela Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e também em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Possui certificado de atuação em Medicina do Sono pela SBPT/AMB/CFM, Mestre em Clínica Médica/Pneumologia pela UFRJ. É membro da American Academy of Sleep Medicine (AASM) e da European Respiratory Society (ERS). É também diretor do Instituto do Sono de Macaé (SONNO) e da Clinicar – Clínicas e Vacinas, membro efetivo do Departamento de Sono da SBPT. Atuou como coordenador de Políticas Públicas sobre Drogas no município de Macaé (2013) e pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), gestora da Cidade Universitária (FeMASS, UFF, UFRJ e UERJ) até 2016. Professor assistente de Pneumologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé.

Pauta enviada por Carolina Lara Comunicação

Foto Vânia Aroeira Fotografia