Olá Queridas e Queridos!

Hoje trago para vocês algumas dicas para se como uma boa noite de sono.

sono_eficiente_como_ter_uma_boa_noite_de_sono_por_alessandra_faria

Outro dia falei aqui sobre como o sono deficiente pode ser prejudicial ao seu programa de emagrecimento. Porém, dormir mal traz muitos outros prejuízos à saúde que vão dos físicos aos neurológicos, passando por prejuízos sociais e profissionais. Uma noite mal dormida está relacionada à obesidade, depressão, ansiedade, diabetes e hipertensão. Ainda pode provocar envelhecimento precoce, pois altera as funções da pele

A privação de sono reduz a produtividade profissional, pois causa perda de memória e de concentração, bloqueio criativo e descontrole emocional no ambiente de trabalho. E uma das grandes consequências da falta de uma boa noite de sono é o risco de acidentes no trabalho ou no trânsito, uma vez que os sintomas são parecidos com os de uma embriaguez.

sono_adequado_como_ter_uma_boa_noite_de_sono_por_alessandra_faria2

O consensual entre médicos e especialistas é que se deve dormir 8 horas por noite, porém algumas pessoas se sentem satisfeitas e descansadas com 7, 6 ou até 5 horas de sono bem dormidas, claro. Eu preciso de 8 e há anos venho dormindo mal. Sinto no corpo vários dos sintomas acima, principalmente os relacionados a trabalho, pois à tarde, o sono bate com força. Uma das minhas metas para 2017 é impor uma rotina de sono saudável.

Dicas para uma boa noite de sono:

– O primeiro passo para se ter uma boa noite de sono é a rotina. Estabelecer o mesmo horário para ir para cama faz toda diferença.

– O segundo passo é não comer nada pesado antes de dormir. Alimente-se horas antes de ir para cama e não cometa excessos como carne, alimentos com cafeína ou bebidas alcóolicas.

O terceiro passo é desligar os eletrônicos, principalmente televisão e celular. Porém, outros aparelhos também devem ser desligados como os que emitem luz (aparelho da tv a cabo, relógio digital…), pois essa luzinha inocente pode deixar nosso cérebro em vigília.

Os três passos acima são imprescindíveis, mas ainda é preciso:

Não fazer atividade física intensa antes de dormir.

Evite qualquer tipo de discussão, principalmente DRs antes de ir para cama.

Faça algum ritual como ler um livro leve, escutar música relaxante, ver um filme suave, fazer meditação ou apenas o exercício de respiração. Orar também faz bem para o corpo e a alma nessa hora. Assim, como ter pensamentos positivos, porém leves e passageiros.

Evite pensar nas atividades do dia seguinte e ficar repassando sua rotina. Evite qualquer tipo de pensamento que traga estresse.

Um banho morno, um pijama confortável, uma cama limpinha e um quarto organizado também ajudam bastante a se ter uma boa noite de sono.

Saiba mais sobre o sono aqui, aqui e aqui.

Fotos: reprodução.