Sempre me perguntam qual o kit de automaquiagem para iniciantes sem gastar muito, mas que seja de qualidade e funcional. Quais os produtos necessários para se fazer uma automaquiagem completa para o dia e outra para noite. Uma automaquiagem mais simples e uma maquiagem mais elaborada.
 
Por isso, volto novamente nesse assunto. Pois, vejo que muita gente ainda tem dúvidas com relação à automaquiagem, como fazer, o que comprar e como usar. Não se preocupe, se essas também são suas dúvidas, estou aqui para lhes ajudar.

Derrubando tabus sobre automaquiagem

Primeiro, vamos falar um pouco sobre esses tabus antigos sobre o uso da maquiagem:  

  • Maquiagem não estraga a pele. Faz tempo que as maquiagens têm alta tecnologia cosmética. Por isso, diferentemente do que ocorria no passado (bem antigo) a maquiagem atual trata e protege a pele. Isso porque são acrescidos princípios ativos como FPS, ácido hialurônico, dentre outros em suas formulações.
  • A Maquiagem não causa espinhas: A maquiagem não causa espinhas. Todavia, ela pode sim, fechar os poros durante seu uso. Isso significa que o uso inadequado de maquiagem pode causar irritações, espinhas e reações. Portanto, é fundamental limpar a pele corretamente após seu uso, liberando novamente os poros. Além disso, existem maquiagens com princípios ativos para combater a acne. É o caso da marca Assepsia.
  • O uso de maquiagem não causa envelhecimento precoce. Mais uma vez pelos mesmos motivos já ditos nos itens 1 e 2.   

Posso usar automaquiagem todos os dias?

Kit de automaquiagem para iniciantes! por Alessandra Faria

Pode sim. Lembrando que o item anterior tem as informações relevantes sobre o uso da maquiagem. Use produtos de qualidade, condizentes com seu tipo de pele (seca, normal, mista ou oleosa). Escolha a base adequada para seu tipo de pele. Limpe sua pele adequadamente antes e após o uso de maquiagem. Se sua pele for do tipo sensível, com rosácea ou com acne mais avançada, procure um dermatologista para lhe indicar os melhores produtos.

Sobre meu ebook de Técnicas de Maquiagem Profissional e Automaquiagem

Antes de continuar, vamos falar um pouco sobre meu ebook de maquiagem. Se você gosta do meu conteúdo, tenho certeza que também vai amar meu ebook. Pois, nele te entrego o conteúdo de 20 anos de experiência em docência universitária e atendimento em maquiagem profissional e automaquiagem. Nele você irá aprender um pouco sobre a história da maquiagem e como entrei nesse mundo de alegria e criatividade. Você irá aprender também como identificar seu tipo de pele, seu formato de rosto, olhos, nariz, boca e queixo. Como usar corretivos coloridos para disfarçar olheiras e manchas. No ebook eu ensino a maquiagem básica passo a passo e várias outras técnicas de maquiagem. Venha saber mais sobre meu ebook de maquiagem clicando aqui.

Kit de automaquiagem para iniciantes! por Alessandra Faria

O que ter no kit de automaquiagem para iniciantes

Passo a seguir um kit básico de automaquiagem para quem está começando e que toda mulher deve carregar na necesserie. Com este kit é possível fazer desde maquiagens bem básicas até mais complexas:

  • 1 base de acordo com o tipo e a cor de sua pele: Pele seca = bases líquidas ou cremosas, com mais emoliência na fórmula; pele normal = qualquer tipo; peles mista ou oleosa = base líquida livre de óleo ou mais seca, como compacta, em bastão ou em pó, sempre sem emolientes na fórmula. A base deve ser da cor exata da pele ou levemente mais escura. Na hora da escolha, é necessário testar a cor na maçã do rosto;
  • 1 corretivo líquido;
  • 1 pó compacto ou facial na cor da pele ou translúcido (transparente);
  • 1 blush cor rosa (veja tonalidades de blush no post: “Formulações de blush”), 1 blush bronzeado;
  • 1 lápis preto para olhos;
  • 1 máscara de cílios preta (para morenas) ou marrom (para cílios loiros);
  • 1 sombra compacta opaca preta; – 1 sombra compacta marrom;
  • 1 sombra compacta rosê;
  • 1 sombra pérola;
  • 1 batom rosa cor de boca.  

Imagens: Freepik e Alessandra Faria.