Saber porque usar os corretivos coloridos em olheiras faz total diferença na sua maquiagem. Pois, a teoria das cores complementares irá ajudar ainda a amenizar manchas, melasmas e cicatrizes.

Se você sofre com olheiras, provavelmente, já deve ter experimentado vários tipos e cores de corretivo. Também já deve ter buscado pela internet e encontrado as mais diferentes dicas de como disfarçar olheiras e manchas. Talvez tenha obtido sucesso, talvez não.

Por isso, trouxe para vocês os truques secretos da automaquiagem profissional para você resolver de vez seus problemas com manchas usando os corretivos coloridos.

Onde encontrar os segredos da automaquiagem profissional

Antes, quero convidar vocês a conhece os detalhes do meu ebook de Técnicas de Maquiagem Profissional e Automaquiagem no qual entrego conteúdo teórico compilado em 20 anos de experiência e docência em maquiagem profissional. No e-book você aprenderá mais sobre a teoria das cores, como identificar seu tipo de pele e melhor base para cobri-la, como identificar seu formato de rosto, olhos, nariz e boca. Além disso, ensino o passo a passo de várias técnicas de maquiagem.

Voltando ao nosso tema de hoje, ressalto já publiquei aqui no blog as minhas dicas sobre cores de manchas ou olheiras e quais os corretivos coloridos mais adequados.

Hoje vou explicar o porquê da escolha das cores dos corretivos.

Para isso, é necessário entender o que são as olheiras e a teoria das cores.

Olheiras são manchas mais ou menos intensas que delimitam a pálpebra inferior e às vezes a superior. Essas manchas podem ser causadas por hiperpigmentação, por hipervascularização, por quadros alérgicos ou falta de sono e por um “sombreamento” da área devido ao formato de rosto e profundidade da taça orbital. Esse último tipo é comum em  pessoas que têm olhos fundos.

Tipos de Olheiras

A olheira pigmentar, que é de origem hereditária, geralmente acomete as pálpebras superiores e inferiores, criando um círculo ao redor dos olhos de cor amarronzada escura. Essa olheira pode vir acompanhada de um excesso de pele ou pele mais grossa ao redor dos olhos. A olheira pode ser agravada pela privação de sono, alergia, ou outro fator, tornando-se mais escura e arroxeada. Esse tipo de olheira ainda não tem um tratamento totalmente eficaz. No entanto, o uso de vitamina k, laser ou despigmentantes podem melhorar o problema. Consulte um dermatologista para escolher a melhor opção para você.

A olheira não pigmentar pode ser resultante do formato de rosto, cansaço, privação de sono, período pré-menstrual, alergia ou abatimento por doenças, entre outros fatores. Essa olheira, geralmente, é roxa ou azul arroxeada, como um hematoma. Ela pode ser aliviada com uso de compressas de camomila, géis calmantes para área dos olhos, entre outros. 

A regra para uso dos corretivos coloridos

As cores podem ser classificas em:

– primárias: não precisam da mistura de outras cores para sua obtenção: azul, amarelo e vermelho;

– secundárias: derivadas da mistura de duas primárias: amarelo+azul=verde, amarelo+vermelho= laranja, vermelho+azul=roxo;

– terciárias: são derivadas de duas secundárias ou de uma secundária com uma primária, com adição ou não do branco ou do preto.

As cores ainda podem ser:

– frias: azul e verde e todas as cores que tiverem mais azul em sua composição;

– quentes: vermelho e amarelo e todas as cores que tiverem mais vermelho ou amarelo em sua composição;

– complementares ou contrastantes: são aquelas que se opõem no círculo das cores, ou seja, são cores secundárias que se opõem a uma primária que não entrou em sua composição. Essas cores quando sobrepostas se anulam ou se completam. Ex.: verde anula o vermelho e vice-versa, o azul anula o laranja e o amarelo anula o roxo. É com o uso das cores complementares que iremos amenizar manchas, melasmas e olheiras.

Teoria das para uso dos corretivos coloridos

É relativamente simples. Analise as olheiras e manchas da pele. Veja qual é o fundo de suas cores e escolha a cor complementar para rebater. Faça experimentos. Pois, muitas vezes a combinação deles irá fornecer o melhor resultado.

Portanto, para olheiras e manchas arroxeadas e amarronzadas o melhor corretivo é o amarelo. Para olheiras roxas azuladas o melhor corretivo é o laranja. Para manchas avermelhadas o melhor corretivo é o esverdeado. E assim por diante.

Dica de ouro: Eu gosto de usar o corretivo amarelo da Mary Kay e o corretivo cremoso NW30 da MAC, pois ele tem um fundo bege rosado e quando aplicado sobre o amarelo, resulta num tom alaranjado que fica perfeito para olheiras azul arroxeadas e para quase todas as cores de pele. O amarelo também é ótimo para manchas amarronzadas como melasmas.

Para a escolha do corretivo, o ideal é que ele não tenha a cor pura. Todavia, que seja tom de pele (bege) colorido: bege rosado, bege amarelado, bege alaranjado.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e salve para ver novamente.

Esse artigo foi escrito originalmente em 05/01/2011 e atualizado em 03/11/2022 pela autora Alessandra Faria.

Fotos Vânia Aroeira para Alessandra Faria

One Reply to “Por que usar Corretivos coloridos em olheiras e manchas?”

Comments are closed.