Manter um estilo de vida saudável é um dos grandes aprendizados pós pandemia. Afinal, está mais que confirmado que pessoas com saúde debilitada têm menor chance perante à doença.

No entanto, a busca pelo estilo de vida saudável já era um movimento ascendente. A pandemia só veio reforçar essa necessidade imediata.

Desde meus tempos acadêmicos, quando dei aulas de maquiagem profissional e estilo pessoal, falo sobre a importância dos hábitos saudáveis.

Quais são os hábitos saudáveis

O estilo de vida saudável é um assunto convergente em muitas rodas de conversa, inclusive nas redes sociais. No entanto, as atitudes consideradas saudáveis nem sempre convergem. Pois a saudabilidade pode se posicionar em vários pilares diferentes.

*Saudabilidade: o que faz bem à saúde.

Por isso, vou tratar aqui daqueles que eu uso e pratico na minha rotina: alimentação, atividade física, controle emocional. Caso vocês tenham outras dicas para acrescentar nosso debate, deixe nos comentários.

Hábitos saudáveis para levar por toda vida

Beba água: O nosso corpo é formado por 60% de água, em média. Isso significa que a água é a base da nossa saúde. Existem algumas divergências sobre a quantidade ideal de água a ser ingerida. Na verdade, isso pode variar para cada indivíduo. O importante é tomar bastante água para se manter bem hidratado. No meu acompanhamento para emagrecimento, nós medimos sempre a quantidade de água do meu organismo.

Durma bem

Tenha um sono regular: O sono satisfatório é importantíssimo para saúde física e mental. Já falei sobre ele aqui em mais de um artigo. Uma noite mal dormida está relacionada à obesidade, depressão, ansiedade, diabetes e hipertensão. Ainda pode provocar envelhecimento precoce, pois altera as funções da peleO sono inadequado pode causar baixa no sistema imunológico e baixo rendimento no trabalho. Além de propiciar acidentes domésticos ou de trabalho. Mais uma vez, a quantidade de sono pode variar para cada pessoa. O mais importante é se conseguir chegar às fases do sono mais profundo e do chamado de REM. Ou seja, a quantidade é importante, mas a qualidade é primordial.

Controle emocional

Saber lidar com as emoções: Ter um controle das emoções, saber lidar com os problemas e com situações inesperadas ajuda a prevenir e lidar com o estresse. Este nada mais é do que a reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. (fonte) sintoma que muda nosso estado de forma indescritível. O estresse desencadeia várias sensações no organismo como irritação, medo, desconforto, preocupação, frustração, indignação, nervoso, e ser motivado por diversas razões distintas. (fonte) Nem sempre, os indivíduos descobrem o que desencadeia o estresse. Mas, muitas vezes são situações contornáveis. Portanto, o autocontrole, a inteligência emocional são fundamentais para se ter uma boa saúde.

5 passos para um estilo de vida saudável por Alessandra Faria

Alimente-se bem

A alimentação é um dos pilares importantíssimos para se ter uma boa saúde. Hoje, existe uma infinidade de dietas alimentares ditas saudáveis. Como saber qual a melhor? O primeiro passo é eliminar tudo que for industrializado e processado. Alimentos saudáveis são os preparados em casa. Segundo é eliminar ou pelo menos reduzir os pós brancos: farinha, açúcar e sal. Ter um conhecimento do seu próprio organismo e identificar os alimentos que ele processa melhor é um outro passo interessante. Um profissional da nutrição ou um endocrinologista podem te ajudar com isso. Por último, alimentar-se de forma moderada. Pois, os excessos, sejam eles quais forem, só trazem prejuízos.

Mexa-se

Já é mais que sabido que o sedentarismo é um dos grandes inimigos da vida moderna. Extremamente prejudicial à saúde física e mental. Escolha alguma atividade física que lhe agrade e pratique com frequência. Mais uma vez, o acompanhamento de um profissional ajuda muito. Não só no resultado de bom desempenho e forma físicos, quanto do ponto de vista de se evitar lesões.

5 passos para um estilo de vida saudável por Alessandra Faria

Seja amigo do sol

Uma coisa que a pandemia nos mostrou foi a importância da vitamina D. Pois, a maioria das pessoas que tiveram complicações por COVID19 apresentaram deficiência da vitamina D. Por muito tempo o sol foi tido como inimigo, devido aos perigos dos raios UV. Todavia, friso novamente, cuidado com os excessos. Sejam para mais ou menos. Se expor ao sol por 15 minutos diariamente ajuda muito a absorção da vitamina D. Me uso aqui como exemplo. Há um ano, quando comecei meu processo de emagrecimento, minha vitamina D estava em 19. Hoje, resultado do meu último exame, ela está 48. Um resultado obtido apenas com alimentação, exercício físico e pequenas exposições ao sol.

Fotos: Alessandra Faria

One Reply to “5 passos para estilo de vida saudável em 2021!”

Comments are closed.