Dicas de alimentação saudável e adequada podem salvar você no carnaval. Afinal, são 4 dias de muito desgaste físico, excesso de exposição solar e de uso um pouco mais elevado de bebidas alcoólicas.

Fazer uma alimentação adequada, ingerindo nutrientes pensados no desgaste e a hidratação mais intensa pode ajudar não só no proveito da folia como evitar a ressaca e as doenças oportunistas do pós carnaval.

A nutricionista Adriana Stavro Formada pelo Centro Universitário São Camilo nos enviou algumas …

Dicas de alimentação para gerar energia no carnaval

“Para que a “pilha” não acabe antes da folia, o ideal é tomar alguns cuidados com a alimentação e principalmente com a hidratação. Afinal, o esforço é intenso, o calor é forte e isso exige muito das condições físicas dos foliões. Sem contar que uma das bebidas mais consumidas são as alcoólicas e, com a desculpa de que “tudo é festa”, as pessoas tendem a exagerar.

Cuidado com os excessos no carnaval

No entanto, para a nutricionista Adriana Stavro, o excesso de álcool e comidas nem sempre saudáveis, pode ser prejudicial. A falta de líquidos, bem como as noites mal dormidas e o excesso de exposição solar, também podem trazer alguns malefícios à saúde. Para não esgotar o corpo e acabar perdendo o carnaval, aqui vão algumas dicas de como se alimentar e se hidratar corretamente nestes dias de tanta agitação.

Cuidados com alimentação e hidratação

Nas principais refeições (almoço e jantar), procure comer carboidratos como arroz integral, macarrão, batata doce, mandioquinha, inhame, cará, pois são altamente energéticos. Eles oferecem o principal combustível para o fornecimento de energia, a glicose. Grãos como a granola, os flocos de aveia, a quinoa e o amaranto são excelentes opções para adicionar em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas, que podem ser consumidos no café da manhã ou nos lanches intermediários.

Os sanduíches de pão integral ou multigrãos também são uma boa sugestão tanto para lanches como para um jantar acompanhado de uma salada. O de atum em conserva e folhas é uma delícia além de ser rico em proteínas e antioxidantes.

Lembre-se de comer os alimentos frescos. Evite refeições rápidas e sem procedência ou condições mínimas de higiene. Pois, sua imunidade pode estar baixa devido ao esforço da folia.

Frutas como manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricas em potássio e em vitamina C, essenciais para um bom trabalho muscular. Devem ser consumidas diariamente no café da manhã, lanches, sobremesa.

Dicas de alimentação para aguentar o carnaval por Alessandra Faria

A hidratação é fundamental. Durante a festa, hidrate-se o tempo todo. Isto porque a perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso, é interessante o uso de isotônicos naturais como a água de coco. Caso consuma bebidas alcoólicas, faça com moderação e nunca com o estômago vazio, para evitar quadros de hipoglicemia. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muita água.

Castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, avelãs e pistache podem ser consumidos como um pequeno lanche ou nas saladas. Experimente também as frutas secas como as tâmaras, damascos e uvas-passas como sobremesa.

Dicas de alimentação para aguentar o carnaval por Alessandra Faria

Mel pode repor suas energias rapidamente

Mel. Composto por glicose e frutose, carboidratos simples que fornece energia rapidamente. Pode ser encontrado em sachê que é uma opção para repor as energias durante a folia. Pode ser utilizado em saladas de frutas, iogurtes e com açaí. Mas não exagere na quantidade. (Não é indicado para pacientes com DM)

Geleia Real ajuda melhor a disposição física. Deve ser consumida pela manhã para garantir energia ao longo do dia. Pode ser encontrada em farmácias em cápsulas ou em forma de geleia. É indicado tomar 1 cápsula ao dia pela manhã com um pouco de água. Se preferir pela geleia real natural, o ideal é colocar uma colher de café debaixo da língua para que ela seja melhor absorvida pelo corpo.

Após a festa, o ideal é repousar bastante, tomar muita água, água de coco, sucos naturais, chás. A alimentação deve ser leve. Uma sopa ou salada com uma porção de proteína magra grelhada são muito indicadas. Evite alimentos muito gordurosos e condimentados.”

Sobre Adriana Stavro

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Doenças Crônicas não Transmissíveis pelo Hospital Albert Einstein. Pós graduanda em Nutrição Clinica Funcional pela VP consultoria, pós graduanda em Fitoterapia pela Course4U.

Pauta enviada por Ana Lima Comunicação.