Os alimentos que ingerimos estão diretamente ligados à saúde e beleza não só do corpo como um todo, mas principalmente da pele e seus anexos.

A beleza e força da pele, cabelos e unhas são resultado dos nossos hábitos alimentares. Aqui no blog já publiquei alguns artigos que falam sobre a importância da alimentação balanceada para saúde, beleza e emagrecimento. Pensando nisso, trago essa pauta super interessante, sobre:

Alguns alimentos aliados da beleza!

“Nada adianta fazer tratamentos estéticos específicos ricos em substância que vão dar uma resposta efetiva ao corpo se não ingerir uma alimentação rica em nutrientes e substâncias que irão favorecer todo o processo. Ingredientes naturais e fontes de nutrientes construtores são eficazes para os tratamentos estéticos, por isso, a nutricionista Gabriela Forte, do Espaço Volpi, listou alimentos que são aliados da beleza.

Alimentos aliados da beleza por Alessandra Faria

Frutas, verduras, peixes e oleagenosas são poderosos para saúde e beleza da pele.

Uva roxa, frutas vermelhas e ameixas: riquíssimos em antioxidante. Consumo de polifenóis depois das proteínas.

Pimenta, cacau e gengibre: alimentos com resposta termogênica efetiva, que ajudam a manter o trabalho de atividade metabólica positiva e auxiliam no equilíbrio de peso corporal.

Banana, batata doce e abacate são alimentos ricos em potássio, importantes para o equilíbrio dos líquidos internos e que ajudam quem tem problema com a celulite e flacidez.

Frutas cítricas: ricos em Vitamina C, muito importante para a formação de fibras musculares, que ajuda na melhoria de concentração de colágeno e tem uma ação de fotoproteção.

Alimentos com enxofre como brócolis, couve-flor ou repolho são significativos para a formação de queratina e tem um retorno positivo para o controle da acne.

Vitamina E: amêndoas, avelã e couve são importantes para a melhoria na qualidade da pele.

Peixe de água gelada, oleaginosas e sementes de linhaça: ricos em ômega 3, fundamentais para a pele acneica e a saúde intestinal. 
Dica importante – a capinha que protege a semente de linhaça impede a absorção intestinal da substância corretamente, então o ideal é triturar a semente e guardar em saquinhos ou potes no freezer e no dia a dia vai usando e batendo com suco, jogando por cima de uma salada. Ao armazenar no freezer, ela não perde a ação antioxidante que é muito importante e o ômega 3 também não oxida.

ômega 3 importante na alimentação aliada da beleza por Alessandra Faria

Uma castanha por dia

Basta uma castanha do pará por dia para que se tenha uma resposta efetiva de concentração de selênio interna. É importante como ação antioxidante, que vai auxiliar na proteção do envelhecimento celular e que também traz uma resposta anti flacidez em conjunto com a parte cosmética.

Alimentos que deem resultados efetivos em relação a concentração de ferros interna. Muito importante para diversas atividades metabólicas que acontecem no nosso organismo. Principalmente para o equilíbrio e controle dos glóbulos vermelhos que permitem a oxigenação e circulação sanguínea trabalhando de uma forma eficiente. Tudo isso através do consumo normal de carnes vermelhas, mariscos e gema do ovo.

Apesar dos cosméticos conseguirem complementar a necessidade diária de cada vitamina e substância, o que vem da alimentação vem de uma forma muito mais potente na hora da absorção. Então, a biodisponibilidade das vitaminas e minerais na hora da absorção intestinal vindas de alimentos são muito mais positivas do que as de cosméticos. Desta forma, é muito importante que as duas coisas andem juntas.”

Não podemos esquecer da água

Além de promover a hidratação necessária ao corpo, ela facilita a ingestão e transporte de nutrientes, eliminação de toxinas, oxigenação e composição celular, entre outros. Portanto, não podemos negligenciar seu consumo. 2 litros de água por dia, para pessoas com peso médio de 60 kg e condições climáticas amenas, é o recomendado pela maioria dos nutricionistas.

Pauta enviada por Fala Criativa comunicação.