Olá Queridas!

O post de inspiração (atrasado) para este fim de semana é se hidratar com água aromatizada ou saborizada com frutas e/ou ervas.

agua_aromatizada_casamento

Com as altas temperaturas que assolam nosso verão de país tropical abençoado por Deus, hidratação é fundamental para se garantir saúde e bem estar.

Para uma pessoa de aproximadamente 60 kg são necessários 2 litros de líquido por dia para se manter o corpo hidratado em clima ameno (perto dos 27 graus). Com este calor, a hidratação tem que ser aumentada de forma considerável (cuidado para não sobrecarregar os rins).

A hidratação pode ser feita com sucos naturais, frutas suculentas, chás, água de coco e principalmente com ÁGUA. Algumas pessoas tem dificuldade de ingerir água. Minha mãe é uma delas, não consegue beber água de jeito nenhum. Uma boa opção é saborizar ou aromatizar a água colocando dentro da jarra pedaços de frutas e/ou folhas e galhinhos de ervas refrescantes como hortelã, manjericão, erva doce, entre outras.

A água aromatizada, além de saudável fica linda e pode fazer parte da decoração da mesa de almoço, de jantar ou como opção de bebida em festas e coquetéis.

água saborizada2

Encontrei um vídeo bem interessante em que a nutricionista Mareza Matioli ensina uma receita fácil de água aromatizada e fala sobre a importância de se hidratar com água. Assista aqui o vídeo. Para fazer a água aromatizada, você pode utilizar água mineral sem ou com gás, se preferir. Abaixo outra receita de água aromatizada bem refrescante.

Ingredientes:

    • 2 canelas em pau (pequenas)
    • 1 limão siciliano cortado em rodelas finas
    • 1 laranja cortada em rodelas finas
    • 1 litro de água gelada
    • 20 folhas de hortelã

Como fazer: Coloque tudo no jarro, misture e deixe na geladeira por 30 min, antes de servir. Uma outra opção de se fazer a água saborizada é colocar pedaços de frutas e ervas na forma  mais água filtrada e fazer cubos coloridos de gelo. Uma opção também refrescante e divertida para as crianças é bater polpa de frutas e fazer dela cubos de gelo que podem ser consumidos puros ou com água.

água aromatizada

água aromatizada cubos de frutas geladas

Lembre-se que a água saborizada NÃO deve levar açúcar. Se você quiser ver receitas de sucos, tem uma série aqui no blog dedicada a eles.

Fotos: reprodução.

Atualização: as informações postadas acima, referentes à quantidade de líquido necessária para hidratação corporal e a forma de se ingerir o mesmo, foram baseadas em recomendações de médicos e nutricionistas que já me atenderam até o momento.

3 Replies to “Para se hidratar (inspirar): água aromatizada.”

  1. "Para uma pessoa de aproximadamente 60 kg são necessários 2 litros de líquido por dia para se manter o corpo hidratado em clima normal."

    De onde saiu esta asneira? Tantos imbecis repetem a mesma coisa, sem sequer saber a sua procedência. O corpo humano precisa de FLUIDOS, que podem ser obtidos também nos alimentos, frutas e verduras. Não é preciso ingerir somente água, pois ela pode chegar ao organismo de diversas formas. E mais: se vc. estiver no deserto, dois litros por dia será pouco; se estiver em um clima gelado, será mais do que o necessário.

    Pare de repetir besteiras.

    1. Obrigada João, pela sua participação. É sempre bom ter comentários de pessoas inteligentes e educadas como você para enriquecer a discussão sobre os temas aqui expostos.

Comments are closed.