O uso de vitaminas para melhorar a depressão e o humor possibilitam um tratamento natural, saudável e acessível.

A depressão é um dos transtornos de saúde mental mais comuns que as pessoas experimentam na atualidade. Embora muitos necessitem de tratamento clínico e talvez medicamentos controlados  melhorar os sintomas, uma dieta que inclua vitamina para dar ânimo e disposição pode ajudar nessas crises. A falta de alguns nutrientes essenciais pode ser a causa das crises de ansiedade, estresse, depressão ou de outras condições que alteram o humor. 

Principais vitaminas para melhorar a depressão e o humor!, por Alessandra Faria

Sintomas da depressão

Os sintomas da depressão incluem mudanças significativas nos sentimentos, pensamentos e comportamentos; perda de interesse em atividades que uma pessoa gostava anteriormente. Além desses, existe um sentimento contínuo e persistente de tristeza. Dependendo da gravidade da depressão é possível experimentar diferentes problemas físicos e emocionais relacionados ao transtorno. 

Vitaminas para melhorar a depressão e o humor

Aqui estão alguns dos suplementos mais importantes para aqueles que lidam com esses distúrbios concomitantes.

Vitamina D

A vitamina D é altamente recomendada para as pessoas que experimentam a depressão sazonal, ou transtorno afetivo sazonal (SAD, na sigla em inglês). Uma condição de sintomas depressivos diretamente relacionada às mudanças climáticas. A baixa exposição à luz solar no outono e inverno reduz a absorção de vitamina D, importante para a produção de serotonina e melatonina, hormônios do humor e do sono. A suplementação de vitamina D pode melhorar o humor e reduzir os sintomas dessa desordem.

Ômega 3

Os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para as funções e saúde do cérebro. Eles são especialmente benéficos quando se trata de melhorar os sintomas de depressão, funcionamento cognitivo e humor geral. Complementar a dieta com suplementação de ômega-3 ou comer mais peixes ricos em gorduras, como salmão, atum e sardinha, pode ser benéfico para as funções cerebrais. O ômega-3 também está presente em fontes vegetais como sementes, castanhas e também em compostos com microalgas.

Principais vitaminas para melhorar a depressão e o humor!, por Alessandra Faria

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B desempenham um papel importante em ajudar o cérebro a produzir componentes químicos necessários para controlar o humor e outras funções. Níveis mais baixos de vitamina B12, em particular, são frequentemente observados em pessoas que têm sintomas de depressão. Essa vitamina também pode ajudar a combater a fadiga, que geralmente se manifesta nas pessoas deprimidas. Alguns dos alimentos que contêm altos níveis de B12 incluem peixes, carnes magras, ovos e leite. Certos cereais matinais também podem ser fortificados com B12. A suplementação de vitamina B12 pode ajudar veganos, vegetarianos ou qualquer pessoa que não estiver recebendo o suficiente do composto, por qualquer outro motivo.

Outras vitaminas do complexo B para depressão e que desempenham um papel na saúde do cérebro incluem vitamina B3 e B9. A vitamina B3, também conhecida como niacina, é importante para a produção de serotonina, o neurotransmissor que ajuda na comunicação entre as células cerebrais. Em pessoas com depressão os níveis de serotonina podem ser baixos. Da mesma forma, a deficiência de vitamina B3 pode ter um efeito negativo no humor.
Já a vitamina B9, ou folato, é uma suplementação altamente recomendada para mulheres grávidas e também é importante para a regulação do humor, pois ajuda na síntese de serotonina.

Outras vitaminas e minerais que ajudam na depressão e humor

Juntamente com os suplementos citados acima, outras vitaminas e minerais para a depressão podem incluir o magnésio e a vitamina C. A deficiência em magnésio pode estar relacionada a problemas de insônia e tensão muscular. Também pode causar sintomas de depressão e outros transtornos de humor, pois o mineral é importante para a produção de hormônios do bem-estar no cérebro. A suplementação com vitamina C, por sua vez, pode ajudar a melhorar o humor e a função cognitiva. Estudos indicam que a vitamina C pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão.

Existem diferentes maneiras de tratar a depressão. Muitas pessoas acham que uma combinação de tratamentos funciona muito bem, mas devem sempre seguir o conselho médico. Sempre é importante ter um acompanhamento médico ou de um terapeuta para determinar quais suplementos e vitaminas podem ser mais úteis para o tratamento dos sintomas de depressão.

Fotos: reprodução