O autoexame contra o câncer de mama, ainda segue como prática importante na detecção precoce da doença.

Estamos fechando mais um mês de outubro e eu não poderia deixar de voltar a esse tema aqui. Recebi uma pauta muito importante do Hospital dia Cetus Oncologia e achei muito pertinente compartilhar com vocês. Isso porque mais de 12% dos novos casos de câncer de mama em 2020 serão em mulheres com menos de 40 anos, segundo INCA.

Diagnóstico precoce do câncer salva

Estes números tornam ainda mais evidente a importância do diagnóstico precoce. E um simples toque e/ou conhecimento do próprio corpo pode ser decisivo nesse momento. Lembrando que o autoexame da mama sozinho não previne a doença. Mas, é um forte aliado da mulher para o diagnóstico.

O câncer de mama é o segundo tumor mais incidente em mulheres Em 2020, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, ele deve acometer 66.280 mulheres.

De acordo com a oncologista clínica Nara Andrade, média do Cetus Oncologia, o autoexame é crucial para a ajudar a mulher a se conhecer melhor. Caso perceba alguma alteração na mama, deverá recorrer imediatamente ao médico. É importante reafirmar que o método sozinho não é eficiente. Ele funciona como uma ferramenta, um aliado. Todavia, é fundamental fazer os exames periódicos de acordo com recomendação de seu médico.

O autoexame contra o câncer de mama, por Alessandra Faria

O autoexame contra o câncer de mama a qualquer momento

Dra. Nara Andrade ainda afirma que: “antigamente o autoexame era indicado em determinados períodos do ciclo. Hoje, sabe-se que a medida é individualizada.” O autoexame deve ser realizado todos os dias. Seja na hora do banho ou no momento da hidratação corporal. Conhecer o próprio corpo e ter intimidade com ele é fundamental para a saúde feminina.

Segundo a oncologista, além do nódulo da mama, existem outros sinais detectáveis de tumor:

  • alterações na cor da pele da mama, como vermelhidão;
  • pele retraída ou enrugada como casca de laranja;
  • excreção de líquido anormal pelos mamilos.

Somente uma avaliação médica identifica o tipo de nódulo

A boa notícia é que 80% dos nódulos da mama são benignos e apenas 20% são malignos. Porém, somente uma avaliação médica é capaz de identificar o tipo de nódulo.

Ao perceber alguma alteração de suas mamas, a mulher deve procurar seu ginecologista. Este pode pedir mais exames ou encaminhá-la ao mastologista. Caso haja a suspeita de câncer deverá ser solicitada a biópsia em laboratório.

A médica ressalta que, por mais que o nódulo pareça pequeno, poderá ser negligenciado. Pois, ele pode estar grande do ponto de vista médico.

Quando fazer a mamografia?

Para a população geral, a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia e das Sociedades Americana e Europeia é que a mamografia seja feita a partir dos 45 anos. No entanto, deve-se fazer acompanhamento com ginecologista a partir do momento que se iniciar a menarca. Este então irá fazer o histórico familiar. A partir daí indicar o início dos exames de mamografia. Eu, por exemplo, comecei aos 35 anos, a cada 2 anos e depois dos 40, anualmente. Pois, tenho casos de câncer em familiares.

Hábitos saudáveis ajudam a prevenir o câncer

Já é sabido que hábitos saudáveis podem ajudar a prevenção de câncer de mama. Entre eles:

  • alimentação balanceada, evitar comer comidas processadas e/ou industrializadas;
  • prática de atividades físicas;
  • manutenção de peso adequado;
  • não fumar;
  • evitar o consumo de bebidas alcóolicas;
  • ingerir água suficiente para manter o bom funcionamento do organismo.
“Quem curte dá um toque”

Esse é o nome da campanha do Hospital Cetus Oncologia para 2020. Entre iniciativas para estimular o autoexame, o Hospital lançou um hotsite com exame interativo. O nome da campanha tem vários significados. Desde o toque do autoexame ao toque de amigo. Aquele que lhe alerta sobre algo importante.

O autoexame contra o câncer de mama, por Alessandra Faria

E é isso que faço com vocês hoje e continuarei todos os anos. Espero que vocês se cuidem e se toquem. Conheçam seu corpo e estabeleçam uma intimidade profunda com ele. Isso pode salvar sua vida.

Parte da pauta enviada por Agenda Comunicação.

Fotos reprodução.