Passei por pela histerectomia total em maio de 2019, por indicação médica por causa de adenomiose. Vou falar um pouco sobre meu pós operatório e como me sinto hoje, um ano depois.

Sobre a adenomiose

Sempre tive muita cólica e muito fluxo, desde a menarca. Sofri por anos com dores intensas. Mas, depois do meu último parto, uma cesárea ocorrida em abril/2011, 1 ano e 9 meses após uma laqueadura e 10 meses após uma abdominoplastia (Falo tudo sobre isso aqui.), as dores ficaram cada vez mais fortes e o fluxo mais intenso. Os anti-inflamatórios já não adiantavam para minha dor. A cada ciclo meu sistema imunológico ficava abalado. Com isso, tinha infecções mensais recorrentes como de garganta, sinusite, gripe, conjuntivite…

Após vários exames e receber o diagnóstico, veio o “remédio”: histerectomia total. Isso ocorreu por volta de 2016. Na época, eu estava em processo de divórcio e achei melhor esperar um pouco mais para fazer a cirurgia. Até que cheguei num ponto de não ter mais qualidade de vida. Veja mais sobre a adenomiose nesse post que fiz aqui.

Quando fiz minha histerectomia

Marquei a histerectomia total com meu médico de confiança que me acompanha há anos. Fiz a cirurgia no dia 03 de maio pela manhã e voltei para casa no dia seguinte com uma licença inicial de 30 dias.

Como foi a cirurgia

A cirurgia durou mais do que o esperado, pois tinha muita aderência resultante das duas plásticas e da cesárea. Tinha aderência na bexiga, no peritônio em 3 lugares, além do intestino. Tirando isso, correu tudo bem. Foram preservados os ovários, pois as trompas já haviam sido retiradas no terceiro parto.

Como foi o pós cirúrgico de Histerectomia total

Gente, o pós cirúrgico de uma retirada de útero é punk. Não vou colocar panos quentes. Não é para as fracas. Os primeiros 10 dias são os piores. As dores são muito fortes, como dor de parto. Tomei morfina de 6 em 6 horas por 6 dias e mais outros analgésicos e nem fazia “cócegas”. Após 10 dias, as dores ficaram menos intensas, e suportáveis. Daí em diante, a cada dia, as dores foram melhorando aos poucos. Aos 45 dias me senti melhor.

O retorno às atividades de trabalho ocorrem entre 30 a 45 dias. Eu voltei com 40, depois de implorar mais 10 dias de licença ao meu médico. Já as atividades físicas e sexuais só são recomendados após 2 meses. Isso para evitar infecções e mal cicatrização interna e externa. Eu voltei à academia após 3 meses quando me senti realmente bem para tal.

Uma dúvida é sobre a vida sexual no pós operatório. Li muito sobre isso na internet e vários relatos constavam que só depois de uns 6 meses de cirurgia a vida sexual voltava ao normal. Sintomas como dores locais e falta de libido foram relatados. Graças a Deus eu não tive nenhum problema com isso. Tudo correu muito bem desde a primeira relação, que aconteceu… Acho que melhor não contar…

um ano após minha histerectomia total por Alessandra Faria

Como ficou a cicatriz

A cicatriz da minha cirurgia ficou um pouco grossa, ou o que se chama de hipertrófica. Provavelmente por ser o terceiro corte no mesmo lugar. Mas, isso não me incomoda nem um pouco e não afeta em nada minha auto estima ou qualidade de vida.

Meus medos antes da cirurgia

Bem, meu principal medo antes da histerectomia era o de acontecer algo errado, como morrer ou ficar inválida. Afinal, essa foi a sexta vez que entrei num bloco cirúrgico para tomar uma anestesia na coluna.

Meu segundo medo era o pós operatório. Como eu crio meus filhos sozinha, ficar convalescendo por dias, com dores e mal estar, me deixa sempre tensa. Pois tenho muitas tarefas relacionadas a eles e à administração da casa. Meu namorado, Renato, foi fundamental nesse ponto. Me ajudou muito no pós operatório e fez com que fosse mais leve.

Meu terceiro medo: entrar na menopausa logo após a cirurgia, o que é muito comum. Ganhar peso e ficar com a barriga enorme. Pois vi isso acontecer com algumas mulheres, inclusive minha mãe.

Como estou hoje após um ano

Meninas, hoje eu estou no céu. Que alívio me livrar de algo que me trazia tanta dor, tanto transtorno. Me recuperei totalmente. Meu intestino melhorou. Minha retenção de líquido diminuiu consideravelmente. Minha vida sexual está maravilhosa. Não engordei, nem aumentei o abdômen. Me sinto ótima, plena, no melhor momento da minha vida. O pós operatório foi punk, mas valeu a pena e faria tudo de novo. Porém antes. hehehe

um ano após a histerectomia total por Alessandra Faria

Fotos eu e Ágata Reis.