Olá Queridas!

Apesar do título divertido o assunto de hoje é sério: gravidez após ligadura de trompas (ou laqueadura) e abdominoplastia. Passei por isso e vou contar para vocês como foi minha experiência.

Este é mais um post de relato pessoal sobre minhas gestações e pós parto. Se você quiser ver os outros, clique aqui e aqui. Prepara para leitura que o post é grande.

Quando engravidei do meu segundo, decidi junto com meu marido não ter mais filhos e que ele faria uma vasectomia. Meu ginecologista e obstetra (GO) me convenceu então fazer uma ligadura de trompas na hora do parto. Mesmo que fosse parto normal, era possível abrir um corte pelo umbigo e fazer o procedimento já que útero e trompas ficam mais altos durante a gravidez.

ligadura de trompas -laqueadura

Optei por este procedimento e meu GO fez a laqueadura cortando um pedaço das trompas, cauterizando as bordas e amarrando os “cotos” restantes.

A ligadura de trompas é um dos métodos contraceptivos mais eficazes. Mas, como todo método, tem uma margem, segundo a literatura, de 1 a 2% de falha (igual à vasectomia). Geralmente, a falha pode acontecer devido a recanalização espontânea das trompas. Neste caso, há uma grande possibilidade da gravidez acontecer na trompa (tubária), porque o óvulo fecundado encontra dificuldades de chegar até o útero, devido a cicatrização da mesma. (Estas informações me foram passadas à época pelo meu GO).

O parto do meu filho foi normal e tranquilo. Meu GO fez a ligadura de trompas logo após o parto. Minha recuperação foi boa. Mas, minha barriga não diminuía e descobri que tinha uma grande diastase e uma hérnia umbilical e teria que fazer uma cirurgia de sutura dos músculos retos abdominais para correção do problema.

Esta figura ilustra bem como foi minha cirurgia.
Esta figura ilustra bem como foi minha cirurgia.

Me preparei durante 8 meses, fazendo exercícios e acompanhamento com nutricionista, pois estava acima do peso. Fiz a cirurgia, recuperei rapidamente, estava me sentindo ótima.

Qual foi minha surpresa quando, 60 dias após o procedimento, descobri que estava grávida. Pelas minhas contas engravidei entre 42 e 43 dias após a cirurgia, mesmo estando ligada.

No primeiro momento tive as seguintes preocupações:

– a pele não esticar devido a abdominoplastia;

– as cicatrizes externas e internas abrirem;

– a barriga não crescer ou sentir fortes dores na barriga,  já que os músculos estava costurados;

– não ter nutrientes e saúde suficientes para gerar uma criança saudável, pois ainda não estava totalmente recuperada.

Meu cirurgião plástico me deu todo apoio emocional que precisava e me tranquilizou dizendo que a pele tem capacidade de esticar e que eu seria capaz de gerar uma criança saudável, sim.

Meu GO (o mesmo) me acompanhou o tempo todo e minha gravidez, apesar ser considerada de risco 2 devido a minha idade à época (40 anos), correu bem. Tive apenas algumas cãimbras na barrigada, refluxo e arritmia cardíaca, que passaram logo após o parto.

Minha barriga cresceu menos do que das outras vezes e minha bebê nasceu pequena com relação aos meus outros filhos, com 47 cm e 2,750kg, porém perfeita e saudável.

Não tive estrias durante a gravidez, saí de cinta da maternidade com “barriga negativa”, ou seja, não perdi nada da cirurgia. As cicatrizes da abdominoplastia ficaram grossas e escuras e a da cesárea (cujo corte foi feito em cima da outra cicatriz) deu um queloide.

Hoje estou totalmente recuperada, minha doce bb está com 2 anos e 3 meses e é alegria da casa.

gravidez após abdominoplastia e vasectomia

gravidez após abdominoplastia

 

Fotos: reprodução. As 2 últimas são de Alessandra Faria.

52 Replies to “Gravidez após ligadura de trompas e abdominoplastia: eu testei!”

  1. pocha sua história é bem seria pra mim pois acho que estou grávida denovo após 1 ano e meio de ligadura de trompas só que a fiz depois de uma cesariana então estou com medo que não saia tudo certo mais tenho fé e vou crer que vai ficar tudo bem
    obrigado.
    Daiane Costa

  2. Que bom ler seu relato! Encorajador!! Estou gravida de 30 semanas após dois anos de abdominoplastia. Com alguns incômodos e com muito medo de perder minha plástica que lutei tanto pra conseguir… Mas vendo a foto da sua barriga assim retinha, fiquei feliz! Vou tentar engordar pouco e me cuidar no pós parto. Bjs grandes, fica com DEus!,

  3. Fiz a ligadura a 1 ano atras, exatamente no parto da minha filha.
    Sim cólica a semanas, as vezes fraca e as vezes forte. Minha mestruação não veio até o momento.
    Dois dias atras fiz o teste de farmácia e deu negativo. Não sei o que esta acontecendo para estar tão mal…
    Alguém já teve algum efeito colateral pós ligadura???
    Alguém tem como me um conselho ou opnião?

    1. Olá Marian, acho melhor vc fazer uma consulta com seu ginecologista.
      Os meus exames de farmácia sempre deram negativos e eu sabia que estava grávida. Fiz então o de laboratório e batata! A danadinha estava lá.
      Eu observei alguns alterações hormonais após a laqueadura, mas também já estou com 44 e posso estar tendo devido a idade.
      Portanto, não tem muito como saber.
      Um abraço,

  4. Fiz ligadura de trompas a quase 8 anos e depois de 45 de atraso menstrual e tres bhcg positvo tive um sangramento muiiiiito forte e a ultra me disse que não tinha nada. Será que estava grávida????

      1. flor sim vc estava gravida pq existe o falso negativo mais nunca o falso positivo entao infelizmente vc perdeu o seu bb….

  5. ola ,tenho 32 anos tive um bebe recentemente,fiz a laqueadura pq como seria minha terceira gravidez não queria mais ter filhos mas aconteceu dele falecer e gostaria de saber qual o procedimentos para uma nova gravidez…ainda tenho chance de engravidar pq a laqueadura foi feita no dia do parto e foi cesárea…tive uma menstruaçao normal….e a laqueadura eh recente ??????

    1. Daniela, a reversão da laqueadura é bastante difícil, mas não é totalmente impossível.
      Entre em contato com seu médico e veja com ele o que pode ser feito.
      Um abraço e boa sorte para vc e sua família.

  6. Olá!!!O seu parto foi cesária? Pois estou de 5 meses e a três anos fiz abdominoplastia , já tenho um menino e a dr. disse que ao cortar minha barriga para fazer a cesária corta também os músculos e com certeza minha barriga não vai ficar igual…

    1. O parto depois da plástica foi cesária e não perdi a cirurgia após o parto.
      Bjos

  7. Tenho um casal de Gêmeos e tenho 2 e meio que fiz uma abdominoplastia, e agora descobri que estou gravida novamente… e com muito medo de vim Gêmeos novamente pq ai eu acho que vai ser mais complicado minha barriga esticar tanto… tava muito feliz com meu corpo e estou morrendo de medo de perder tudo que tinha conseguido, pois não sei se tenho coragem de encarar outra abdominoplastia kkkk, meu sonho e queimar a língua de muita gente que está falando que essa gravidez vai acabar com meu corpo, Embora o que eu mais poço a Deus que meu filho venha perfeito e com muita saúde e que depois com meu corpo agente vê o que faz kkkkk, Mas claro se puder juntar o útil e o agradável seria bem melhor né? kkkk Ler tudo que vc escreveu me deu forças e coragem em pensar que tudo vai dar certo, pois no fundo no fundo estou morrendo de medo. bjos

    1. Imagino o que você está sentido Meire. Dá muito medo mesmo. Mas, vai dar tudo certo. Se possível tenha acompanhamento de nutricionista e de um preparador físico durante a gravidez, isso fez toda diferença.
      Se não, tente fazer uma alimentação balanceada e os exercícios físicos que seu ginecologista permitir.

  8. Oi Alessandra, fiz laqueadura a 8 anos, minha menstruação esta atrasada, mais nada de sintomas de gravidez, enjoo, os seios doem, mais isso eu tenho sempre… só uma coisa que esta me incomodando… minha barriga ta inchada (como quando fica no período menstrual) parece gases… incomoda… mais meu intestino tá funcionando bem?? acho recente pra um teste… Mais queria saber se sentiu algum desconforto parecido??

    Obrigada! e parabéns pela filha linda!! Deus abençoe!

    1. Olá Mara!
      Tenho uma relação muito íntima com meu corpo e conheço cada sinal.
      O primeiro deles foi minha menstruação que atrasou, depois os seios doendo e uma TPM fortíssima que não passava por nada. Fiquei terrivelmente, irritada, irada mesmo por 2 meses. Fiz o teste de laboratório com 1 semana de atraso e já deu positivo. Não faça de farmácia, porque este não é totalmente confiável. Se você está na dúvida, faça logo o teste, não precisa jejum nem pedido do médico e custa menos que R$50,00.
      Bjos e boa sorte.

  9. OLa , eu fiz a laqueação tubar depois de uma cesariana o meu baby tem 9 meses mas tenho um km 3 anos e uma menina km 8 anos…. efetivamene já estou com atraso quando sou muito regular …Poderei estar Gravida?? Obrigado

    1. Olá Inês. O melhor a fazer é procurar seu médico e fazer um exame da laboratório para você tirar sua dúvida.
      bjos e boa sorte!

  10. Nossa Luciana! Sinto muito por vocês! O risco de fazer laqueadura na hora do parto é este, de querer outro filho depois. Mas, Deus e a natureza está acima de tudo e se este for o desejo de vocês, acreditem e converse com seu médico sobre as possibilidades.
    Um abraço!

  11. Alessandra,

    Fiquei muito curiosa para saber sua opinião sobre a recuperação da cirurgia de sutura dos músculos devido a diástase. Você pode me dizer se foi dolorosa e se você teve de ficar muito tempo sem esticar o corpo, andando curva? Ouvi dizer que por vários dias é necessário não se esticar verticalmente.

    1. Olá Stela, eu não tive problemas com a recuperação, não.
      Foi tranquilo. Não fiquei muito encurvada, não. Acho que foi por uma semana mais ou menos, depois já fui consertando a postura.

  12. Olá Alessandra, minha história parece a sua. Pois já era mãe de meninos, quando engravidei já laqueada de minha filhinha, ela teve sofrimento no parto e isto atrasou seu desenvolvimento, minha vida é uma luta diária, pois acompanho nas terapias. Após o parto dela fiz laqueadura de novo, desta vez acompanhada por mais obstetras renomados em minha cidade, ou seja trabalhava na maternidade e montei uma equipe para garantir que minha laqueadura daria certo. Hoje, se passaram dois anos e sete meses e há semana descobrir que estou grávida de 06 semanas. Estou em estado de choque, pois tenho 40 anos, um história de retirada de miomas, três cesarianas e duas laqueaduras. Somente choro e peço forças à Deus.

    1. Se vc tiver condiçao de criar nao se preocupe. Pois em Proverbios 16 diz. Do homem é a preparação do coração mas do Senhor é a resposta da boca.
      Vem de ti para povoar. Entregue seu filho a Deus. E a sua bênção sera restituída. Paz

    2. VERDADE AMIGA,DOBRE SEUS JOELHOS NO CHAO E AGRADEÇA AO SENHOR.COMO QUERIA ESTAR EM SEU LUGAR.FIZ UMA LAQUEADURA E HJ TENHO DEPRESSAO POR NAO ENGRAVIDAR D NOVO.DEUS É CONTIGO E ELE TEM GRANDES PLANOS NA SUA VIDA

      1. Sim, com certeza, Denise!
        Hoje, a Juju é a razão da minha vida.
        Bjos

  13. Auxiliadora, tenha fé em Deus! A maternidade é uma dádiva. Se estás para receber uma criança, é porque Deus confia em ti pra isso!

  14. olhar meu nome é lia tenho 13 anos de laquiadura quais as chances de engravidar denovo

    1. Olá Lia!
      Não sou especialista neste assunto, nem sou da área médica. Este é apenas o relato do que aconteceu comigo. Pelo pouco que li, a laqueadura é um método contraceptivo que tem sua margem de falhas ou erros como qualquer outro e a margem é de 2%. Mas, só o seu médico pode conversar com você e esclarecer mais sobre o assunto.
      Bjos e volte sempre.

  15. Olá! Sou a Luciana e tenho 41 anos. Há apenas 6 meses fiz uma abdominoplastia e estou grávida de 5 semanas.
    Tenho buscado diariamente informações sobre pessoas em situação semelhante. Agradeço à Deus cada vez que vejo uma história como esta, pois me dá ânimo e esperança de ter uma gravidez o menos sofrida possível e com um bebê saudável! Não estou preocupada com a plástica. Minha preocupação central é ter um bebê saudável, que não sofra pela falta de espaço e de meu incômodo não ser insuportável.
    Faço votos que todas – especialmente a Auxiliadora – fiquem bem!

    1. Meninas tbem estou na mesma situação, 2 duas gestações, após a segunda tive 2 hérnias uma umbilical e uma incisional e tbem diástase dos retos. Passados 5 meses um susto, outra gravidez, sinto dores, muita preocupação com relação a mais uma cirurgia (cesária) mas um nhga pequena está bem e já fama para a 22 semana!

      1. Olá Luciane. Nossa, é um susto mesmo, né? Mas, vai dar tudo certo! O importante é você controlar o peso agora para não crescer demais essa barriga (como se a gente conseguisse segurar, né?). Vc chegou a fazer a cirurgia de diastase e hérnia antes dessa nova gravidez?
        Bjos e volte sempre

  16. Luciana, fique tranquila!
    Vai dar tudo certo!
    Como disse meu cirurgião, a pele tem capacidade de esticar novamente e o organismo a capacidade de gerar um bebê saudável. O meu maior medo também era este: de meu bebê não ter espaço e não se desenvolver. Realmente, ela não cresceu ao ponto de se comparar com os irmãos, foi um bebê bem pequeno, mas nasceu dentro dos parâmetros normais e hoje ela é uma criança com crescimento e desenvolvimento normal, na verdade, é a mais esperta e levada da casa.
    Boa sorte e volte sempre!
    Bjos

  17. nossa Auxiladora estou a tres anos tentando ficar gravida pois sou laqueada ja que o meu medico pois medo em mim e principalmente no meu esposo devido a 4 cesareanas todos os meus filhos sao meninos e o meu sonho e ter uma menina ela ja tem ate nome Acsa Hadassa, e depois que li o seu realato, seu testemunho ja tinha fe agora minha fe dobrou creia que tudoooo ja deu certo

  18. linda historia amei..
    eu tenho 3 filhos e queria ficar gravida novamente pois tenho 34 anos e meu filho mas velho tem 19 e a mas nova 14 anos,queria ter outro bebe deste meu novo marido,mas não sei se eu amarrei as tropas ou tirei,mas queria ser mae de novo..

    1. Nossa Alexia, tão nova e com os filhos todos criados! Que delícia!
      Você tem que ver com seu médico, não é mesmo?
      Com a tecnologia de hoje você pode ter o filho com seu marido, sim.
      Tem outras formas, por exemplo com a inseminação artificial.
      bjos e boa sorte.

  19. Olá!! gostei muito do resultado da sua cirurgia, ficou perfeita, se possível por favor poderia me passar o nome do cirurgião?? Grata..

    1. Olá Cléia, ele se chama Marcus Vinícius Mafra e atende pela Unimed. Basta procurar o contato no catálogo.
      bjos e volte sempre!

  20. Me fala uma coisa eu tb tive uma grande diástase e ganhei uma hérnia humbilical após a gravidez? Deus prá fazer as duas cirurgias juntas? (abdominoplastia e retirada da hérnia)?

    1. Olá Fernanda.
      Sim, fiz tudo de uma vez só. Nem justifica fazer separdo.
      Fiz a hérnia, a sutura dos retos abdominais, a abdominoplastia e uma lipo escultura. Tiramos um pouco de gordura da barriga e injetamos nos glúteos.
      Bjos

  21. Vi que a possibilidade de engravidar após laqueadura e de 1% mais tem tantos relatos de gravidez. Fiz a minha a 35 dias e menstruação está atrasada a 2 dias estou com medo.

    1. Olá Si.
      Fique tranquila.
      Acho que não deve ser nada.
      Mas, procure seu médico para lhe orientar melhor.
      bjos e volte sempre!

  22. oi, laqueadura pelo umbigo pode ser feito depois de dois anos depois do parto?

  23. OLA ALESSANDRA SOU LIGADA A 11 ANOS DEPOIS DE UMA GRAVIDEZ DE GEMEOS, A 4 ANOS A DOIS ANOS ATRAS FIZ ABDOMINOPLASTIA E RETIREI TBM UM ENDOMETRIOMA NA PAREDE ABDOMINAL , E AGORA MINHA MENSTRUAÇÃO QUE NUNCA ATRASOU PELO CONTRARIO MEU CICLO É DE 26 POIS ENTÃO A MESMA ESTA 45 DIAS ATRASADA FIZ TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA POSITIVO ! UMA PERGUNTA AS POSSIBILIDADES AUMENTAM QDO SE FAZ ABDOMINOPLASTIA? O QUE OS SEUS MEDICOS FALARAM SOBRE ESS ASSUNTO? OU SOMENTE UMA COINCIDÊNCIA?, CONFESSO QUE TORÇO PARA QUE O TESTE ESTEJA ERRADO QUERO MUITO ESTAR GRAVIDA. RENATA

    1. Olá Renata!
      Acho que a questão da abdominoplastia é apenas coincidência.
      Sobre o teste de farmácia é quase impossível dar falso positivo, geralmente dá falso negativo, o que aconteceu comigo.
      Faça o teste de laboratório. Não é preciso pedido médico, basta chegar no local e pedir para fazer o HCG.
      Assim que estiver com o resultado em mãos (positivo ou negativo) procure seu médico.
      bjos e boa sorte!

  24. OLA ALESSANDRA SOU LIGADA 4 ANOS ESTOU COM COM ATRASO 1 MES SERÁ QUE EU ESTOU GRAVIDA?

    1. Mariana, está esperando o quê para fazer o exame? Vá a qualquer laboratório e peça para fazer o HCG. É baratinho e não precisa pedido.
      Bjos e boa sorte!

  25. oi sou laqueada a 9 anos,,,,ja faz 2 meses que nao desce pra mim,,,,fiz coleta de sangue e urina mas deu negativo,,,,tem tres dias que so borra a calcinha de sangue e para,, passa um a dois dias mesma coisa e ate hoje o que pode ser?????nao menstruo ,,,,so que tomei leite com canela quente,,,,pode haver de eu estar gravida???????

    1. Olá Adriana! Acho que vc deve ir ao médico para ver o que está acontecendo.
      O exame de sangue não costuma dar resultado errado, mas é bom conferir.
      bjos e boa sorte!

  26. oi querida alesandra eu fiz a laqueadura das tronpas a seis mese ,quando tive meu casulinha so q ele faleceu resentemente,pois nasceu com cardiopatia congenita depois de pasar um mes na uti perdi meu peqeno sera q tenho chanses de engravidar novamente ele era o filho unico do meu segundo casamento ,eu e meu esposo queremos muinto outro filho ,gostari muinto q acontesese o mesmo q aconteceu com vc engravidar naturalmente

    1. Olá Marlúcia.
      O que aconteceu comigo está dentro dos 2% de probabilidade de falha do método contraceptivo, ou seja, é possível, mas é raro.
      Na verdade, acredito ter sido uma escolha de Deus. Só Ele controla nossa vida.
      Mas, imagino que você possa engravidar novamente, porém por outros métodos.
      Converse com algum especialista no assunto como seu ginecologista ou até mesmo uma clínica de fertilidade.
      Se você quer muito, acredite, vai dar certo!
      Bjos e boa sorte.

Comments are closed.