Muita gente usa maquiagem vencida, ignorando os reais perigos de tal hábito. Mas, será que os produtos com data de validade vencida causam danos à saúde?

Essa é uma das questões mais faladas por mim em sala de aula. Existe um certo hábito em usar a maquiagem vencida ou nem sequer saber qual a data de validade de seus produtos e acessórios. Na internet, existem ainda, vários vídeos mostrando como reaproveitar maquiagens quebradas, ressecadas sem nenhum critério de biossegurança ou cuidado com a saúde. Por isso, trouxe essa excelente pauta para discutirmos o assunto.

Usar maquiagem vencida faz mal à saúde?, por Alessandra Faria
Imagem por Depositphotos

Vermelhidão, acne e conjuntivite são problemas comuns causados pelo uso de produtos fora da validade

“O uso diário de maquiagem por mulheres, homens e adolescentes é muito comum. Por isso, é importante ficar atento aos sinais que os produtos estão apresentando para não colocar a saúde da sua pele em risco. Os cosméticos possuem uma data de validade, pois contêm ingredientes que, ao longo do tempo, podem sofrer alterações químicas e microbiológicas.

De acordo com um estudo da College of Optometrists, da Grã Bretanha, 9 a cada 10 mulheres usam maquiagem vencida. O problema é que isso pode trazer alguns riscos como irritações, alergias e até infecções. Acne, foliculite e descamação estão entre os problemas comuns ao utilizar esses produtos fora da validade. Sem contar que, o uso de maquiagem vencida na região dos olhos, pode causar alguns problemas ainda piores, como a conjuntivite.

Usar maquiagem vencida faz mal à saúde?, por Alessandra Faria
Imagem por Depositphotos

Maquiagem vencida pode conter bactérias e fungos

De acordo com Daniela Pontes, especialista em biossegurança, utilizar maquiagens fora do prazo de validade podem representar riscos significativos para a pele e a saúde em geral. “Além dos produtos vencidos não se adaptarem de forma correta na pele, eles podem ser prejudiciais à saúde. Isso acontece porque estes cosméticos podem conter bactérias, fungos e outros microrganismos que se proliferam após o prazo válido”, comenta ela.

Vale ressaltar que o prazo de validade de um cosmético é definido após a realização de vários testes. Dentre alguns, podemos citar o teste de estabilidade que estipula o tempo que o cosmético tem sua formulação estável com relação à textura, composição e proliferação de microorganismos. Outro ponto importante, é que não de se deve introduzir nenhuma substância em seu cosmético. Como, por exemplo, é viral na internet o uso de soro para fluidificar máscara de cílios ressecada. Pois, o ressecamento é um dos aspectos do cosmético com estabilidade comprometida.

“Outros pontos como a higiene pessoal e a limpeza adequada dos pincéis e esponjas de maquiagem são medidas importantes para evitar contaminações faciais. No caso dos materiais serem para uso profissional, eles precisam ser descartados após a utilização”, complementa.

Usar maquiagem vencida faz mal à saúde?, por Alessandra Faria
Imagem por Depositphotos

Produtos úmidos têm prazo de validade menor que os compactos

Produtos líquidos como bases, corretivos e máscaras de cílios, possuem uma validade inferior aos cosméticos em pó. “Como os produtos líquidos possuem água na composição, eles estão mais suscetíveis para a contaminação bacteriana. Os cosméticos líquidos possuem uma validade de no máximo 12 meses, enquanto os em pó, podem ser utilizados durante 36 meses”, explica a especialista.

Apesar do prazo, o armazenamento inadequado dos produtos podem fazer com que a sua validade seja comprometida. “Além da data apresentada na embalagem, a mudança de textura, coloração ou cheiro dos cosméticos, podem indicar que o produto esteja comprometido. A escolha de produtos de qualidade e de marcas confiáveis são fundamentais para reduzir os riscos à saúde”, finaliza Daniela.

Fique atento aos sinais

Sinais como vermelhidão, coceira ou ardor na pele, podem ser associados ao uso de maquiagens com o prazo fora de validade. Ao perceber essas reações, é importante retirar o produto e higienizar a região. Caso os sintomas persistam, é importante procurar orientação médica.

“Resumindo, sim, a maquiagem vencida faz mal. É importante respeitar a data que vem na embalagem, pois ela não está lá à toa e não é porque você usou um produto vencido alguma vez e não fez mal que isso não cause algum dano futuramente”, finaliza a especialista.

Sobre Daniela Pontes – É especialista em biossegurança estética, formada em biomedicina e proprietária do perfil “Biossegurança Descomplicada” no Instagram, que conta com mais de 23 mil seguidores. É coordenadora de depilação, há 13 anos, da Beauty Fair.

Pauta enviada por Make Buzz Comunicação.

Imagem de capa por Depositphotos