Sim. A TPM aumenta oleosidade da pele e existem estudos que comprovam essa afirmação.

A TPM – tensão pré menstrual, é conhecida por todas as mulheres. Esse período que antecede a menstruação carrega um conjunto de sensações físicas e emocionais que podem, inclusive, atrapalhar a qualidade de vida da mulher.

TPM e seus sintomas

A TPM é originária das alterações hormonais que geram nosso ciclo menstrual. Aproximadamente 10 dias antes da menstrução (esse período é bem variável. A minha TPM acontecia a partir do 7º dia antes da menstruação), as alterações hormonais começam acarretando vários sintomas. Entre eles podemos citar:

  • emocionais: irritabilidade excessiva, tristeza, depressão, estresse, desânimo…

Vale ressaltar que algumas mulheres passam por todos esses sintomas, outras experimentam um ou outro e algumas poucas, não percebem nenhuma alteração no humor ou no corpo.

TPM aumenta a oleosidade da pele

A TPM aumenta consideravelmente a oleosidade da pele devido ao aumento na produção de sebo no organismo causado pelas alterações hormonais do período. Com isso, pode haver o surgimento de cravos e espinhas no rosto, costas e atrás da orelha. Pessoas com pele mista a oleosa ficam ainda mais suscetíveis ao aparecimento de espinhas. Pessoas com pele acneica tem um aumento de lesões considerável.

TPM aumenta a oleosidade da pele por Alessandra Faria

Como cuidar da pele durante a TPM

O primeiro passo para se evitar o aparecimento de cravos e espinhas durante a TPM é a limpeza diária em casa.

Lavar o rosto com produtos específicos para seu tipo de pele ao menos duas vezes ao dia é fundamental. Uso diariamente o Actine pele acneica, pois tenho acne da mulher adulta. Uso uma a duas vezes ao dia. Ele me foi recomendado por dermatologista e é excelente para controle da oleosidade da pele.

O uso do tônico não deve ser descartado. Muitas pessoas pensam que tônico pode ser descartado no momento da limpeza da pele. Na verdade, ele é capaz de retirar alguma impureza que ainda restou após o uso de produto de limpeza e, o mais importante, ele reequilibra o PH da pele, evitando o efeito rebote. (produção de mais sebo)

O hidratante também é importante. Sempre pensando no produto adequado ao tipo de pele.

Alimentação está ligada ao aumento da produção de sebo pelo organismo?

Existem alguns alimentos que são sim, inflamatórios. Estes alimentos podem propiciar o aumento da produção de sebo e devem ser evitados. Fiz há algum tempo um artigo sobre dieta anti inflamatória e acho que devem ler para completar as informações.

Finalmente, no caso de ter uma produção muito excessiva de oleosidade na pele, é preciso consultar um dermatologista e/ou ginecologista para que ele prescreva o melhor tratamento para você.

Fotos: reprodução.