Olá Queridas e Queridos!

Retenção de líquidos é um tema que muito me interessa, pois sofro horrores com esse mal. Por isso hoje eu trouxe 5 dias para evitar o inchaço.

A retenção de líquidos é o acúmulo de líquido no corpo visível principalmente nas pernas, braços, barriga e rosto. Como o corpo é feito basicamente de água, às vezes, por motivos específicos, ele pode armazenar líquido em excesso.

Eu sofro muito com isso e em mim a retenção de líquidos está fortemente presente no abdômen. Essa retenção acontece ao longo do dia e no final da noite. No exato momento que preciso entrar naquele little black dress, minha barriga está enorme.

Existem vários fatores que podem ocasionar a retenção de líquidos. Alguns ligados à dieta, mau funcionamento do intestino ou falta de exercícios físicos. Mas, outros estão relacionados a doenças, gravidez e até uso de remédios controlados. Nests casos é necessária a visita ao seu médico para lhe orientar.

Estando a saúde em perfeito estado, é possível evitar a retenção de líquidos mudando alguns hábitos.

retenção_de_líquidos_como_evitar_o_inchaço_nas_pernas_barriga_braços_por_alessandra_faria3

“A especialista em massagens Patrícia Silva, que atende pelo aplicativo Singu preparou algumas dicas de como evitar a retenção de líquidos:

  1. Beba bastante água

Além de manter a hidratação, a ingestão de 2 litros de água por dia (valor médio por adulto, que pode alterar de acordo com altura, peso e clima local) deixa as células do corpo mais irrigadas, assim o organismo tende a reter menos sódio. Águas saborizadas é uma ótima opção para ajudar na hidratação.

2. Movimente-se

Trabalhar por muitas horas sentada ou em pé é um grande problema para a circulação do sangue. Procure manter-se em movimento sempre que possível. Levante e/ou faça pequenas caminhadas de tempos em tempos para que sua circulação funcione bem.

A prática do exercício físico moderado constante é outra ótima alternativa para melhorar o inchaço, estimular a circulação, o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, evitando, inclusive, a formação de edemas. Exercícios na água são excelentes para evitar a retenção de líquidos: natação e hidroginástica fazem uma drenagem linfática natural no corpo.

3. Aposte nos chás

Seja no inverno ou verão, os chás são bebidas que aquecem ou refrescam, ajudando na hidratação eliminação de líquidos e até na melhora do sistema imunológico. Hibisco, chá verde, cavalinha e canela são alguns chás que ajudam não só no desinchar, como em diversos benefícios para o organismo.

4. Diminua a quantidade de sal

Maneirar na quantidade de sal durante as refeições é essencial para que o seu corpo retenha menos líquido. Uma alternativa para não deixar os alimentos sem gosto é investir em temperos naturais, como ervas ou limão.

5. Aproveite seu momento nas massagens

A drenagem linfática e a massagem modeladora são técnicas que ajudam combater a retenção de líquidos. A primeira ajuda a drenar líquidos e toxinas acumuladas, já a segunda auxilia na fluidez dos líquidos, facilitando sua eliminação.

Sobre o SINGU: O aplicativo Singu disponibiliza serviços de massagem relaxante, depilação, manicure e limpeza de sobrancelhas, cujos preços são tabelados e o atendimento pode ser feito no local escolhido pelo cliente. Disponível apenas para algumas regiões de Rio de Janeiro e São Paulo.

Espero que chegue logo aqui em BH.

Parte da pauta enviada por Fala Criativa Comunicação.

Fotos: reprodução.

One Reply to “Como evitar a retenção de líquidos!”

Comments are closed.