Olá Queridas!

Hoje começo uma nova série no blog sobre os Benefícios da Estética Corporal para a saúde e o bem estar. O primeiro tema é a drenagem linfática.

benefícios da drenagem-linfatica

Para me ajudar com os artigos desta série convidei uma ex-aluna muito querida, a Renata Brito, que é formada em Estética e Cosmetologia, pós-graduada em Cosmetologia Clínica e Dermocosméticos e professora de estágio do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário UNA. A Renata faz atendimento domiciliar ou na clínica, dependendo da necessidade da cliente.

O belo e a beleza têm sido objeto de estudo ao longo de toda história da filosofia. A estética enquanto disciplina filosófica, surgiu na Antiga Grécia, como uma reflexão sobre as manifestações do belo natural e do belo artístico (fonte aqui).

Já a drenagem linfática manual começou a ser conhecida em 1892, quando Winiwater a descreveu, tomando como base o conhecimento da sua época.Drenagem linfática, sendo descrita como: “Massagem manual feita com propósito de favorecer o escoamento de líquidos excedentes nos espaços extra e intracelular (intersticial) por excesso de entrada ou por dificuldade de escoamento através de manobras que estimulem a circulação, daí aos vasos linfáticos, vasos venosos, coração e rins (fonte aqui).

Segundo Renata Brito a “drenagem linfática manual é o método de terapia manual mais utilizado atualmente por profissionais da saúde e estética. É uma técnica com embasamento científico e que exige do profissional um grande conhecimento de anatomia e fisiologia humana. Na primeira vez que a maioria das pessoas recebe a drenagem linfática manual fica um pouco surpresa e até mesmo incrédula, pois é um tipo de massagem bem lento, com pouca pressão e velocidade. Alguns clientes e até mesmo profissionais confundem a drenagem com massagem clássica, que é mais vigorosa, rápida e com maior pressão.

É uma técnica que traz excelentes resultados e é indicada desde em pequenos inchaços até grandes edemas patológicos. A drenagem faz com que o sistema linfático fique mais ativo e eficaz. Influencia direta ou indiretamente no aumento da captação do líquido que está provocando o edema , nas respostas imunológicas (o sistema linfático também tem papel imunológico), na melhora do funcionamento intestinal, no relaxamento, analgesia da região tratada (diminuição de dor), no aumento de líquido excretado (o cliente urina mais após a sessão), na melhora da nutrição celular, na desintoxicação dos tecidos, na diminuição da celulite.

As mulheres em geral têm uma tendência grande a inchaços que trazem muito incômodo, dor, peso nos membros, piora da celulite, aumento das circunferências corporais. Com a drenagem pode-se melhorar todos estes sintomas desde a primeira sessão, além de trazer um grande relaxamento durante sua execução.

O problema é que o edema costuma ser novamente formado, muitas vezes por causa de pílula, alimentação, sedentarismo, pré disposição. O profissional tem que fazer uma boa avaliação para identificar o que está causando o edema, podendo preveni-lo ou diminuir a intensidade de formação.

A drenagem linfática tem contra indicação absoluta em pessoas com tumores malignos, com infecções agudas, insuficiência renal, com trombose venosa. É fundamental fazer uma boa avaliação da pessoa que irá receber a drenagem.

A drenagem linfática também é indicada para grávidas após 3 meses de gravidez e no pós operatórios de cirurgia plástica.

Drenagem Linfática Manual é saúde, estética e bem-estar!”

Fotos: reprodução.

2 Replies to “Benefícios da estética corporal: drenagem linfática.”

Comments are closed.