Olá Queridas e Queridos!

Chá de limão e gengibre é um ótimo companheiro para o inverno e para melhorar os sintomas da gripe ou para quem deseja acelerar o metabolismo.

chá_de_limão_e_gengibre_para_resfriado_acelerar_metabolismo_por_alessandra_faria2

Com a chegada das baixas temperaturas somada à pouca umidade do ar, o inverno é um tempo propício para o aparecimento de gripes, resfriados, infecções das vias aéreas e alergias. Aqui em casa sofremos um pouco com isso, pois todos temos rinite.

Algumas dicas são valiosas nessa época como a hidratação, que a gente muitas vezes reduz no inverno. Deixar a casa aberta o máximo possível para ventilar e circular o ar. Lavar sempre as mãos. Se alimentar bem, incluindo proteínas na dieta. Evitar locais muito cheios e evitar proximidade de pessoas gripadas.

Mas, se apesar de tudo isso ainda assim o resfriado te pegar, é bom fazer alguns procedimentos para aliviar os sintomas. Um deles é se manter aquecido. Usar meias e alimentos quentes ajuda um pouco. É aí que entram os chás que nossas mães e avós costumavam fazer para nós.

Aqui em casa, uso muito o chá de limão e gengibre. O limão é fonte de vitamina C e o gengibre é um alimento termogênico que além de elevar a temperatura corporal, ajuda a acelerar o metabolismo. Além disso, o chá de limão e gengibre é diurético o que ajuda a melhorar a retenção de líquidos, aparecimento de celulite e ainda turbina o sistema imunológico. Eu uso com uma certa frequência e gosto de acrescentar canela e hortelã ao meu chá. Tomo com 3 gotas de adoçante, mas para o resfriado, pode-se acrescentar mel.

chá_de_limão_e_gengibre_para_resfriado_acelerar_metabolismo_por_alessandra_faria

Receita de chá de limão e gengibre.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água filtrada;
  • 1 rodela de gengibre;
  • 1 limão espremido.

Modo de preparo:

Leve a água para aquecer até criar bolhas de ar. Em seguida, coloque a rodela de gengibre (eu ralo um pouco do gengibre para soltar mais o gosto) e deixe por 5 minutos. Coe e esprema o suco de limão. Adoce com mel e sirva em jejum.

Uso com uma certa frequência e gosto de acrescentar canela e hortelã ao meu chá. Tomo com 3 gotas de adoçante, mas para o resfriado, pode-se adoçar com mel.

Vocês já sabem, né? Se os sintomas da gripe ou resfriado persistirem deve-se procurar um médico, pois a gripe pode trazer complicações.

Fotos: reprodução.