Hoje trago dicas de como cuidar dos pés no inverno, pois nessa época usamos sapatos fechados por mais tempo, deixando-os abafados.

Sapatos como botas, tênis, scarpins, oxford são a nossa preferência na época de inverno. Afinal, manter os pés quentes é fundamental para evitar gripes e resfriados. Porém, esse “abafamento” dos pés criam um ambiente propício para algumas doenças como micose, unha encravada, frieira, proliferação de bactérias que originam o famoso chulé.

Mesmo na época do frio, quando os pés ficam abafados, eles transpiram. Calor e umidade formam um ambiente perfeito para proliferação de bactérias e fungos nos pés. Além, disso, é no inverno que a pele fica mais ressecada, podendo provocar inclusive as rachaduras no calcanhar.

Para ajudar vocês a evitar tais problemas trouxe algumas dicas de…

Como cuidar dos pés no inverno

“Muitas pessoas esquecem de cuidar dos pés nesse período mais gelado do ano, mas é nessa estação que surgem esses problemas”, explica Cristina Lopes, podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet, rede especializada em cuidados com os pés.

O cuidado com as unhas e a pele do pé é essencial nos dias frios, lembra a podóloga, mas também é preciso atentar-se para a escolha dos sapatos. Os calçados fechados usados nessa época propiciam o ambiente escuro, quente e úmido, ideal para o aparecimento das patologias da estação.

Para cuidar da saúde e do bem estar dos pés na estação mais fria do ano, a podóloga ensina algumas dicas:

1.Escolha sapatos confortáveis que não apertem os dedos para evitar que unhas encravem;

2.Dê preferência à meias de algodão, pois elas absorvem melhor o suor dos pés e permite que respirem. Lembre-se que meias não se repetem. – Devem ser trocadas diariamente.

3.Alterne os sapatos que utiliza e deixe-os em local arejado após o uso. – Eu os deixo fora do armário até o dia seguinte para que possam “respirar.

4.Hidrate os pés com cremes específicos para a região. – Existem várias opções no mercado. Gosto daqueles com cânfora na formulação, pois causam alívio a dores e cansaço nos pés.

5.Utilize produtos bactericidas nos sapatos e nos pés para evitar que fungos e bactérias se proliferem. – Particularmente, não gosto desses produtos, mas se funcionam para você, ótimo.

6.Seque bem os pés após o banho, para evitar o aparecimento de micoses e frieiras. – Dê atenção especial entre os dedos.

7.Diabéticos com pés afetados pela patologia devem evitar andar descalços.

8.Procure profissional especializado em podologia ao menos duas vezes por mês.

Sobre a Doctor Feet

Pioneira no segmento, a Doctor Feet é a mais ampla rede de serviços de cuidados e saúde para os pés e venda de produtos médicos e ortopédicos. Comemorando 20 anos de mercado, a marca conta com mais de 80 unidades, em 14 estados brasileiros.”

Fotos: reprodução.