Beleza de dentro para fora: a importância das vitaminas e minerais para saúde da pele já está mais que confirmada.

Com certeza você já ouviu o jargão que “a beleza vem de dentro”. Essa é uma grande verdade. Pois, uma pele saudável e tratada é sinônimo de beleza e boa aparência. Beleza essa que só é possível se nosso organismo estiver funcionando redondinho como relógio. Todos os órgãos trabalhando em equilíbrio, inclusive a pele: o maior órgão do corpo humano.

Por que devemos nutrir a pele adequadamente?

Toda pele precisa do equilíbrio certo de nutrientes para desempenhar bem o seu papel principal: ser uma barreira que protege rosto e o corpo de qualquer tipo de dano externo. A sua pele não guarda segredos. Como maior órgão do corpo, ela pode revelar muito sobre sua saúde interior. A pele nos indica níveis de hidratação e estresse, qualidade do sono, digestão, dieta e sua taxa de envelhecimento celular.

Embora você possa usar os melhores produtos para o skin care, talvez não obtenha um resultado realmente excepcional caso não esteja ingerindo os nutrientes necessários para saúde da pele.

Para ter a melhor pele de todos os tempos, alimente-a bem por dentro. Alimentar-se bem, não é apenas comer bem, é nutrir seu corpo. Quando a pele é nutrida com vitaminas e minerais importantes como vitamina A, C e E, zinco, cálcio e vitamina D, fica ainda mais bonita, radiante e cheia de viço. Ao deixar de nutri-la adequadamente é provável que você experimente uma pele sem brilho, seca, com linhas finas pronunciadas, rugas e manchas.

Muitas dessas vitaminas podem ser tomadas como suplementação oral, que também vão ajudar o organismo como um todo. Claro que esse reajuste na sua rotina de vitaminas e minerais não vai mostrar uma mudança da noite para o dia. Mas, definitivamente melhorará a qualidade geral de sua saúde e da pele a longo prazo. Posso dizer isso com categoria, pois utilizo suplementos há anos e o resultado é visível na minha pele.

Principais minerais e vitaminas para saúde da pele

Aqui estão algumas vitaminas importantes que você deve adicionar à sua dieta de beleza e pele saudável:

Vitamina C

A vitamina C faz duas grandes coisas para a sua pele: protege contra os raios UV e ajuda a sintetizar o colágeno. A produção de colágeno diminui naturalmente com a idade, então você precisa compensar essa perda para manter a sua pele firme. Também pode ajudar a reparar os danos causados ​​pelo sol e adicionar uma camada extra de proteção, mas lembre-se que mesmo tomando seu suplemento, você ainda precisa de protetor solar para proteção UV completa .

Vitamina D

Não tecnicamente uma vitamina, mas um hormônio. A vitamina D é produzida quando sua pele é exposta à luz ultravioleta B (UVB) do sol. Essa vitamina é vital para o reparo da pele, ossos fortes, crescimento de novas células e imunidade.

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante importante para combater os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Ela ainda ajuda a proteger a superfície da pele e prevenir a inflamação. Manter os níveis de vitamina E garante que ela esteja presente na camada oleosa da pele, ajudando a reduzir os danos causados pelo sol e dando uma aparência fresca e saudável. Se você tem pele seca, a vitamina E pode ser a sua suplementação indispensável.

Vitamina A

Outro potente antioxidante, a vitamina A combate os radicais livres, promove o crescimento de novas células saudáveis da pele, fortalecendo-a. Essa vitamina também ajuda a regular a produção de substâncias oleosas e é usada regularmente no tratamento de acne, eczema e psoríase.

Cálcio

O cálcio, especificamente um mineral, ajuda a preservar o brilho saudável da pele. Este micronutriente é armazenado na epiderme, a camada mais externa da pele. Manter o armazenamento de cálcio na epiderme ajuda na regeneração celular, regula a produção de sebo para manter a pele hidratada e livre de eczema. Além disso, ajuda a prevenir o câncer de pele, protegendo dos raios UV.

Zinco

Os efeitos do zinco na pele são diversos. Com sua ação cicatrizante, o mineral é essencial na formação de células da pele, ajudando-a a se curar após uma lesão. Influencia a produção das glândulas sebáceas e tem efeito anti-inflamatório, minimizando o aspecto da pele com acne e até a queda de cabelos. O zinco pode proteger a pele dos danos causados pelos raios UV devido à maneira como se comporta em relação a outros metais do corpo, como ferro e cobre.

Vitamina B7

A ingestão adequada de vitamina B7, ou biotina, previne erupções cutâneas e descamações do couro cabeludo. O composto também protege a pele a nível celular, combatendo os radicais livres (agentes de envelhecimento) e pode tratar as unhas quebradiças.

Vitamina B2

A vitamina B2, ou riboflavina, ajuda a manter o tecido da pele hidratado. Atingir a quantidade certa de vitaminas do complexo B em sua dieta para elevar a saúde da pele e das unhas. Essa meta pode ser facilmente alcançada mantendo o consumo de laticínios ou com uma suplementação.

Selênio

O selênio é outro poderoso antioxidante que combate os radicais livres e ajuda a reverter os danos causados à pele e retardar os sinais de envelhecimento. Também ajuda na função da tireoide, mantendo o metabolismo em ótima forma, o que, por sua vez, ajuda seu corpo a metabolizar todas essas ​​vitaminas que mantêm sua pele com ótima aparência.

Fotos: reprodução.