Os chás para aliviar os sintomas da menopausa são uma ótima opção natural e acessível para a mulher madura.

Quem está sofrendo com os efeitos colaterais da menopausa??? Eu estou passando por isso e confesso que não está sendo fácil. Principalmente, os famosos fogachos. Estes são ondas de calor que sobem pelo corpo, de dentro para fora. Em mim, sinto a onda subindo até a cabeça que, imediatamente lateja. Também me dá um desconforto como tonteira e até enjoo. Eu sinto algumas vezes ao dia. Mas, à noite é terrível. Principalmente a partir das 2 horas da manhã. Os episódios são mais intensos e contínuos. Isso está me fazendo perder o sono e trazendo outros problemas como cansaço, irritabilidade, déficit cognitivo, alterações de humor.

Reposição hormonal para aliviar os sintomas da menopausa

Por isso, comecei minha terapia de reposição hormonal, com acompanhamento da minha endócrino, Dra Bruna Mariza. Essa semana também irei ao meu ginecologista para ver se está tudo certinho. Pois, tem mais de duas semanas que comecei a TRH e os sintomas ainda persistem. Aproveitarei para fazer os exames de rotina como mamografia.

A alimentação é aliada da mulher, sempre

Enquanto os níveis de hormônio não se equilibram, saí em busca de soluções para aliviar os sintomas da menopausa. Pois sei que alimentação, sucos e chás podem ajudar tanto no climatério quanto na menopausa. Inclusive, já fiz um artigo sobre isso aqui. Lembrando que o climatério é o período que antecede a menopausa. Já a menopausa é o fim do ciclo reprodutivo da mulher. A menopausa pode ser observada a partir de 12 meses após a última menstruação. Todavia, em casos como o meu, que não tenho mais útero, a menopausa é comprovada por dosagem de hormônios (exame de sangue).

Chás que aliviam a menopausa

Dentre minhas buscas para aliviar os sintomas, principalmente os fogachos, um alimento foi recorte no resultado das pesquisas: amora. Segundo informações a folha da amoreira ajuda no controle hormonal, reduzindo o mal estar das ondas de calor.

Chá de folha de amoreira

Ingredientes

  • 10 folhas frescas da amoreira
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Infusão: Ferver a água e depois acrescentar as folhas de amoreira bem lavadas e picadas. Deixa repousar por 10 a 15 minutos, coar e tomar durante o dia. Se não for possível encontrar as folhas, você pode consumir o chá em cápsulas. Estas são encontradas pela internet ou em lojas de produtos naturais. (fonte)

Chá de sálvia

Outro alimento bem encontrado nos resultados foi o chá de sálvia. A erva, da mesma família do hortelã, é muito usada em temperos. Ela alivia os sintomas da menopausa. Além disso, a sálvia é um potente antioxidante, combatendo os radicais livres. (fonte)

Chá de sálvia

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de sálvia;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Verter uma xícara de água fervente sobre as folhas e deixar em infusão por cerca de 5 a 10 minutos e coar. O chá pode ser utilizado para fazer gargarejos ou bochechos várias vezes ao dia, tratar lesões na boca ou na garganta, ou pode-se tomar 1 xícara do chá, 3 vezes ao dia, para tratar a diarreia, melhorar a função digestiva ou reduzir o suor noturno. (fonte)

Chá de alcaçuz

Também conhecido como cimifuga racemosa, o alcaçuz é antioxidante. Um dos princípios ativos de sua raiz, o ácido glicirrizínico, age estimulando a função da glândula adrenal, regulando a produção do cortisol. Esse hormônio em excesso provoca é responsável por ganho de peso, fadiga crônica, depressão e ansiedade. Outro benefício do alcaçuz é que alívio para as ondas de calor da menopausa. (fonte)

Ingredientes

  • 1,5 litro de água
  • 2 colheres de sopa de raiz de alcaçuz

Preparo

Ferva a a água e adicione a raiz picada. Tampe e abafe por dez minutos. Coe e beba durante o dia. (Fonte)

Também pode ser encontrado em cápsulas. Esse princípio ativo está dentre os que minha médica me indicou, em fórmula manipulada.

Bônus: Suco de maracujá com lecitina

Já é sabido que o suco de maracujá tem propriedades calmantes. Já a lecitina de soja é rica em isoflavonas, fitohormônios que ajudam a regular as ondas de calor normais da menopausa.

Ingredientes

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba a seguir. Recomenda-se beber este suco 3 vezes por dia. Este suco está contraindicado para mulheres com pressão baixa. (fonte)

ATENÇÃO

Antes de iniciar o consumo de qualquer alimento, erva, suco ou chá com propriedades medicinais, procure seu médico ou nutricinista. Pois, as plantas e ervas, assim como os remédios industrializados podem ter efeitos colaterais e/ou contraindicações.

PROCURE AJUDA PROFISSIONAL

Vale ressaltar que essa fase da menopausa afeta diretamente a qualidade de vida da mulher. Portanto, torna-se necessário o acompanhamento de profissionais gabaritados para analisar a situação e indicar melhores opções de tratamento para os sintomas.

Fotos: reprodução.