A receita de filé ao molho de vinho, tomate confit acompanhados de purê de batata com queijo é a inspiração para o feriadão.

Semana Santa já está aí. Reza a tradição católica que de hoje até sexta-feira não se deve comer carne, somente bacalhau ou peixes. Mas, no sábado de aleluia a carne está liberada.

Por isso, trouxe essa receita para vocês. Ela fez muito sucesso no meu instagram e faz parte da tag #cozinhamalucadaAlêedoRê que acontece aos fins de semana. Você pode ver os vídeos nos destaques do perfil na Food & Drinks.

A receita parece complexa pois envolve vários processos. Mas, acreditem, tem dificuldade média para baixa, caso seja realizada por duas pessoas. É o que recomendamos. Cozinhar juntos nos ajuda a desenvolver nosso relacionamento. Pois, temos que tomar decisões juntos, ouvir e confiar um no outro quando discordamos.

Como vocês já perceberam, a #cozinhamalucadaAlêedoRê leva esse nome não é à toa.

Nós cozinhamos de forma intuitiva, sem receita. Muitas vezes recorremos à pesquisa da internet quando há dúvidas. O resto, a gente confia no nosso paladar, observação e experiência. Obviamente, somos apenas um casal que gosta de cozinhar, de forma bem despretensiosa.

Filé ao molho de vinho com purê de batata e tomate confit

Para o filé:


– 1 kg de filé mignon já limpo e cortado em medalhões de aproximadamente dois dedos; molho inglês; sal a gosto.

Preparo: Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e deixe bem quente. Vá colocando os medalhões até ocupar todo fundo. Pingue um pouco de molho inglês em cada medalhão e sele a carne por, aproximadamente 3 a 4 minutos de cada lado. Reserve e repita o processo com o restante da carne. Não acrescente sal ainda. Este vai apenas ao final do preparo da carne. O objetivo é manter a carne suculenta.


Para o molho:

– 1 garrafa de vinho tinto seco; 3 dentes de alho inteiros; 4 colheres de sopa de açúcar; 1 pitada de sal.

Preparo: Jogue o vinho no caldo da carne, na panela onde os medalhões foram selados. Acrescente 3 dentes de alho e uma pitada de sal e o açúcar, deixe o molho reduzir até virar uma calda.

Finalização da carne: Retire o molho da panela, coloque mais um fio de azeite, deixe ficar bem quente. Volte com os medalhões de filé por mais 2 minutos de cada lado. Jogue uma pitada de sal (a gosto) em cada lado de cada medalhão. Se for necessário pingue mais um pouco de molho inglês em cada lado. Fique atento ao ponto da carne. Por dentro o filé deve ficar rosado.

Para o purê de batatas:

– 1 kg de batatas; 1 lata de creme de leite; 2 collheres de manteiga; 1 fio de azeite; 300 gr de parmesão fresco ralado; 1/4 de xícara de leite integral.

Preparo:
Cozinhe um kg de batata inglesa até ficar bem macia. Retire da panela, descasque, amasse com garfo ou espremedor de batata (não use mixer). Coloque duas colheres de manteiga numa panela com um fio de azeite. Acrescente massa de alho a gosto, coloque a batata, 1/4 de xícara de leite integral, mexa até ficar homogêneo. Coloque o creme de leite, misture, coloque o queijo parmesão e misture até derreter. Sirva quente.


Para o Tomate confitado

Faça o suficiente para uma refeição ou par armazenar.
– Tomate grape; Azeite; Alho; Ervas,
Lave e seque bem os tomates. Em uma panela funda e pequena coloque os tomates e azeite até cobri-los por inteiro. Acrescente 2 a 3 dentes de alho e ervas a gosto. Eu usei orégano e alecrim secos e ficou ótimo.

Preparo: Use a menor trempe do fogão, com fogo baixíssimo e deixe o tomate confitando. Lembre-se de ficar atenta para o fogo não apagar e o azeite não fritar o tomate. Se necessário, apague e ligue novamente o fogo para controlar a temperatura. O tempo para esse cozimento é, em média, uma hora. Portanto, comece sua receita pelo tomate.