Os desfiles 24a Minas Trend foram determinantes para fazer dessa edição memorável.

Com uma moda muito criativa, leve, solta e totalmente solar, os desfiles da 24a Edição do Minas Trend apresentaram as tendências do verão 2020, nos dias 08 a 10 de abril.

O desfile de abertura aconteceu na noite do dia 08 e trouxe a moda mineira de forma coletiva, com várias marcas passando pela passarela. O desfile teve trilha sonora de Zélia Duncan cantando, ao vivo, músicas de Milton Nascimento, acompanhada por um violoncelista. Após a apresentação aconteceu um de coquetel somente para convidados. Quem me acompanha pelo instagram, viu a cobertura just in time por lá.

A passarela sobre as águas.

Vale um destaque para passarela. Com palco em forma de esqueleto de casco de navio, a passarela em forma de píer se estendia sobre o mar (ou rio) de águas azuis, feitas por vinil adesivo.

Primeiro desfile aberto do Minas Trend.

Se o desfile do primeiro dia foi fechado, na terça feira, pela primeira vez em 10 anos, houve um desfile aberto ao público. Com trilha ao vivo da cantora JhêDelacroix, as modelos desfilaram em meio ao cenário lúdico e sustentável criado pelo multifacetado Ronaldo Fraga.

Os desfiles da noite foram incríveis e Skazi fechou esse segundo dia com um mega show com Jota Quest.

Sobre as principais tendências do verão 2020.

Como o próprio tema dessa edição de nome “Em Dias de Sol”, as tendências trazidas pelos desfiles 24a Minas Trend foram bem descontraídas, leves, solares e praianas. Vejam:

Os babados vem em camadas, com muito gingado e movimento, inclusive no curo de Patrícia Mota.

Volume: o volume foi aplicado em partes específicas das peças, principalmente em mangas. Bem bufantes, franzidas ou embabadadas.

Fluidez e transparência em peças soltas. Tecidos nobres e fluidos deixam a silhueta em evidência de forma velada.

Assimetria: peças assimétricas como saia trompete de babado Patrícia Mota, além das maxi camisas e vestidos mullet da Skazi são algumas que marcaram essa tendência para o próximo verão.

Amarrações: Em pontos inusitados como nos seios ou com toque oriental, as amarrações foram uma constante nos desfiles.

Mix de estampas: As estampas grandes, florais, alegres se misturam a outras estampas de forma harmoniosa com inspiração na floresta equatorial, como aconteceu no desfile de Fátima Scofield e no desfile coletivo.

Cartela de cores quentes: As cores foram exploradas com inspiração nos quatro elementos (desfile Patrícia Mota), principalmente na terra. Tons quentes e terrosos misturam as riquezas do sertão mineiro e nordestino (desfile Alagoas). Entre elas o ocre, telha, amarelo queimado, bege, coral lavado, azul claro, entre outras.

Hand made. Uma das principais características da moda mineira é o feito à mão. Crochê e bordados manuais mineiros se misturaram à renda de bilro do nordeste. Uma comunhão de tradições tão parecidas, porém distintas.

Brilho: peças metalizadas tanto no dourado quanto no prateado, em todos os seus tons e formas, também estiveram presentes.

Democracia e diversidade na moda mineira.

Com certeza, a 24ª Edição do Minas Trend foi a mais rica de todas. Seja na abertura democrática, que permitiu um acesso maior e melhor do público ao evento. Seja na riqueza de criatividade dos desfiles. Seja na diversidade de atrações que uniram moda, arte, gastronomia, cultura, sustentabilidade e tradição oferecidas pelo evento.

Fotos: Agência Fotosite Para Minas Trend.