Mulheres negras e super estilosas, desfilando seus looks no street style ou moda de rua é o tema do nosso artigo de hoje.

Na área da beleza, como maquiadora e professora de maquiagem e imagem pessoal, sempre falei da importância de se respeitar a diversidade e a inclusão social. Abordei em sala de aula algumas vezes sobre a segregação racial no mercado da beleza, especificamente nos cosméticos de maquiagem. Falei sobre como era difícil se encontrar produtos adequados que valorizassem devidamente a pele negra e seu brilho incrível.

mulheres negras no street style por Alessandra Faria
o racismo velado e os mecanismos de busca de imagens na internet

O racismo velado

Mas, a questão do racismo vai muito além de uma cor de base. É tão forte e já está tão arraigado na nossa cultura, que muitas vezes cometemos o racismo e nem percebemos. Ele nos foi ensinado, está nas nossas entranhas. É preciso falar exaustivamente sobre o assunto para que possamos entender de onde vem e onde está. É preciso falar para perceber nossos atos, nossas escolhas, nossos olhares, conscientes e inconscientes que nos levam a praticar o ódio velado ao nosso semelhante. É preciso falar para que possamos ensinar aos nossos filhos o amor, a empatia e a igualdade.

mulheres negras no street style por Alessandra Faria
o racismo velado e os mecanismos de busca de imagens na internet

Momentos difíceis trazem reflexões e novos comportamentos

Estamos vivendo um momento extremamente delicado, difícil para todos e que está nos deixando com os nervos à flor da pele. Momento propício para nos colocarmos na pele do outro e tentar entender um pouco a sua dor.

Por isso, resolvi fazer esse post com mulheres negras no street style. Pois, já estava incomodada com o fato de fazer pesquisa de imagens para ilustrar meus posts e sempre aparecer mulheres brancas e jovens. Independente do termo de pesquisa, que geralmente é o tema do post, sempre o mesmo padrão. Mas, tolinha, achei que fosse escassez de fotos de moda e beleza de mulheres negras nas redes sociais. (Geralmente, pesquiso no Pinterest e no Google images).

mulheres negras estilosas no street style por Alessandra Faria
o racismo velado e os mecanismos de busca de imagens na internet

Mulheres negras no street style

Ontem, resolvi ser mais específica e digitei como temo de pesquisa: Mulheres negras no street style, no Pinterest e encontrei imagens lindas com os looks dos mais variados temas tratados aqui. Cheguei à conclusão que os mecanismos de busca são tendenciosos e que é preciso prestar atenção ao padrão que é mostrado por eles.

Por fim, deixo aqui essa reflexão sobre o racismo velado. Não adianta levantar a bandeira negra, usar hashtags, falar sobre o amor ao próximo, apenas. É preciso praticar o amor. É preciso observar os atos diários e NÃO PRATICAR O RACISMO VELADO. É preciso se colocar no lugar do outro e entender a sua luta, para se juntar a ela. Porque qualquer outra coisa fora disso não passa de marketing pessoal, digital ou político.

Peço desculpas por ter poucas fotos de mulheres negras no blog. Estarei mais atenta às minhas escolhas de agora em diante.

Ah, e se quiserem posts sobre maquiagem de pele negra, tenho vários com dicas profissionais, aqui. Alguns estão bem antigos e vou atualizar, afinal, a indústria cosmética se revolucionou bastante nos últimos anos.

Fotos: reprodução.

2 Replies to “Mulheres negras no street style!”

  1. Sou negra, me amo!!Somos todos iguais, não existe cor de pele pra DEUS. Elas são lindas estilosas, sabe esbanjar as cores. Somos alegres mas vivemos com medo, não sei o que fizemos, por que tanto preconceito com a Nossa cor….

    1. Verdade. Não dá para entender. Temos que falar muito a respeito até desconstruir esse ódio gratuito.
      Bjos

Comments are closed.