Item básico de qualquer guarda-roupa, descoladas ou lisas as camisetas femininas são um clássico da moda que podem compor looks desde o estilo jovem e descolado ao estilo elegante com roupas de alfaiataria. Inclusive, as camisetas ou t-shirts podem frequentar até mesmo alguns ambientes de trabalho mais descontraídos. 

Quando surgiram as camisetas

Assim como os jeans, a camiseta de malha é uma das peças mais universais no mundo da moda. Originalmente era usada como underwear. Utilizada por antigos soldados romanos por baixo de suas vestimentas, a peça era feita em linho, sempre na cor branca. Em seguida, as “camisias” foram amplamente utilizadas pelos membros da nobreza por baixo de suas peças ricamente bordadas. O intuito era proteger essas peças mais pesadas da vestimenta do suor e outras sujidades, uma vez que os trajes externos eram difíceis de lavar.

No início do século XVIII, com a revolução industrial, foram criadas as máquinas de produção em escala de malha de algodão e as máquinas de corte de camisetas. O tecido era mais utilizado em roupas infantis.

Durante a primeira guerra mundial, soldados europeus utilizavam confortáveis camisetas de malha por baixo de seus uniformes. Os soldados americanos gostaram da novidade e levaram a ideia para os EUA.

A t-shirt no cinema

No entanto, a camiseta de malha só se popularizou mesmo na década de 50. Foi após Marlon Brando usá-la como figurino no filme “Um Bonde Chamado Desejo”. Em seguida foi usada por James Dean no filme “Juventude Transviada”. A camiseta se tornou símbolo de liberdade, contestação e juventude. Desde então, a camiseta de malha se consagrou como item fashion, atemporal e sem faixa etária definida.

Camisetas de malha como item de comunicação

Na década de 70, as camisetas de malha ganharam status revolucionário. Com frases, símbolos e mensagens pacifistas, elas foram peça chave durante o movimento hippie. Assim, elas conquistaram definitivamente seu lugar na comunicação visual e na moda. Hoje, as camisetas femininas continuam dando seu recado. Seja pela volta da feminilidade, seja para garantir o papel da mulher na sociedade ou seja apenas para montar uma imagem pessoal adequada aos seus objetivos.

Fotos Luiz Soares e Selfies

Todos os direitos autorais para a autora Alessandra Faria.