Repetir roupa, sim ou não? Sério que estamos voltando a esse tema? Sim, pois por incrível que pareça ainda tem pessoas com esse pensamento retrógrado de que não se deve repetir roupa.

Em pleno ano de 2022, em um momento de pós pandemia nos deparamos com uma entrevista de uma jovem influencer, ex BBB de que ela nunca repete roupa. Que basta usar uma vez que a roupa já fica “queimada”.

Bem, antes de tecermos conclusões, devemos abrir nosso olhar e nossa mente para além da declaração em si. Eu não vi a entrevista toda. Portanto, pegar uma frase ou uma declaração fora de todo contexto pode ser perigoso. Não julgue para não será julgado. Além disso, quem somos nós para sairmos julgando os outros, não é mesmo? Eterno teto de vidro. É preciso lançar a ótica agora para outro lado. Uma pessoa que trabalha com influência digital recebe peças e looks diariamente. Além disso, é paga para mostrar peças, looks e acessórios. A exposição diária é um outro fator que traz a necessidade de sempre estar dentro de seu “personagem”, de trazer novidades constantes para as redes sociais. Isso faz com que haja uma preocupação de estar ou parecer diferente e à frente das tendências.

Repetir roupa sim, look não II., por Alessandra Faria
Repetir roupa sim, look não II., por Alessandra Faria

Repetir roupa denota criatividade e conhecimento de moda

No entanto, trazer peças novas todos os dias não demonstra na prática a capacidade de criar e de se renovar a cada produção. Repetir as mesmas peças, criando looks novos, inusitados a cada dia é um desafio. Para isso é necessário muito entendimento de moda, de estilo. É preciso ter conhecimento das proporções corporais e, principalmente, autoconhecimento. Saber quais os cortes, tecidos e cores valorizam a própria imagem. É preciso saber combinar cores, texturas, formas e estampas. Não é todo mundo que tem esse conhecimento, concordam? Por fim, é preciso maturidade para saber expressar a personalidade em seus looks.

Um termo resume tudo que foi falado acima: é primordial ter um guarda-roupa inteligente para que se consiga repetir suas peças com criatividade e personalidade. Pois, somente um guarda-roupa bem planejado será capaz de ultrapassar décadas sem parecer datado ou fora de moda.

A moda precisa ser sustentável

Repetir roupa é sustentável. Roupa não é descartável. Precisa ser usada com respeito por toda sua trajetória. Desde o momento da industrialização do tecido até a confecção da peça. A cadeia de produção da moda tem um grande impacto no meio ambiente. Portanto, usar uma peça e descartar em seguida vai contra todo entendimento e preocupação ambiental do momento.

Sempre repito roupa

Tanto na “vida real”, ou seja, no meu dia-a-dia ou nas minhas redes sociais, sempre repito roupas. Pois, o meu trabalho é exatamente trazer conteúdo de valor sobre maquiagem e estilo para o meu público. Prezo por trazer inspirações para ativarem sua criatividade. Ademais, a maioria das peças que monto minhas produções são do meu próprio acervo. Por isso, trouxe para vocês hoje alguns momentos instagramáveis nos quais que repeti roupas. Meu guarda-roupa é inteligente e tem algumas peças chaves capazes de levantar qualquer produção.

Qual look você mais gostou? Me diga e acompanhe os looks no meu perfil do insta. Além das inspirações no meu perfil do Pinterest.

Fotos: diversos para Alessandra Faria.