Tutorial passo a passo para montar seu kit básico de maquiagem para iniciantes ou para levar na necessaire de viagem.

Se você é iniciante na maquiagem pode ter alguma dúvida sobre como montar um kit básico e eficaz. Por isso fiz esse tutorial com aqueles produtos indispensáveis para você fazer tanto uma maquiagem dia quanto uma maquiagem noite.

Na verdade, já fiz um outro post aqui no blog com o kit básico de maquiagem primeiros socorros. Isto é, aqueles produtinhos para sempre carregar com você para retocar a make ou para fazer uma basiquinha em caso de emergência.

A diferença do artigo de hoje é que vou listar para você o kit básico para vida, simples e acessível. Porém, que atenda qualquer situação, seja maquiagem festa, noite, dia e até praia.

Kit para preparação da pele

Já falei aqui inúmeras vezes sobre a importância de se preparar a pele e quais produtos deve ter para o skin care de iniciantes. Portanto, vamos lá mais uma vez:

  • Limpeza: um produto de limpeza e um tônico na formulação preferida e mais adequada para sua pele. Lembre-se que o ideal é um produto que também seja capaz de retirar a maquiagem.
  • Hidratação: um produto para hidratar a pele. Aqui você pode escolher por um produto multifucional. Por exemplo: um hidratante com princípios ativos que cuidam da pele como vitamina C ou ácido hialurônico. Para o dia esse hidratante pode e deve ter FPS. Isso deixa sua maquiagem/skin care mais minimalista e dinâmica.
  • Área dos olhos: imprescindível ter um hidratante para área dos olhos. Esse produto também deve ser multifuncional. A área dos olhos, além de sensível é uma área de muita movimentação. Ela deve ser hidratada corretamente para que a maquiagem não craquele.
  • Primer: produto específico para receber a maquiagem, o primer uniformiza a pele, fecha os poros e controla a oleosidade por horas. Com isso a maquiagem dura muito mais tempo.
Como montar seu kit básico de maquiagem. Por Alessandra Faria.
Imagem por kinkates do Pixabay

Bora montar o kit básico de maquiagem em si

Após anos fazendo e ensinando automaquiagem e maquiagem profissional, me tornei especialista em pele. Por isso, dou atenção total a essa parte da maquiagem. A pele é a tela na qual faremos nossa arte. Ela deve ficar perfeita. A cobertura deve ser efetiva, porém com aspecto natural e saudável.

  • Corretivo: um bom corretivo faz diferença na sua maquiagem. Para isso, você deve observar a formulação e a cor que mais se adapte à sua pele. Ele deve ser um tom abaixo e deve ter uma cor de contraste com suas manchas e olheiras.
  • Base: encontre uma base adequada para seu tipo de pele que tenha uma boa cobertura. Peles mais jovens podem usar bases mais fluidas e translúcidas. Peles maduras precisam de uma base mais hidratante e de alta cobertura. A base deve ter o tom exato da pele ou um tom levemente acima.
  • Fixação: pó facial no tom da pele para fixar a base e fazer a maquiagem durar mais tempo. Para levar na bolsa, opte por um pó compacto. Pois, este faz menos bagunça.
  • Coloração, iluminação e contorno: para deixar seu kit de maquiagem mais compacto, encontre uma paleta que já contenha iluminador, blush e contorno.

Maquiagem dos olhos

  • Sombras: para os olhos não precisa ter várias paletas, nem mesmo uma paleta com infinitas cores. Uma paleta contendo as cores básicas é o suficiente. As cores de sombra mais necessárias são: bege opaca (ou tom de pele mais clara que a sua), pérola, dourada, rosê claro, laranja opaca, rosa médio, marrom médio, marrom escuro, vinho e preto. Isso significa que aproximadamente 10 cores são suficientes. É possível encontrar paletas assim tanto em marcas nacionais quanto internacionais. Além disso, em algumas lojas/marcas você pode montar sua própria paleta.
  • Delineação: para uma delineação dinâmica, opte pelo lápis de olho, sendo um preto e um marrom.
  • Máscara de cílios: opte por uma máscara que tenho o efeito necessário para o seu tipo e formato de cílios. Sempre na cor preta. Você pode ter uma máscara transparente para modelar suas sobrancelhas.

Maquiagem dos lábios

Para a maquiagem dos lábios você irá precisar de um lápis na cor da sua boca e ao menos 3 batons. Estes devem ser um de cor clara, um médio e um mais escuro. Exemplo: nude, rosa e vinho. Dessa forma, você pode misturá-los e fazer novas cores.

Para fechar a maquiagem, tenha uma bruma fixante. Ela irá turbinar a durabilidade de sua make.

Sobre os pinceis, farei um post futuro. Pois, é muito assunto para apenas um artigo.

Se você gostou desse conteúdo, você irá gostar do meu curso online AUTOMAQUIAGEM 5.0 clique nesse link e saiba mais.

Fotos: Pixabay.