Existem muitas dúvidas com relação ao implante de silicone e o câncer de mama. O implante de silicone pode acarretar o câncer de mama. O silicone dificulta o diagnóstico de câncer de mama? Após colocar o implante pode-se fazer mamografia?

Divulgar a campanha do outubro rosa sempre foi de importância aqui no blog. Já fiz vários posts sobre o assunto. Inclusive, fiz evento junto com o Clube das Blogueiras em 2013 no qual fomos eleitas madrinhas da campanha de 2014. Veja aqui. Para esse ano, escolhi uma pauta a dedo, das diversas que chegam para mim. Nela o autor fala sobre o implante de silicone, assunto que está em alta no momento e o câncer de mama. Confiram.

O implaante de silicone e o câncer de mama, por Alessandra Faria.

Cirurgião plástico esclarece dúvidas sobre o implante de silicone e o câncer de mama

“Uma em cada três mulheres entre 18 e 45 anos tem o desejo de colocar silicone. Os motivos são variados, mas todos giram em torno de um ponto principal, a autoestima. Mas, junto do desejo de realizar a cirurgia, surgem as dúvidas e receios. Existem muitos boatos que rondam o implante mamário. Inclusive, que ele pode dificultar o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para sanar as principais dúvidas e acabar com os mitos que rondam o assunto, o Dr. Josué Montedonio, cirurgiãoplástico referência no Litoral de São Paulo, separou o assunto em alguns tópicos:

O implante dificulta o diagnóstico precoce?

Não. Independente por onde possa ser colocado. O implante mamário (colocado na frente ou atrás do músculo), não interfere no rastreamento do câncer de mama. Caso haja presença de algum nódulo ou alteração na consistência da mama, pode ser notado tanto no auto exame das mamas como nós exames de imagem (mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética) sem nenhuma interferência.

Prótese de silicone aumenta as chances de câncer de mama?

Não. O câncer de mama é resultado da mutação das células mamárias, as chances de desenvolver a doença não aumentam por conta da prótese.
 

Qual é o momento ideal para realizar a cirurgia reparadora?

Sinceramente, na minha opinião, após a recuperação e tratamento completo. Mas o implante de silicone não é necessário em todos os casos. Há casos nos quais podemos utilizar a própria gordura para simetrizar as mamas ou até mesmo diminuir a mama contrária para equilibrar o tamanho. A prótese de silicone está indicada no caso de reconstrução mamária nas mulheres que tiveram parte ou toda a mama amputada e quando há pouco volume. Apesar do impacto que a ausência da mama pode causar na autoestima da paciente, é fundamental focar no tratamento completo para depois pensar na cirurgia reparadora. (Abro aqui um parêntesis: há casos que a retirada da mama completa, incluindo esvaziamento das axilas, dificulta a reconstrução mamária. Pois, a pele é retirada junto sendo necessário um enxerto. Por isso, é muito importante estar acompanhada de excelentes médicos. É necessário estudar o curso benefício de se realizar o implante).
 

Independente da presença ou não da prótese, o acompanhamento com o médico é fundamental para um diagnóstico precoce do câncer de mama e de outras doenças.”

Sobre o Dr. Josué Montedonio

O Dr. Josué Montedonio Nascimento possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (2004). É sócio da Associação Paulista de Medicina, da Sociedade Brasileira de Queimaduras, membro da Federación Latino Americana de Quemaduras, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da American Society of Plastic Surgeons. Atualmente é sócio na Clínica AudiMontedonio.

Pauta e foto enviadas por Mgapress.