A suspeita de hipotiroidismo foi um dos motivos que fui atrás de um acompanhamento médico. Após exames, constatamos que não era hipotireoidismo, mas um desequilíbrio hormonal devido a vários fatores. Dentre eles, a histerectomia total e a proximidade da menopausa. No meu acompanhamento faço exames a cada 3 meses para medir os hormônios e os níveis de vitaminas, minerais e outras substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo.

Hipotiroidismo: doença silenciosa que atrapalha a qualidade de vida.

Por isso, quando vi essa pauta da Dra. Bruna, logo quis compartilhar com vocês. Ela fala sobre o assunto de forma clara e objetiva. Vem conosco.

“Se você se sente muito fadigada e, se mesmo dormindo a noite toda, ainda
acorda cansada e sem ânimo; se você percebe que seu cabelo está caindo, suas unhas estão fracas; sua menstruação está irregular, sua pele está seca; seu intestino vive preso; e você está acima do peso, atenção: Você pode ter Hipotiroidismo.

O que é o hipotiroidismo ou hipotireoidismo

O Hipotireoidismo é uma disfunção da tireoide, glândula do sistema endócrino, localizada no pescoço. A tireoide é reguladora de hormônios e de órgãos importantes do nosso corpo como fígado, rins, coração e cérebro.
A hipófise é uma pequena glândula, localizada na base do nosso cérebro, responsável pela produção do hormônio estimulante da tireoide (TSH), que induz naturalmente a tireoide a produzir T3 e T4. O hipotiroidismo, muitas vezes associado ao ganho de peso, é caracterizado pela queda ou pela não produção da triiodotironina (T3) e tiroxina (T4).

Principais causas do hipotireoidismo

A maior causa de Hipotireoidismo é doença de Hashimoto. Essa é uma doença auto imune, onde o próprio organismo, por motivos desconhecidos, produz anticorpos que atacam a glândula tireoide. Por isso ela passa não conseguir produzir hormônios como deveria tornando suas doses insuficientes, causando os sintomas acima mencionados.

Hipotiroidismo: tudo que você precisa saber por Alessandra Faria

Como fazer o diagnóstico

O diagnóstico é laboratorial, através de exame de sangue. Pelo exame serão
medidos os níveis de hormônios circulantes da tireoide: o T3 e o T4 livre, que é o hormônio ativo na corrente sanguínea e o TSH que é o hormônio hireoestimulante. “Quando há um problema na tireoide, o qual a impede de secretar o T3 e T4, ou uma alteração na hipófise que inibe a secreção do TSH e, consequentemente, a produção dessas substâncias, temos então o
hipotireoidismo”. Explica a Dra. É por isso que o organismo e o metabolismo vão ficando cada vez mais lentos. Afinal, os hormônios tireoidianos são responsáveis pelo metabolismo do corpo inteiro.

Quem pode ter hipotiroidismo

Apesar de ser mais comum em mulheres a partir dos 50 anos, o hipotiroidismo pode acontecer em qualquer pessoa independente de idade ou gênero. Pode ocorrer, inclusive em recém-nascidos – o chamado hipotireoidismo congênito, diagnosticado através do “Teste do Pezinho“. Esse teste deve ser feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê.
Havendo resposta positiva ao hipotireoidismo congênito, o tratamento precisa ser iniciado imediatamente, a fim de evitar consequências, entre elas o retardo mental do bebê.

Como é feito o tratamento

Apesar de ser uma doença incurável, o tratamento do Hipotireoidismo é
simples e consiste na reposição do hormônio tireoidiano que é usado em
comprimidos e possui várias dosagens. “O grande desafio do tratamento está em encontrar a dose certa para cada paciente. Uma vez encontrada a dose certa para o paciente, os níveis de TSH se mantém. Assim, a pessoa pode levar uma vida completamente normal e saudável. Mas se não for corretamente tratado, o hipotiroidismo causa aumento nos níveis de colesterol, que vão aumentar os riscos de problemas cardíacos e pode acarretar uma redução significativa da performance física e mental do
adulto” – diz a Dra. Bruna Marisa.”

Sobre a Dra. Bruna:
Dra Bruna Marisa é médica, atua na área de
Medicina Esportiva, Ortomolecular e é Especialista em Emagrecimento.

Fotos: reprodução.