Fazer crescer o cabelo de forma rápida e saudável é desejo de todas que sonham com longas e lindas madeixas.

Segundo estudos um cabelo saudável cresce em média 1 cm por mês, o que resulta em 12 cm por ano. (Esta aí a resposta de ter que fazer raiz todo mês hehehe). Isso pode parecer pouco para quem quer ter um cabelão de forma rápida. Com isso, existem muitas receitas e produtos milagrosos na rede que prometem o crescimento rápido dos fios.

Todavia, não existe mágica para fazer crescer o cabelo. Boa parte do que é falado ou oferecido causa pouca ou nenhuma diferença no crescimento dos fios. Por outro lado, existem sim hábitos e produtos que podem prejudicar a saúde do couro cabeludo e “atrasar” o crescimento do cabelo.

Por isso trago essa pauta para vocês hoje. Resultado da minha experiência pessoal. Afinal, tive cabelão cuidado em casa até os 31 anos, quando cortei e não deixei mais crescer. Meu cabelo sempre cresceu muito rápido e muito saudável.

Voltando ao assunto, a pauta também é resultado da minha experiência na área da beleza, na convivência com excelentes profissionais cabeleireiros e tricologistas e de pesquisa na internet.

As dicas a seguir não são milagres para crescer o cabelo, mas sim dicas que auxiliam na saúde do couro cabelo e dos fios para que estes crescem naturalmente de forma visível.

  1. Primeira dica é a alimentação. Sim, essa está diretamente ligada á saúde da pele e de seus anexos cutâneos (cabelos e unhas). Vale a consulta a um nutricionista para lhe passar uma dieta rica em proteínas e vitaminas que auxiliem no crescimento dos fios.
  2. Hidratação. Morrerei falando sobre a importância da hidratação. Nosso corpo é formado de 70% de água, portanto hidratação é a palavra chave para boa saúde.
  3. Diga adeus às químicas. Se você quer um cabelo saudável que cresce rápido e naturalmente, retire as químicas de sua vida. Elas afetam a saúde do couro cabeludo e dos fios. Podem causar enfraquecimento da fibra capilar e doenças no couro, enfraquecendo os fios, causando a queda e até a morte do folículo piloso.
  4. Corte o cabelo entre 6 a 8 semanas. Pode parecer mito essa dica, mas o cabelo cortado com frequência evita ressecamento da ponta e aparecimento de pontas duplas. Resultado: crescimento saudável e acelerado. Corte apenas a pontinha do cabelo. Costumo dizer corte psicológico: aquele que deixa só uma sujeira na lâmina da tesoura.
  5. Estimule a circulação sanguínea do couro cabeludo com massagens. Existem inclusive escovas de cabelo próprias para isso.

Bônus:

  • Lave corretamente o couro cabeludo. Excesso de oleosidade e/ou resíduos como cremes, condicionadores, leave in, podem causar doenças no couro que prejudicam o crescimento e saúde dos fios. Veja nesse post aqui como cuidar dos cabelos em casa.
  • Evite o uso de chapinhas, babyliss e secador durante o período que deseja fazer o cabelo crescer mais rápido.

Fotos: reprodução.