Olá Queridas e Queridos!

A maioria de nós usa alguma escova de cabelos todos os dias. Seja para ajeitar a cabeleira ao acordar, arrumar o emaranhado depois do banho ou fazer um penteado para sair à noite, nossa escova de cabelo é uma discreta e necessária ferramenta de beleza.

Portrait of a young woman brushing her hair --- Image by © A. Chederros/Onoky/Corbis

Mas, não para por aí. Escovar os cabelos não é apenas uma questão de estética. É também uma questão de saúde capilar. Pois, quando escovamos as madeixas ativamos a circulação do couro cabeludo, deixando os fios revigorados, mais brilhantes e fortes. Os fios que saem na escova são os fios soltos do couro cabeludo, ou seja, escovar não provoca queda de cabelo.

Para se fazer uma boa escovação, é necessário identificar seu tipo de fio e escolher o melhor modelo de escova para tal.  Cada tipo de fio e resultado desejado pede um material, formato de distância de cerdas diferentes. Para você não precisar sair pesquisando (e não arrancar os cabelos de estresse), aqui estão algumas sugestões ótimas encontradas pela equipe de planos de internet da NET, junto com a autora do blog.

escova_ideal_para_seus_cabelos

 

Com cerdas rígidas e espaçadas

Querendo reduzir o tempo de secagem? Alguns usuários dizem que esta escova, com seus dentes duros, reduz o excesso de umidade e permite que o cabelo deslize facilmente. Os dentes também são projetados para levantar o cabelo, dando volume em minutos.

escova_ideal_para_seus_cabelos2

Formato raquete com cerdas separadas (oval ou quadrada)

Excelente para cabelos molhados e embaraçados, cabelos secos (tipo) e cabelos encaracolados e/ou ondulados com textura de normal para grosso. As finas cerdas da escova devem são suaves e flexíveis. O acabamento em bola na ponta das cerdas promovem uma massagem no couro cabeludo, aumentando a circulação nos folículos, ou seja, ainda auxilia o cabelo a crescer mais rápido.

escova_ideal_para_seus_cabelos4

Escova de madeira

Esta escova é feita de madeira e desembaraça os fios com suavidade. Essa auxilia especialmente no combate ao frizz. Excelentes para cabelos encaracolados e/ou grossos, já que não puxam o cabelo no processo.

escova_ideal_para_seus_cabelos5

Escovas de cerdas duplas, finas e juntas

As escovas com cerdas duplas, geralmente feitas com pelo de javali, são excelentes para cabelos finos, crespos e/ou cacheados, inclusive crianças. Uso esse modelo na Juju, minha caçula. Além de desembaraçar sem danificar os fios ou causar dor, promove brilho. Ideal para cabelos molhados ou secos.

escova_ideal_para_seus_cabelos6

Escova com cerdas juntas e finas

Esse modelo auxilia a escovação de cabelos finos, pois não danifica os fios e promove volume na raiz.

escova_ideal_para_seus_cabelos8

Escova para mega hair

Quem usa extensões nos cabelos sabe dos cuidados para manter os fios bonitos e saudáveis. Existem modelos de escovas desenvolvidos especificamente para este fim. As cerdas devem ser flexíveis e separadas, SEM bolinha na ponta. A escovação deve ser feita mecha por mecha, devagar para não arrancar os fios por tração.

escova_ideal_para_seus_cabelos9

Escovas de modelar

As escovas em seção redonda são específicas para modelar ou alisar os cabelos. Com diferentes cerdas, tamanhos e materiais disponíveis no mercado, cada modelo serve para um tipo de fio e um tipo de modelagem. Peça orientação ao seu hair stylist sobre qual o modelo mais adequado para você.

Espero que o post tenha sido útil para você. Mas, se você tiver algo a acrescentar e enriquecer nossa discussão, deixe aqui nos comentários.

Fotos: reprodução.