Olá queridas!

Hoje vou falar para vocês sobre os cuidados básicos com os cabelos para se fazer em casa.

cabelos-cuidados-básicos-caseiros-hidratar_cabelo

Os cabelos são parte integrante da imagem pessoal. Portando, devem estar sempre saudáveis, limpos e escovados.

A causa da maioria dos problemas de cabelos ressecados ou sem vida é a falta de cuidados caseiros. Cabelos mal lavados, mal enxaguados, lavados ou escovados em demasia, podem resultar em danos aos fios e falta de brilho.

Seguem abaixo algumas dicas para cuidar das madeixas em casa, deixando-as mais bonitas e saudáveis:

– Lave os cabelos em água levemente morna, pois a água quente pode ressecá-los, e a água fria pode estimular as glândulas sebáceas, provocando oleosidade.

– Utilize sempre produtos adequados ao seu tipo de cabelo, que não contenham excesso de potássio e tenham vitaminas “A”, “B1” e “E”.
– Coloque um pouco de shampoo na palma da mão e dissolva com algumas gotas de água. Aplique o shampoo massageando suavemente com as pontas dos dedos em movimentos de vai e vem durante, aproximadamente, 2 minutos (não utilize as unhas, pois podem causar ferimentos no couro cabeludo). Enxágüe bem. Evite embolar os fios durante a lavação.

– Aplique a segunda mão de xampu, massageie para espalhar e deixe-o pousar no couro cabeludo por mais alguns minutos. Se o cabelo for longo, vá massageando das raízes às pontas. Enxágüe bem.

cabelos-cuidados-básicos-caseiros-lavar_cabelo

Obs.: Existe uma grande polêmica sobre o prazo entre uma lavação e outra. Alguns profissionais indicam lavar todos os dias, outros indicam de 3 em 3 dias. Eu indico lavar os cabelos dia sim, dia não, para quem tem cabelos normais a secos e todos os dias para quem tem cabelos oleosos ou com suor excessivo, como homens e crianças. Escolha um produto apropriado ao seu tipo de cabelo. Se tiver dúvida na hora de escolher um bom shampoo, peça orientação a um profissional.

– Retire o excesso de água dos fios e aplique o condicionador a partir das pontas em direção à raiz, sem atingir o couro cabeludo, massageando como se estivesse puxando os fios com os dedos. Enxágüe bem.

– Para secá-los pressione a toalha contra os fios, das pontas para a raiz. Se for usar o secador, aplique produtos termoativos antes de secá-los.
– Em casa, faça hidratação quinzenal ou semanal, dependendo da necessidade de seu cabelo. Hoje, existem ótimas máscaras no mercado para hidratação rápida, que pode ser feita debaixo do chuveiro. Após lavar bem os cabelos, retire o excesso de água e aplique a máscara em mechas, das pontas em direção à raiz, sem atingir o couro cabeludo. Massageie os fios como se estivesse puxando-os com os dedos, para que o produto penetre. Deixe agir por 3 minutos, enxague bem. No salão, faça hidratação mensalmente.

cabelos-cuidados-básicos-caseiros-Penteando-o-cabelo

– Para cabelos com excesso de oleosidade, aplique uma loção adstringente no couro cabeludo, depois de lavá-los bem. Esse procedimento reequilibra o ph da pele, diminuindo a produção excessiva de oleosidade pela glândula sebácea. Lavar muito acaba por estimular a glândula e aumentar a produção de óleo.

– Escove os cabelos todos os dias. Escová-los ajuda a levar a oleosidade da raiz para as pontas, deixando-as menos secas. Porém, escová-los demais pode danificar os fios, devido ao excesso de atrito. Escove os cabelos com delicadeza. Comece pelas pontas e vá subindo em direção às raízes. Escolha uma escova adequada para seu tipo de cabelo.

cabelos-cuidados-básicos-caseiros-Solução-Cabelos-Ressecados-Chapéu-de-praia

– Quando se expuser ao sol, use produtos com fator de proteção solar (SPF). Abuse do uso de chapéus e bonés para proteger os fios.

– Não durma com cabelos presos ou úmidos.
– Prender diariamente os cabelos pode causar queda e/ou quebra dos fios.
– Corte as pontas dos cabelos a cada 45 (quarenta e cinco) dias. Quando cortamos regularmente os cabelos, estamos reforçando o envio de proteínas no fio capilar, obrigando o bulbo piloso a trabalhar mais. Assim os cabelos crescem mais rapidamente, fortes e saudáveis.

– Se os cabelos estiverem sujos e oleosos e não der tempo de lavá-los, utilize os dry shanpoos, que limpam os cabelos a seco. Aplique o produto na raiz do cabelo e escove bem.

Fotos: reprodução.

4 Replies to “Cabelos: cuidados básicos para se fazer em casa!”

    1. Olá Patrícia, não existe um consenso entre os cabeleireiros sobre a frequência ideal para lavar os cabelos. O usual está entre uma vez a cada 2 ou 3 dias. Verifique qual é a melhor para seu cabelo. Sendo que muitas pessoas confundem cabelos mistos com cabelos secos, o importante é observar a oleosidade do couro cabeludo e respeitar sua necessidade.
      bjos

  1. Obrigada querida pelas informações que são excelentes…
    Beijinho e muito sucesso.

Comments are closed.