Olá Queridas!

Hoje eu e o Walter Mesquita, meu parceiro hair stylist,  vamos falar um pouco para vocês sobre como acabar com as pontas duplas utilizando-se do corte bordado.

como_acabar_com_as_pontas_duplas_dos_cabelos_por_walter_mesquita_hairstylist_e_alessandra_faria_beautyartist

Primeiro, vamos explicar um pouco sobre o que são as temidas pontas duplas dos fios capilares. O Walter Mesquita, hair stylist à frente do WM Hair Studio, bateu um papo comigo sobre o assunto e me explicou que as pontas duplas são causadas por um enfraquecimento dos fios após algum tempo sem uso de corte ou com excesso de escovação e uso de químicas.

Com o tempo, todo cabelo perde massa capilar, que é formada por proteína, queratina, aminoácidos, entre outros, enfraquece e as pontas dos fios se bifurcam uma, duas, três ou até mais vezes, aparecendo assim as pontas duplas. Em média, essas bifurcações surgem a cada 2 meses.

como_acabar_com_as_pontas_duplas_dos_cabelos

Para se evitar as pontas duplas o ideal é cuidar bem dos cabelos em casa e/ou salão, fazendo-se hidratação adequada. Se o cabelo sofre com uso de química, deve-se reconstruir os fios com regularidade com uso de produtos específicos. Segundo Walter, o uso de reparadores de pontas podem retardar essa bifurcação.

Outra prática que evita o aparecimento das pontas duplas é o corte regular dos cabelos no prazo de 2 em 2 meses, no máximo de 3 em 3, para cabelos super saudáveis. Deve-se observar que o corte com navalha faz com que as pontas duplas apareçam mais rápido do que o corte com tesoura. No entanto, é sabido que muitas mulheres se recusam a cortar regularmente seus cabelos com medo de reduzir o comprimento de seus fios, pois muitas acham que seu poder de sedução e atração encontra-se principalmente nos cabelos. Por isso, há muito tempo, várias práticas e técnicas foram sendo desenvolvidas a fim de se cortar as pontas duplas dos fios. Uma delas é com uso de vela, outra é com uso de tesoura sobre tufos torcidos e a mais recente é o famoso corte bordado.

O corte bordado é um corte terapêutico que corta apenas as pontas duplas que ficam “levantadas” ao inserir os fios na máquina, eliminando-as. A lâmina foi desenvolvida de forma a pegar somente esses fios salientes, não alterando o corte ou comprimento dos cabelos.

IMG_2165

 

Apesar do corte bordado ser uma prática interessante para quem quer deixar o cabelo crescer, Walter afirma que para se ter cabelos saudáveis, o ideal mesmo é o corte com tesoura. (Inclusive, sempre que quero deixar o cabelo crescer, peço a ele que faça um corte psicológico. hehehe Pois, ele consegue tirar apenas as pontinhas do cabelo quase sem alterar seu tamanho. Mas, isso é possível porque corto com frequência e não deixo meus cabelos criarem as pontas duplas.)

O corte bordado não é recomendado para quem tem fios quebrados devido ao excesso de química. Nesses casos “há uma alteração de estrutura do fio e é necessário um tratamento de reconstrução antes de se tomar qualquer decisão sobre o corte de cabelos“, explica Walter.

Quem se interessar em experimentar o corte bordado no WM Hair Studio, é só entrar em contato pelo 32250015 e marcar seu horário com o Walter. O Salão fica na Rua Rodrigues Caldas, 700, bairro Santo Agostinho, BH. Tem manobrista no local.

Fotos e vídeo: reprodução e Walter Mesquita.

One Reply to “Como acabar com as pontas duplas com o corte bordado!”

Comments are closed.