A Paris Fashion Week SS22 encerrou ontem a temporada de semanas de moda internacional com chave de ouro.

Estava sentindo saudade de curtir, mesmo que à distância, o burburinho das semanas de moda. Acompanhar os desfiles, os looks de street style. Fiquei ligadinha nos stories das influenciadoras brasileiras: Camila Coelho, Silvia Braz e Thassia Naves. Elas são muito eficientes em passar os acontecimentos aos seus seguidores. E vocês, conseguiram acompanhar?

Paris Fashion Week SS22 – edição pós pandemia

Essa edição ´PFW pós pandemia foi icônica. Primeiro, porque ela marca o retorno dos desfiles presenciais. Claro que ainda seguindo seguindo os protocolos vigentes em Paris. Segundo, porque trouxe muita criatividade e nomes, até então, pouco conhecidos no line up. Por último, porque nomes que estavam fora do lineup há um tempo, retornaram como foi o caso de Stella Maccartney.

Não podemos deixar de mencionar que essa semana de moda mesclou o real com o virtual de forma ímpar.

Não faltaram tendências nessa edição

Dentre as principais tendências apresentadas nos desfiles da Paris Fashion Week SS22 podemos citar:

  • a releitura de décadas passadas – 60/70/80/90 como uma constante;
  • o oversized que, pelo andar da carruagem, vai continuar por muito tempo;
  • o crescimento do movimento athflow. Esse foi intensificado nos últimos tempos de pandemia. Mas, já vinha sendo sinalizado nas edições antes de 2019;
  • a diversidade como palavra chave. Em Paris foi visto um respeito não só pelos gêneros e pela diversidade de sexualidade e corpos como pela idade. Pela primeira vez pisou na passarela todo tipo de modelo. Incluindo aí o pessoal de meia idade em diante. Tanto no masculino como no feminino. Ver as mulheres maduras sendo representadas por Naomi Campbell, Paula Bruni, dentre outras, foi de lavar a alma.

Principais tendências da Semana de Moda de Paris

Muitas tendências interessantes foram mostradas nessa última edição da PFW. Acho que tem assunto para mais de um post. hehehe Mas, para não ficar cansativo, vou apresentar para vocês apenas algumas mais fortes. São aquelas presentes em vários desfiles consecutivos. Bora conferir.

All couro

O look todo em couro foi apresentado de todas as formas. No couro tipo pelica natural, no couro brilhante. Tanto em looks mais clássicos como alfaiataria quanto em looks mais esportivos.

All Black

Nas imagens acima, já ficou claro, né? Tudo bem que o look todo preto é um clássico atemporal. No entanto, nesse momento pós pandemia existe uma necessidade enorme de se usar cores. Tanto que elas nunca foram tão faladas nas redes sociais como agora. (Eu já falava sobre elas aqui, muito antes desse boom. hehehe). Me espantou ver a quantidade de looks all black nas passarelas de Paris.

Bermudas

Outra tendência do momento e que foi muito vista na PFW SS22 são as bermudas. Falei sobre o retorno delas aqui, nesse post. Elas foram apresentadas tanto nos modelos esportivos, tipo ciclista 80’s – foto acima, quanto nos modelos alfaiataria wall street.

Top cropped

Essa é a peça do verão 2022. Já está dominando o mercado de varejo de moda. Foi visto intensamente nas passarelas parisienses.

Cintura baixa e cut out pocket

Isso mesmo, meus amores. A cintura baixa veio com tudo nessa edição da semana de moda de Paris. Além dela, uma tendência que está vindo devagar, mas que ganha força na próxima estação: o bolso vazado.

Assimetria

Inclusive em modelos do tipo mullet.

Ainda temos: listras largas, transparências, franjas, amarelo, maxi colete, mini saia… É muita tendência mesmo. Isso significa que a PFW também teve um diferencial de agradar a um grande público, tornando a moda ainda mais acessível, inclusiva, diversificada.

O que vocês acharam dessa edição da PFW? Deixe seu comentário.

Fotos reprodução do FFW.