As cores exercem um papel importantíssimo na comunicação visual, inclusive na nossa imagem pessoal.

Pois a imagem pessoal comunica com o observador e o ambiente no qual estamos inseridos. Passando mensagens para os outros sobre nosso humor, nosso caráter, nosso estilo de vida, nossas ideias. Ter uma imagem pessoal condizente com nossa personalidade é fundamental na vida em sociedade, principalmente no ambiente corporativo.

Identificar quais as cores harmonizam à sua coloração pessoal traz resultados positivos deixando-o aparentemente mais jovem, saudável, autoconfiante e feliz.

Aqui no blog falo incansavelmente sobre as cores, suas combinações, efeitos sobre o observador e importância na imagem pessoal. Por isso trouxe mais uma pauta sobre o assunto enviada pela Dani Amado, consultora de moda e imagem com a qual fiz meu curso de Análise de Cores Pessoais. Confiram:

“Sempre tem aquela cor que não combina com a gente ou que não gostamos muito, principalmente se ela carrega um significado. Mas, será que isso tem uma explicação? Além disso, é por meio das cores que demostramos e transmitimos nossa personalidade. De acordo com a consultora de moda e imagem Dani Amado, do Gente Empreendedora e Estilo Consultoria, isso acontece porque a cor cria uma forte impressão nas pessoas. “Na verdade, a cor é o elemento na roupa de maior impacto visual. Quando olhamos para alguém é a primeira coisa que vemos e sentimos”.

Para a especialista realizar uma análise de cores é uma ótima opção para quem não quer errar no look. “A análise de cores tem como objetivo selecionar os tons que mais valorizam a pessoa analisada. Além disso, que complementam e harmonizam com a sua coloração pessoal, para aplicação em compra de roupas e acessórios, maquiagem, coloração de cabelo e tudo que estiver perto do rosto”, disse.

Dani, explica que a análise é realizada observando e comparando os efeitos criados na pele por diferentes cores adjacentes. “São usados tecidos ou placas coloridas, colocados entre o ombro e o queixo do cliente. O consultor irá observar quais cores estarão em harmonia com o tom de pele do cliente. Além disso, é analisado o subtom da pele; a temperatura, se é quente, fria ou neutra; o seu valor ou profundidade, sua intensidade ou suavidade e seus contrastes”. – Abaixo a imagem de uma das cartelas de cores pessoais.

Influência das cores na imagem pessoal

As cores são influenciadas pela aproximação de outras cores. Está é a lei do contraste simultâneo e acontece com a nossa coloração pessoal. E como o olho busca constantemente entrar em equilíbrio, as cores perto do nosso rosto que também é uma cor, causam reações positivas e negativas. Os benefícios são diversificados, e vão desde a saúde do cliente ao seu bem-estar e harmonia.

A consultora de imagem garante que quando a estação do cliente é identificada, as cores estarão em total harmonia com sua cor pessoal, e ele irá parecer mais jovem, saudável, autoconfiante e feliz. “As cores certas fazem com que rugas e linhas de expressão fiquem menos evidentes e fazem com que a pele fique mais uniforme, reduzindo olheiras, suavizando a textura da pele e fazendo um verdadeiro lifting. As cores certas fazem com que o cliente tenha um guarda-roupa planejado e coordenável, e sem erros nas compras”, afirmou.”

Fonte: Dani Amado, Coach de Imagem e Personal Stylist do Gente Empreendedora e Estillo Consultoria de Imagem.

P.S. Esse assunto continuará em outro post. Acompanhe diariamente o blog.

Fotos: reprodução.