A cintura baixa está mesmo voltando e não há nada que podemos fazer quanto a isso. A não ser, é claro, aprender com o recente passado fashion. Pois, corpos deformados, nunca mais. hehehe

A juventude dos anos 90/2000 pagaram pelo uso incorreto da cintura baixa. O que não aconteceu com a geração dos anos 60/70, por exemplo. Período no qual surgiu esse modelo de calça chamado saint tropez. O nome à época, fazia referência à cidade costeira da Riviera Francesa, que era point das celebridades e da alta sociedade no verão. (fonte)

Ascensão e declínio da cintura baixa

Em 1995, Alexander McQueen desceu mais ainda o gancho (gavião) das calças, deixando à mostra o osso dos quadris e o início do “cofrinho”. Foi aí que tudo desandou. Rapidamente a cintura baixa ganhou as ruas se tornando uma febre. Porém, não se sabe como, a moda de rua reduziu a numeração das calças, apertando o cós de uma forma absurda. Nesse momento começou a deformação de corpos da geração Y/Z. Depois de anos de sucesso e muitos corpos terrivelmente deformados a cintura baixa foi excluída da moda.

Por que a cintura baixa retornará?

Mas, como o ciclo da moda nunca para, ela está de volta. E sim, seu retorno foi coroado novamente na França, na última edição do Paris Fashion Week. Mostrei aqui no blog. Tudo bem que muitas pessoas ainda estão com trauma da cintura baixa. Mas, como aconteceu das outras vezes, ela irá ganhar o mercado novamente, com certeza. Simplesmente, porque nós, brasileiras, amamos uma sensualidade e um pouco de pele à mostra.

Como usar o cós mais baixo

Pois bem, uma vez que não poderemos lutar conta a cintura baixa, vejamos como usá-la.

Primeiramente, vamos aprender com os erros do passado. Qualquer peça de roupa deve ser usada para valorizar nossa imagem. A moda deve nos servir sempre, não o contrário. Portanto, vamos escolher um tamanho que nos vista perfeitamente. Nada de comprar um ou dois números a menos. Pois o cós da roupa deve ficar perfeito. Sem marcar ou espremer nosso quadril, nossa pele, carne ou gordurinhas locais.

Proporção corporal, sempre

Segundo ponto a ser observado é a proporção corporal. A cintura baixa é perfeita para quem tem tronco curto e pernas longas. Pois, ela equilibra essa medida uma vez que dá a ilusão de alongar o tronco e encurtar as pernas.

A cintura baixa também é perfeita para valorizar os quadris e consequentemente afinar a cintura. Se essa não é a sua vontade, é melhor escolher outro modelo.

Por último, preste atenção no dress code. Lembre-se da palavra ADEQUAÇÃO. A cintura baixa pode até ir a algum ambiente de trabalho informal. Desde que, acompanhada de blusa ou camisa alongada que tampe toda a barriga, costas e nádegas.

A cintura baixa é apenas para o público jovem?

Faz tempo que acredito que não existe mais certo e errado na moda, ou roupa adequada por tamanho de corpo ou idade. Tudo depende da situação, adequação e mensagem que se deseja passar. Não vejo nada demais em uma mulher madura usar cintura baixa, desde que seu look esteja ADEQUADO, levando-se em conta as perguntas: quando, como, onde, por que, para quê?

Fotos: reprodução.