O esporte fino é um termo que com certeza você já ouviu diversas vezes por aí. Mas, afinal, você sabe que tipo de traje é esse exatamente?

Muitas pessoas pensam que o termo esporte fino impõe um quê de formalidade e sobriedade no tipo de traje. Pois, o termo parece imponente. Ledo engano. O traje esporte fino masculino ou feminino não passa de uma “inventice” brasileira para “disfarçar” o traje esportivo em algo, digamos, mais arrumadinho. hehehe

Para começar esse tipo de traje no dress code só existe aqui no Brasil. Como temos nossa tropicalidade e descontração ao vestir, com um pouco mais de pele à mostra para mulheres e um certo ar despojado para os homens, esse termo veio unir dois mundos. Pelo menos tentar… A união do esportivo com um toque do passeio completo, que é um traje semi formal. Ah, se você não entende muito sobre os tipos de trajes masculinos do dress code acesse esse post aqui.

Esporte fino, afinal que traje é esse por Alessandra Faria
Calça em alfaiataria (passeio completo) mais blazer esportivo + tênis e t-shirt.

O que seria então esse tal esporte fino?

Nada mais, nada menos que o traje esportivo, aquele do dia a dia, com toque de elementos formais ou semi formais. Exemplos:

  • Para o esporte fino masculino: podemos acrescentar um blazer ao combo jeans, camiseta e tênis. Essa produção fica elegante e cheia de charme. Os acessórios masculinos completam o look imprimindo o estilo: tipo de tênis ou sapato, relógio, pulseira, colar;
  • Já para o esporte fino feminino: acrescentamos um scarpin ao mesmo combo jeans e camiseta. Podendo ainda acrescentar a terceira peça feminina, o blazer, trazido direto do guarda-roupa masculino.

Ou seja, basta acrescentar algo mais elegante como peças em alfaiataria, acessórios do traje semi formal. A forma como se poduz o cabelo, a maquiagem também podem imprimir um pouco de elegância ao traje esportivo, deixando-o “fino”.

Esporte fino, afinal que traje é esse por Alessandra Faria
Top de seda e scarpin=passeio completo + calça em algodão e blazer de linho, bolsa grande=esportivo

Onde usar o esporte fino?

O traje esporte fino masculino ou feminino é utilizado em eventos informais ou com levíssima formalidade. Ele pode ser desde um traje de trabalho a um traje de casamento simples, sem recepção. Aqui, vale ressaltar que, quando no convite de casamento não está especificado o tipo de traje: é o esporte fino. O esporte fino ainda é o traje usado em baladas, barzinhos, cinema, eventos em geral. É um traje que combina com quase todos os estilos e cabe em qualquer faixa etária.

Para ilustrar o esporte fino para vocês, trouxe algumas inspirações de looks. Tanto da moda feminina quanto masculina. Pois, muitos elementos são agêneros. Como o blazer e a camisa branca.

Esporte fino, afinal que traje é esse por Alessandra Faria
Scarpin=passeio completo + vestido de tricô=esportivo

Elementos que definem os trajes

Para se entender melhor como montar o traje esporte com toque fino é preciso ter uma noção do que são os elementos do traje esportivo. Dessa forma, ele será a base da produção. Pense em despojamento e conforto. Portanto, peças em tecidos naturais como algodão, linho, denin, viscose, malha de tricô, sarja, couro. Já tecidos mais nobres como seda, crepe, cetim, organza, fazem parte do traje passeio completo.

Sandália fina=passeio completo + couro=esportivo

Para os acessórios femininos: sapatos esportivos como tênis, botas, sandálias baixas e/ou salto bloco, bijuterias e bolsas grandes fazem parte do traje esportivo. Sapatos fechados de bico fino, saltos mais altos e finos, bolsas menores e semi joias delicadas fazem parte do passeio completo.

Para homens: tênis, mocassim, botas, sapatênis, sapatos com sola de borracha são esportivos. Relógios com pulseira de couro, acessórios em couro em geral são esportivos. Sapatos de bico quadrado ou alongado com solado em couro e relógios e acessórios em metais já fazem parte do passeio completo.

Esporte fino, afinal que traje é esse por Alessandra Faria
Blazer=passeio completo + sarja, malha e tênis=esportivo

Espero que tenha ficado claro para vocês. Caso tenham dúvidas, deixem nos comentários. Vejam mais inspirações no meu perfil do Pinterest.

Fotos: reprodução.