O treino de musculação é fundamental para o público 50+, principalmente mulheres. Pois garante envelhecimento saudável e tardio.
Já falei em outro artigo aqui no blog sobre a importância da musculação para mulheres maduras. Pois, a partir dos 40 anos e, principalmente, após o climatério perdemos massa muscular mais rapidamente. Por outro lado, desenvolver massa nessa fase é muito difícil. Portanto, o treino se torna um remédio inevitável.
Por isso trouxe esse tema novamente para vocês com o artigo recebido que fala como a rotina de treino pode trazer qualidade de vida, evitar o envelhecimento precoce e promover o bem estar.
Rotina de treino de musculação pode mudar sua vida
“Tornar a musculação uma rotina, principalmente a partir dos 30 anos, é muito importante para assegurar um envelhecimento saudável. Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, demonstrou que idosos que levantam peso conseguem desacelerar o processo natural da perda de massa muscular.
Para o personal trainer Caio Signoretti, especializado em musculação, quando praticada regularmente, a hipertrofia tem o poder de retardar a perda, não só da massa magra, como também da massa óssea, processo que ocorre naturalmente na 3ª idade. Vale ressaltar que esse processo é potencializado nas mulheres após o climatério. No entanto, “a partir dos 30 anos, nosso corpo já começa a perder mais ou menos 0,5% de massa magra ao ano. Esse percentual pode chegar a até 2% ao ano a partir dos 60 anos, quando ocorre também a perda de massa óssea”, explica o especialista. Diante disso, a musculação se torna uma prática de extrema importância para um envelhecimento saudável.
Outras atividades também geram o mesmo resultado?
Segundo Signoretti não é qualquer atividade física que garante mais qualidade de vida na terceira idade e sim a hipertrofia. “As pessoas não perdem massa muscular porque estão envelhecendo. Mas sim, envelhecem porque estão perdendo massa muscular. E não é qualquer exercício que vai frear esse processo. Uma caminhada, por exemplo, não promove a saúde no nível de retardar o envelhecimento pois não gera grandes adaptações musculares. Por isso, o ideal é treinar musculação com intensidade, até a falha da musculatura, ou seja, até o máximo que o aluno tolere. Isso porque os idosos sentem muitas dores nos joelhos, coluna e começam a ter inflamação nas articulações justamente por não terem uma musculatura forte o suficiente para blindar esses membros”.
Quais melhores exercícios de musculação para começar?
Uma rotina de fortalecimento muscular é indispensável para manter a saúde dos idosos. Diante disso, Caio lista alguns dos exercícios indispensáveis para essa finalidade. “Gosto de dizer que todos nós, e não apenas os alunos da terceira idade, precisamos de exercícios básicos. Eu chamo de E.P.A: empurra, puxa e agacha. Alguns exemplos são o supino ou desenvolvimento de ombro ou flexão de braço, que possuem a mesma ativação muscular. Já os exercícios de puxar, seja na linha vertical ou na horizontal, são atividades que trabalham todos os estabilizadores de coluna e dorsais, musculaturas responsáveis pela postura. Os exercícios de agachar, que também são básicos no nosso dia a dia, como sentar em uma cadeira, abaixar para pegar um item no chão, enfim, esses movimentos precisam ser treinados”. Acrescenta Signoretti que conta com mais de 20 mil alunos através do seu aplicativo Personal On-line. A plataforma é gerida por inteligência artificial. Nela os alunos possuem um treino e atendimento personalizado montados por Caio.
Fazer sempre a mesma ficha funciona?
No entanto, para que o resultado seja efetivo, o praticante precisa estar sempre atento a alguns pontos durante os treinos. O primeiro deles, segundo o treinador, é que essa musculação deve sempre superar a capacidade do treino anterior para promover resultados. Além disso, ela precisa ser variada. “Não adianta fazer sempre os mesmos exercícios, sempre com a mesma carga e a mesma sequência. Para evitar que seu corpo estacione é necessário o estímulo, pelo menos a cada mês, de forma diferente. Isso pode ser feito, por exemplo, aumentando a carga, a quantidade e até mesmo a ordem desses exercícios. Tudo isso são atitudes necessários para tirar o corpo da zona de conforto”, ressalta o profissional.
Para finalizar, Caio explica que existem diversos tipos de exercícios físicos, mas os que realmente promovem melhorias na saúde e no resultado estético é o treinamento de força. Ou seja, os exercícios que se faz de maneira repetitiva, com intensidade, e de preferência acompanhado por um profissional, que vai planejar todo o treinamento com adaptações e mudanças necessárias para estimular o corpo.”
Sobre minha experiência com treino de força
Eu faço musculação contínua com acompanhamento há 13 anos, aproximadamente. Nos últimos 2 anos entrei no climatério e meu corpo mudou drasticamente. Perdi massa magra de repente, mesmo com uma rotina estabelecida e a presença do personal. Busquei outros profissionais e hoje já estou ganhando massa novamente. É impressionante como o corpo agradece esse cuidado diário. Tenho mais força, disposição e melhor desempenho nas minhas atividades do dia a dia. Portanto, defendo sempre o treino de musculação e friso bastante a necessidade de ter o acompanhamento para evitar lesões e dores que nos façam fugir da academia.
Sobre Caio Signoretti
Caio é personal trainer desde 2011, formado em Educação Física pela Unis (Centro Universitário do Sul de Minas). Se especializou em Gestão Estratégica e Inteligência em Negócios (2013), e também em Musculação e Personal Trainer (2017). Desde 2017, Caio ajuda os seus alunos a terem um ano de resultados em apensas três meses por meio do seu programa de treinos on-line, o Personal Online, que atualmente conta com mais de 20 mil alunos em mais de 30 países diferentes.
Siga: @caionsignoretti
Pauta enviada por Broto Comunicação.
Imagem da capa Imagem de zinkevych no Freepik