Hoje trago dicas de maquiagem com batom metalizado para vocês se inspirarem nas makes do fim de semana, que se aproxima.

História rápida do batom

Com certeza, o batom é um dos cosméticos decorativos mais vendidos no mundo. As indústrias de beleza não cessam suas pesquisas na área tecnológica para trazer às usuárias de batom novas cores e texturas a cada estação. Renovando, dessa forma, um queridinho das mulheres que é usado na ornamentação da imagem feminina desde a época do Antigo Egito.

Naquele tempo as mulheres tinham costume de usar pedras preciosas sobre lábios e ao redor dos olhos para realçar e valorizar sua beleza. O batom em forma de bastão que conhecemos hoje foi criado pelo perfumista Rhocopis na França por volta do século XVIII.

Dicas de maquiagem com batom metalizado, por Alessandra Faria

O Batom e sua formulação

A formulação básica de um batom é composta de ceras (carnaúba, abelha, candelillas), pigmentos, óleos (lanolina, óleo de oliva, de soja, gordura de porco, entre outros) e alguns levam aromas para disfarçar o cheiro e gosto característicos das ceras e óleos (detesto perfume em cosméticos). Como hoje a procura por produtos multifuncionais cresce a cada dia, as formulações apresentam diferenças de acordo com a adição de princípios ativos. Esses princípios podem ser, por exemplo, com intuito de tratar a mucosa como o retinol, o ácido hialurônico. Podem haver princípios com alto poder de hidratação ou poder de “aumentar” os lábios.

dicas_de_maquiagem_com_batom_metálico2

Batom metalizado para o inverno

Dentro dessa formulação a tecnologia cosmética do batom se renova nas formulações, cores e pigmentos e o batom metalizado é uma delas. Essa tendência vai e volta no movimento cíclico da moda. Mas, o batom metalizado tem uma característica que é fundamental no momento: ele geralmente é mais seco. Sim, sua textura tende a ser mais sequinha, o que é muito bom nesse momento de uso constante de máscara.

Dicas de maquiagem com batom metalizado, por Alessandra Faria

Mesmo as formulações mais hidratantes ou cremosa, sua cobertura tende a ser mais seca. Tanto em cores escuras típicas do inverno como marrom e vinho ou em cores nude, o batom metalizado já ganhou as passarelas, as redes sociais e o street style, deixando os lábios ousados.

Dicas de maquiagem com batom metalizado, por Alessandra Faria

Batom metalizado – ar futurista

O batom metalizado deixa os lábios com volume e chama toda atenção para a boca. Portanto fica muito bem usado quando da make boca tudo olho nada. Mas, nada impede de ousar no boca tudo, olho tudo (adoro). Seu brilho pode ser frio se prateado ou quente, em tons de dourados. Fica bem em qualquer tom de pele e combina com dias frios e eventos noturnos. Se o brilho for mais discreto, pode usar dia também. Além disso, os batons metálicos são perfeitos para se fazer o ombré lips, uma outra tendência de beleza que está em alta. Outra tendência do momento são as cores ousadas como azul e o efeito tridimensional, deixando o visual totalmente futurista.

dicas_de_maquiagem_com_batom_metálico
dicas_de_maquiagem_com_batom_metálizado2
dicas_de_maquiagem_com_batom_metálizado3

Fotos: Reprodução. Veja mais no meu perfil do Pinterest.

Post republicado.

Meu ebook de automaquiagem e maquiagem profissional já está à venda.

https://sun.eduzz.com/1503980