Preparar um cantinho zen para relaxar e/ou meditar pode ser uma forma de manter sua saúde mental nesse momento.
Um dos grandes legados da pandemia de Covid19 que estamos vivendo é a importância de se cuidar da saúde física e mental. Nunca precisamos tanto das duas, como agora. Por isso, trouxe dicas para vocês de como montar um cantinho zen em casa para reequilibrar as energias. Pois, o aparecimento dos males também tem a ver com a vibração que emitimos.
Para que serve a meditação
A meditação é uma prática milenar com raízes orientais. Ela ajuda a desenvolver habilidades como concentração, tranquilidade e foco no presente. A meditação traz alívio imediato para o estresse e a ansiedade. Mas, a longo prazo ela modifica a amaneira como vemos e lidamos com o mundo. Dessa forma, desperta o que há de melhor na nossa personalidade e no nosso eu interior. Ela ainda promove:
- melhora na atenção;
- diminuição de emoções e pensamentos negativos;
- redução do estresse;
- autoconhecimento;
- motivação;
- sensação de prazer;
- redução da ansiedade;
- diminuição da insônia;
- melhora da autoestima;
- redução da pressão arterial;
- fortalecimento da imunidade;
- melhora do humor;
- aumento da criatividade. (fonte)
A meditação exige um relaxamento da mente. Uma forma diferente de se lidar com os pensamentos e emoções. Claro, que não é no primeiro dia que se consegue tais resultados. É preciso praticar diariamente e ir aprendendo aos poucos. Pode-se praticar a meditação sozinho ou a meditação guiada. Para isso, existem vídeos, atendimentos online e até apps para ajudar. (fonte)
Onde montar o cantinho zen
Bem, eu não entendo muito de meditação. Pois, ainda não pratico. Pretendo começar agora, junto com vocês. hehehe Para começar, vamos escolher o espaço. O cantinho pode ser feito em qualquer lugar da casa: varanda, sala, quarto. Desde que seja um lugar sossegado, que receba muita luz natural.
Explore os sentidos
Para montar seu cantinho zen use elementos que explorem os sentidos. Prepare aromas através de incenso, aromatizadores ou difusores elétricos. Use essências calmantes como lavanda ou camomila. Escolha uma playlist com músicas e sons tranquilos. Inclusive de natureza como águas e pássaros. Utilize elementos naturais no seu cantinho como plantas, madeiras, pedras. Use luz natural. Todavia, pode-se utilizar velas também, trazendo o fogo e até aromas ao ambiente. Lembre-se que esse espaço deve ter cores neutras ou terrosas para não excitar a mente.
Decorando seu cantinho
A decoração do canto de meditação deve conter elementos orientais. Tais como: buda, cortinas, almofadas, incenso, plantas. Quem sabe até uma mini fonte de água. Todavia, não precisa de muita coisa. Pode ser um espaço minimalista, com um toque de charme que se integre à decoração existente. Afinal, o importante é a meditação em si. Concordam?
Cuidando da postura
A postura para meditar é fundamental. Utilize almofadas ou tapete próprio para ficar confortável. Conserte a postura, alinhando a coluna e comece sua meditação.
Faça sua meditação sempre no mesmo horário e crie um ritual específico para a mesma.
Na minha pesquisa pela internet, encontrei muitos artigos interessantes. Se você pretende seguir a técnica da meditação, vale ler esse artigo aqui.
Se você pratica a meditação e tem informações relevantes para agregar a esse post, divida conosco nos comentários.
Fotos: reprodução.