O almoço de páscoa está chegando. Em tempos de pandemia será que haverá clima para tal? Mais que nunca temos que celebrar o fato de estarmos juntos à nossa família, com saúde. Pois, no momento são muitas pessoas que estão passando por dificuldades sejam de saúde, sejam financeiras. Claro que esse ano a celebração terá outro tom. Sem convidados, sem a presença dos familiares mais próximos ou amigos e sem aquela alegria da época. Por outro lado, será uma celebração com muita reflexão. Na verdade, é um verdadeiro momento de morte e renascimento. Pois, após a passagem arrebatadora do vírus o mundo não será mais o mesmo.

E o chocolate na páscoa, como fica?

Com o isolamento social e o fechamento do comércio, a maior dificuldade dos produtos e vendedores do ovos de páscoa é fazer o produto chegar ao consumidor. A solução foi partir para o e-commerce e o delivery. É importante ressaltar que também existe a produção de ovos artesanais e é fundamental darmos preferência a esses pequenos produtores. Todavia, com chocolate ou sem, o que devemos reforçar é o espírito de união e renascimento que a Páscoa traz.

Almoço de páscoa tem bacalhau

Para quem tem o privilégio de fazer o almoço de páscoa em tempos de pandemia com os pratos típicos, trouxe uma sugestão de entrada, prato principal e sobremesa que recebi da nutricionista Adriana Stavro, formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, Pós-graduada em Doenças Crônicas não Transmissíveis pelo Hospital Albert Einstein. Pós graduanda em Nutrição Clinica Funcional pela VP consultoria, pós graduanda em Fitoterapia pela Course4U.

Receita low carb para Páscoa

Vale ressaltar que as receitas a seguir são adequadas para quem faz dieta low carb, basta não exagerar na batata. Para calcular a quantidade de carboidratos ingeridos no dia a dia eu uso o app FatSecret e fico entre 40 a 80 gr diários. Em tempos de pandemia, minha endocrinologista liberou até 140 gr, desde que sejam carboidratos “limpos”.

Almoço de páscoa low carb em tempos de pandemia por Alessandra Faria

Salada verde para entrada

A ingestão de qualquer tipo de açúcar é totalmente restrita na dieta low carb, portanto, você pode trocar o molho por um de sua preferência que não leve o mel.

Ingredientes:
Molho
• 6 colheres (sopa) de azeite
• 3 colheres (sopa) de vinagre
• 2 colheres (sopa) de mostarda
• 2 colheres (sopa) de mel
• Sal e pimenta do reino a gosto

Almoço low carb de páscoa em tempos de pandemia por Alessandra Faria

Prato principal – Bacalhau ao forno

Bacalhau ao forno – Antes de passar essa receita, lembro que tem uma outra receita fantástica de bacalhau ao azeite aqui no blog.

Ingredientes:
• 1 kg de Lombo de Bacalhau dessalgado
• 500g de batatas médias, sem casca e cortadas em rodelas finas
• 3 cebolas, cortadas em rodelas finas
• 1 pimentão vermelho, sem o miolo, cortado em rodelas finas
• 1 pimentão amarelo, sem o miolo, cortado em rodelas finas
• 3 ovos cozidos e cortados em rodelas finas
• 500ml de azeite de oliva extra virgem
• Pimenta do reino à gosto
• Azeitonas pretas para decorar
• Salsinha cortada bem miúda, para decorar

Modo de Preparo:

• Em uma panela grande, acomode os lombos de bacalhau e acrescente água filtrada, aproximadamente até as postas serem cobertas pelo meio, deixe cozinhar por cerca de 20-30 minutos. É importante verificar com frequência se a água não está seca, para evitar que o bacalhau grude no fundo da panela. Caso seja necessário, vá acrescentando água quente até o bacalhau cozinhar. O tempo de cozimento dependerá da altura da posta do peixe. Para saber o ponto exato em que o fogo deve ser desligado, é só espetar um garfo nas postas e verificar se o peixe está cozido, mas sem desmanchar. As postas devem ficar inteiras e pré-cozidas, pois o bacalhau será levado ao forno para finalizar o cozimento.

• Cozinhe também as batatas cortadas em rodelas finas, até ficarem “al dente”.

• Em outra panela, coloque um pouco de azeite e frite as cebolas e os pimentões, até que fiquem dourados, tempere com pimenta do reino à gosto.

• É importante o précozimento das batatas e dourar as cebolas e pimentões para evitar que no forno acumulem água.

• Em uma refratária oval e alta monte em camadas. A primeira camada faça com as batatas cozidas e metade da cebola e pimentões. Acomode o bacalhau e regue com azeite. Acrescente o restante das cebolas e pimentões, mais uma camada de bacalhau, os ovos cozidos e as azeitonas pretas, regando com mais um pouco de azeite. Leve a travessa ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos em média. O importante é que o azeite e todos os ingredientes da receita devam estar fervendo. Assim que retirar do forno, salpique a salsinha e sirva em seguida.

Acompanhamentos
Batata palha e Arroz branco, para dietas não restritivas. Para low carb, evite acompanhamentos, uma vez que o bacalhau já leva as batatas.

Almoço de páscoa em tempos de pandemia por Alessandra Faria

Sobremesa – Pudim de Chocolate Funcional

Ingredientes:
• 1 copo de leite de castanha de caju ou amêndoas
• 1/2 xícara de biomassa de banana verde amolecida
• 1 colher de sopa de cacau em pó
• 1 colher de sopa de mel
• 1 banana madura
• 1 colher de sopa de farinha de chia
• 1 colher de chá de canela

Modo de preparo:
Leve ao fogo o leite, a biomassa, o cacau, a canela e o mel. Mexa sempre depois que ferver para engrossar. Quando tiver engrossado, dilua a farinha a chia com duas colheres de sopa de água e despeje na panela e mexa rápido para dissolver bem. Amasse a banana e coloque na panela. Desligue o fogo, leve a mistura para o liquidificador bata até formar um creme homogêneo. Leve à geladeira por + ou – 3 horas. No final, pode colocar coco ralado por cima para decorar (opcional).

Para a biomassa de banana

Lave as bananas sem retirar a casca ou os talos e certifique-se de que elas estão bem fechadas, sem falhas na casca. Coloque água em uma panela de pressão suficiente para cobrir as bananas e deixe ferver. Assim que ferver, coloque a fruta e tampe até conseguir a pressão. Depois que a panela estiver com pressão, abaixe o fogo e deixe por mais 10 minutos. Deixe que a pressão saia naturalmente. Sem deixar as bananas esfriarem, retire-as da água e tire as cascas rapidamente. É importante fazer isso enquanto elas ainda estão quentes, pois, caso esfriem, elas endurecem. Utilize um processador ou liquidificador para batê-las até formar uma pasta. Caso seja necessário, coloque água utilizada no cozimento para deixa-las mais macia. Caso não queira utilizar imediatamente, ela pode ser congelada em potinhos.

A biomassa de banana traz muitos benefícios para a saúde e já falei sobre ela nesse artigo aqui.

Parte da pauta enviada por Ana Lima Comunicação – Assessoria de Imprensa.

Fotos: reprodução.