Você sabe como fazer pipoca doce em casa? Imagine aquela pipoca viciante de cinema? Só de sentir o cheiro de longe, a boca enche d’água, não é mesmo?

Pois bem, dá para fazer essa pipoca doce em casa, aproveitando as férias. Tem mais, é uma ótima opção de entretenimento para as crianças nesses dias de chuva intensa. Claro que é necessário o acompanhamento de um adulto. Isso porque o caramelo pode causar queimaduras.

Chuvas intensas assolam nosso estado

Antes de entrar no tema do post, vamos falar um pouquinho dessa chuva para ficar registrado na história. Chove em Minas Gerais desde o dia 24/12/2021, sem parar. São chuvas intensas e o volume de água já superou o previsto para todo mês de janeiro. Cidades inteiras debaixo d’água, outras totalmente isoladas, quedas de encostas e pontes dentro das cidades e também nas estradas. Muros caindo, pessoas desabrigadas. Realmente muito triste. O clima mudou muito nos últimos tempos. É a natureza devolvendo aquilo que estamos dando para ela. Infelizmente.

Como fazer pipoca doce em casa

Voltemos ao foco. Com essa chuva e as crianças em férias, fica bem complicado. Haja criatividade para deixá-las entretidas. Fazer receitinhas que podem envolver as crianças é uma ótima ideia. Inclusive, dá para trabalhar a matemática, a segurança doméstica, educação financeira, dicas de alimentação saudável, trabalho em equipe. Vários temas.

Como fazer pipoca doce em casa por Alessandra Faria

Pipoca doce com Nutela

A primeira receita é da própria Juju, minha caçula. Ela mesma fez no micro-ondas uma pipoca doce de Nutella. Colocou em uma vasilha de vidro pequena: 3 colheres de sopa de milho, 1colher de Nutella. Levou direto ao micro-ondas sem tampar, nem nada. Vocês não imaginam como ficou a cozinha, pessoal. Foi uma lambança só. Mas, ficou uma delícia. Portanto, a receita pode ser modificada da seguinte forma:

  • Faça sua pipoca normal, seja no micro-ondas (use tampa própria), seja na panela. Você pode fritar a pipoca tanto no óleo, quanto na manteiga ou na água (mais saudável).
  • Após a pipoca pronta, coloque uma pitadinha de sal para apurar o sabor.
  • Separe a quantidade de Nutella que deseja na sua pipoca e aqueça por 5 segundos (ou mais, vá aquecendo aos poucos) para deixar o creme de avelã um pouco mais líquido.
  • Jogue sobre a pipoca ainda quente e mexa para misturar bem.

Pipoca doce com açúcar

De todas as receitas de pipoca doce, minha preferida é a caramelizada. Fala sério, bom demais, concorda?

Pesquisei várias receitas na internet e trouxe uma bem simples para você. Nessa receita, coloca-se um pouco de água. Na minha infância eu fazia só com o óleo e açúcar mesmo. O bom de se fazer pipoca é que você pode ir fazendo vários testes até chegar na sua receita ideal. Pois, é um alimento relativamente barato.

Ingredientes
  • 4 colheres de sopa de milho para pipoca
  • Quatro colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
Modo de Preparo
  1. Misturar todos os ingredientes numa panela de fundo grosso ou na pipoqueira (ideal).
  2. Tampar e levar ao fogo médio, mexendo sempre (use luvas de proteção térmica) até começar a estourar. O ideal é uma colher grande de modo que você fique com as mãos longe da panela. Pois, diferente da pipoca comum, a pipoca doce pode trazer queimaduras devido ao caramelo.
  3. Assim que pararem os estouros, tire imediatamente a pipoca da panela para não queimar e coloque na travessa em que vai servir. (Fonte da Receita aqui)

Pipoca doce de chocolate ou leite ninho

Para acrescentar mais sabor à sua pipoca, depois que ela estiver pronta, polvilhe chocolate em pó ou leite ninho por cima e misture bem. Que delíciaaaaaa!!

Como fazer pipoca doce em casa por Alessandra Faria

Pipoca doce low carb: bônus

Bem, vocês sabem que estou passando por um processo de emagrecimento e não poderia faltar a pipoca doce sem açúcar. Mas, independente de estar em dieta ou não, o estilo de vida saudável já faz parte da minha vida. O consumo de açúcar foi drasticamente reduzido. Isso porque, sei do seu poder destruidor e inflamatório. Para essa receita, durante a pesquisa, encontrei vários disfarces do açúcar tidos como saudáveis: açúcar de coco, demerara, mascavo. Não caia em ciladas. Pois, o açúcar é mestre em disfarces.

Ingredientes

  • 50g de milho
  • 15ml de azeite ou óleo de coco
  • 15ml de água
  • 50g de adoçante culinário

Instruções

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso
  2. Mexa e deixe ferver até estourar as primeiras pipocas
  3. Tampe e espere estourar por completo (Fonte da receita aqui)

Polvilhe chocolate em pó (não é achocolatado) ou leite ninho, se quiser. Confesso que ainda não fiz essa receita, mas quero testar.

Espero que tenham gostado.

Se vocês tiverem alguma outra receita gostosa de pipoca, deixe nos comentários.

Fotos: reprodução.