Olá Queridas!

Outro dia dei aqui algumas sugestões para surpreender seu amor no dia dos namorados. Hoje trago outra inspiração: que tal fazerem juntos uma receita de naked cake? Se não for romântico, pelo menos vai ser  divertido!

naked cake como fazer

O naked cake, bolo pelado, bolo nu ou ainda, bolo desconstruído é a última tendência em bolos de casamentos, batizados, aniversários, 15 anos e bodas. Combina muito bem com cerimônias informais e semi formais (para uma cerimônia mais formal, o bolo clássico ainda é a melhor opção).

O bolo desconstruído não cobertura, o que aguça vários dos sentidos. Ver o recheio escorrendo pelas laterais do bolo me fascina. Acho o naked cake super sexy. hehehe

Além disso não gosto de nenhum tipo de cobertura de bolos. Não sei qual acho  pior: se é a de açúcar, a de manteiga ou a pasta americana. A de chocolate é a menos ruinzinha, mas deixa o bolo muito doce e enjoativo, portanto me atrai muito este bolo nu.

naked cake

naked cake o que é bolo desconstruído ou bolo nu

naked cake como fazer2

Depois de visitar várias receitas naked cake, peguei uma da Manoela Cesar do blog Colher de Chá Noivas, que parece fácil e gostosa:

MASSA

Ingredientes 

8 ovos

4 xícaras de açúcar

4 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de leite

2 colheres (bem cheias!) de manteiga

2 colheres de sopa de fermento em pó

Raspas de limão

Modo de Fazer

Bater as claras em neve (na batedeira é mais fácil). Quando atingir o ponto, adicionar as gemas e misturar. Em seguida, colocar o açúcar. Bater um pouco mais e incluir a farinha de trigo. Um segredo: separadamente, ferva o leite e jogue a manteiga ali dentro. Derrame esta mistura na massa e bata mais um pouco para misturar bem o leite na massa. Por último, acrescentar o fermento em pó e as raspas de limão.

Dispor esta massa em três assadeiras redondas (pequena, média e grande), com 30, 20 e 10 cm de diâmetro. Deixar assar por aproximadamente 20 minutos (em fogo médio, 250 graus).

RECHEIO

Ingredientes:

3 latas de leite condensado

Nozes e avelãs picadas

1/2 copo de chocolate  colheres de sopa de chocolate

Modo de Fazer:

Levar ao fogo a manteiga com o leite condensado e mexer como se fosse fazer um brigadeiro. Em seguida, colocar o chocolate, as nozes e avelãs. Apagar o fogo um pouco antes de dar aquele ponto “que solta do fundo”, para uma consistência cremosa.

MONTAGEM

Retirar as massas de dentro das assadeiras. Dividir as massas grande e média horizontalmente, faca ou utensílio próprio, dando origem a duas “bolachas” idênticas de cada tamanho. Coloque a massa na base e comece a inserir o recheio entre as camada de massa, intercalando e deixando sobrar um pouquinho, para o recheio ficar aparente nas bordas.

Para finalizar, decorar com as frutas e uma camada de chantily.

Fotos: reprodução.